Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 30/08/2010

Matula do Seu Valdomiro e Bom que Dói na Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, região paradisíaca a 250Km de Brasília(DF), no nordeste de Goiás, é cheia de personagens marcantes.

Em Alto Paraíso, São Jorge, Cavalcante ou em alguma outra localidade, sempre há figuras e histórias riquíssimas que alimentam e perpetuam a cultura local.

Uma dessas figuras é o Seu Valdomiro. Nascido e criado na chapada, Valdomiro é um senhor humilde, simpático, contador de causos e piadas, mas é conhecido por manter viva a tradição de um prato típico da região, a matula.

Trata-se de um feijão prepado junto com quatro tipos de carne, incluindo linguiça desfiada. É daqueles pratos que você come e pede uma rede para sossegar um pedaço.

Os detalhes estão no pequeno vídeo abaixo, com um depoimento do Seu Valdomiro, lá mesmo no seu rancho, no sopé do Morro da Baleia, na beira da estrada entre Alto Paraíso e a Vila de São Jorge.

Seu Valdomiro conta sua história e explica como se prepara a matula

Muita gente já teve o prazer de saborear a matula, mas degustá-la junto com um gole de Bom que Dói, bebida artesanal da lavra especialíssima do Seu Tonico Santos, grande personagem maranhense, que apresentarei aqui em outra ocasião, acho improvável que alguém tenha feito, além de  mim.

Encontro de culturas: Maranhão e Goiás

PS: Conheci o Bom que Dói numa festa que ajudei a organizar, na época do curso de Jornalismo na UFMA, em outubro de 2000. Foi a histórica festa “Admirável Mundo Novo”, que reuniu mais de 1.200 pessoas e teve uma barraca do saudoso boteco “Canto do Tonico”, que tinha o Bom que Dói como um dos atrativos. De lá até hoje, perdi a conta de quantos litros comprei do Seu Tonico, em seu ambulatório, no centro histórico de São Luís, ou na sua residência, à Rua dos Manacás, 23, Renascença. E não foram poucos os encontros de estudantes para os quais levei um bom estoque desta saborosa bebida.

Anúncios

Responses

  1. Jesui! e haja estômago…deve ser bom pra quem gosta! gosto não, sou fresca demais pra comer!
    Eita…ia passar uma receita ontem no “brog” vou ver se coloco amanhã! 😀

  2. Engraçado. Matula também é o nome do selo dos saudosos “Catarina MIna”.
    ô e falando em Bom que Dói… quando vem outro estoque?

    • Rapaz!! É mesmo!! Grande Catarina Mina!! Eu sabia que essa palavra era familiar… rs
      Vou pra Ilha nessa quinta e devo voltar depois do feriado (ou ficar lá até o fim da eleição), quando trarei uma mala cheia!

  3. E viva o povo brasileiro!!!!

  4. Ola, seu valdomiro. Sou vizinho da kesia e ela me falou que o senhor tem duas veraneios eu tenho uma e to querendo comprar outra. Podemos falar sobre isso?
    cris.cristina.2009@gmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: