Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 20/05/2014

Deputada é atacada por secretário-geral da Mesa da Câmara

Um fato inédito e inusitado na história do Congresso Nacional ocorreu nesta terça-feira, 20 de maio de 2014.

Enquanto fazia um discurso de protesto contra o encerramento abrupto de sessão solene em homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) foi atacada pelo secretário-geral da Câmara, Mozart Vianna, que se dirigiu com o dedo em riste contra a parlamentar para negar a responsabilidade da Secretaria-Geral pelo episódio que gerou a reclamação dela.

O comportamento agressivo do funcionário da Câmara é chocante até mesmo para os padrões ultramachistas do Parlamento brasileiro. Assista ao vídeo e confira.

Nunca é demais lembrar que o Brasil fica atrás de mais de CEM países no ranking da participação de mulheres no poder Legislativo nacional.

Em janeiro de 2012, estávamos situados exatamente na posição 116, MUITO ATRÁS de Ruanda (#1), Cuba (#3), África do Sul (#7), Argentina (#17), Tanzânia (#18, junto com Espanha), Uganda (#19), Afeganistão (#34), Sudão do Sul (#36), Bolívia (#37), Iraque (#38), Vietnã (#43), Quirguistão (#48), Paquistão (#52), Uzbequistão (#52), Cazaquistão (#74), Emirados Árabes Unidos (#75), Vemezuela (#77), Albânia (#82), Coreia do Norte (#83), Gabão (#88) e muitos outros. O ranking completo de 2012 está aqui: http://www.ipu.org/pdf/publications/wmnmap12_en.pdf

Afinal, o funcionário da Câmara – que, entre 2011 e 2013 foi assessor do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e consultor da ABERT, entidade que faz o lobby da Rede Globo – teria essa atitude contra um deputado homem?

É, amigo… ser mulher na política não é para qualquer uma… se isso acontece no Congresso Nacional, diante dos olhos do País, com transmissão ao vivo, imagine o que não acontece Brasil afora…

Parabéns à Alice Portugal por não aceitar o desrespeito injustificável!

E parabéns também ao sempre combativo Amauri Teixeira (PT-BA), que protestou na mesma hora contra o abuso de Mozart Vianna.

Alice Portugal foi atacada pelo secretário-geral da Mesa da Cãmara (Foto: Luis Macedo/Câmara)

Deputada Alice Portugal foi atacada pelo secretário-geral da Mesa da Câmara (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)

Assunto relacionado:

A indignação de Manuela D’Ávila diante do machismo de um deputado tucano


Responses

  1. […] tem representantes lá dentro da casa que ajudam a repercutir essa violência. Assistam e comentem! Deputada é atacada por secretário-geral da Mesa da CâmaraUm fato inédito e inusitado na história do Congresso Nacional ocorreu nesta terça-feira, 20 de […]

  2. Republicou isso em Florencio1's Blog.

  3. O episódio nada tem a ver com o sexo da deputada. Houve uma reclamação e uma réplica que poderia ter acontecido com qualquer parlamentar. Uma coisa (o suposto machismo) nada tem a ver com o episódio. O dr. Mozart provavelmente foi mal compreendido na sua ainda não esclarecida atitude.

  4. […] Nacional ocorreu nesta terça-feira, 20 de maio de 2014. Por Rogério Tomaz Jr, no blog Conexão Brasília Maranhão. Enquanto fazia um discurso de protesto contra o encerramento abrupto de sessão solene em […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: