Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 22/06/2009

Ato em defesa do diploma de jornalismo reúne mais de cem no STF

Cerca de cem pessoas, entre estudantes e profissionais, protestaram na manhã de hoje (22/6) contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derruba a obrigatoriedade do diploma específico para exercício profissional do jornalismo.

O ato ocorreu exatamente em frente à sede da corte, na Praça dos Três Poderes, e foi organizado por estudantes de diversas faculdades de Brasília, a partir de mobilização feita pelo Orkut e outras redes sociais na Internet.

Diversos integrantes da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, incluindo o presidente, Romário Schettino, estiveram presentes, apoiando a manifestação e convidando os estudantes para se envolverem nos debates e ações promovidas pela entidade a respeito da regulamentação da profissão.

Novos atos devem ocorrer em breve.

Fora Gilmar Mendes – os estudantes, revoltados com os comentários de Gilmar Mendes sobre o tema – comparando o ofício de jornalistas ao de cozinheiros e costureiros -, entoaram palavras de ordem pedindo a saída do magistrado do órgão [logo publicarei o vídeo aqui]:

– Fora Gilmar Mendes, Gilmar Mendes fora! Fora Gilmar Mendes, já chegou a sua hora!

A maioria dos presentes não sabia da existência do movimento Saia Gilmar, que vai promover, nesta quarta-feira (24/6) um ato-vigília-arraial na Praça dos Três Poderes (além de outras cidades, ler abaixo).

Clique em Leia Mais para ver as fotos do ato.

Clique nas fotos para ampliá-las.

Jonas Valente, Carla Lisboa, Rogério Tomaz Jr. e Marcos Urupá. Os três primeiros, dirigentes do SJPDF. O último, jornalista paraense.

Jonas Valente, Carla Lisboa, Rogério Tomaz Jr. e Marcos Urupá. Os três primeiros, dirigentes do SJPDF. O último, jornalista de Belém(PA).

Cerca de cem pessoas participou do ato em frente ao STF.

Cerca de cem pessoas participaram do ato em frente ao STF.

”]”]O presidente do SJPDF, Romário Schettino, sendo entrevistado por estudantes. [Foto: Rogério Tomaz Jr.]”]Gilmar Mendes sabe bem o que é cozinhar a notícia, principalmente as desfavoráveis a ele.”]Gilmar Mendes faz política no Judiciário?”]É preciso de diploma para ser juiz?”]Ato espontâneo contou com bom público


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: