Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 22/06/2010

Cláudio Rabeca, conheça e guarde esse nome

Cláudio Rabeca, potiguar que criou raízes em Recife

Potiguar como meus amigos Rudson, Evânio e Iano, o talentoso Cláudio Rabeca(como outro amigo, o Fernando Antunes, havia falado) fez um belo show na VII Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, no sábado (19/6), em Brasília(DF).

Com o palco do “Tablado Raiz” montado à beira do lago Paranoá, o show que começou às 18h teve um cenário gostoso e muito adequado ao som da rabeca de Cláudio e dos competentes músicos que o acompanharam com sanfona, violão e a turma da percussão. Não era um pé-de-serra como os de Quixeramobim(CE), terra natal da minha mama, mas era uma beira de lago no lugar que tem o céu mais lindo do Brasil.

O público que esteve por lá ainda pôde se deleitar com a participação especial de Siba (do saudoso Mestre Ambrósio e hoje encantando com o povo do Fuloresta – de quem já falei aqui), em quem Cláudio confessou ter se inspirado para fazer a sua arte.

Dupla rabequeira é melhor que dupla sertaneja

Cláudio gravou o excelente álbum “Luz do Baião” com nove composições próprias e, entre outras, a tão bela quanto desconhecida “Rei Bantu”, embalada no som do maracatu e imortalizada na voz de Luiz Gonzaga (letra de Zé Dantas) em 1950. A criatividade se mostrou também na arte gráfica do cd, que se assemelha a um disco de vinil numa vitrola.

Criatividade na bolachinha digital

Dentre as faixas, todas saborosíssimas aos ouvidos, cito “Josué” (de Nilton Jr. e Tiné – este também com um ótimo disco solo), em homenagem ao grande Josué de Castro, autor de obras de influência planetária, como “Geografia da Fome” e “Geopolítica da Fome”.

Deixo abaixo dois goles em vídeo do show.

E, para quem mora em Brasília, aviso logo que Cláudio Rabeca e o seu Quarteto Olinda farão novo show por aqui no dia 4 de julho, em festa a ser divulgada pela galera do Homem da Marreta Produções (http://www.homemdamarreta.com.br).

Cláudio Rabeca – A formiga e a cigarra / Cajarana

Cláudio Rabeca & Siba – Rei Bantu


Respostas

  1. Nossa, que delícia! Pena que não pude ir. abçs

  2. Caro Rogério, primeiramente quero parabenizá-lo por este maravilhoso blog. Fiquei mais entusiasmada ainda em acompanhá-lo por saber alguns detalhes da biografia do autor. rs
    Obrigada por ter me apresentado mais um rabequeiro. O Siba eu já conheço desde os tempos do Mestre Ambrósio.
    Continue utilizando este meio para divulgar cada vez mais o que é música de qualidade.
    Abs!

  3. fico muito grato, Rogério, pelos elogios, esse foi um show muito representativo para mim.
    obrigado.
    abraço.
    Cláudio Rabeca.

  4. só uma correção…
    o nome da música não é sagarana e sim:
    Cajarana!
    abraço.


Deixe um comentário

Categorias