Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 29/05/2013

Facebook censura Dilma Bolada por crítica a Aécio Neves

O Facebook entra para a lista de grandes empresas que adotam a censura política no Brasil.

Um post da “Dilma Bolada” – perfil satírico criado pelo estudante Jeferson Monteiro – com uma crítica ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) publicado no último sábado (25) foi apagado cerca de três horas após sua publicação, segundo o próprio administrador do perfil.

Resta saber se Aécio Neves, que fez questão de defender a blogueira cubana Yoani Sanchez por conta da perseguição que ela diz sofrer do regime cubano, também vai criticar o Facebook. O mesmo vale para a “nata” da direita que se perfilou em defesa da “liberdade de expressão” da blogueira.

A empresa de Mark Zuckerberg se junta à Gol (que censurou artigo do jornalista Rodrigo Savazoni em 2010) e a praticamente todos os grandes meios de comunicação do Brasil, que sistematicamente censuram posições contrárias às suas e ainda distorcem os pontos de vistas de quem não segue a cartilha neopaleoliberal dos demotucanos, de quem estes veículos são porta-vozes oficiosos.

A censura do Facebook foi noticiada em detalhes pela revista Fórum – que, aliás, inspirou o post apagado – e pela colunista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo. Seguem abaixo.

A informação que deve ter incomodado os tucanos (?) gestores da rede virtual no Brasil: Aécio Neves é réu num processo que apura desvio de R$ 4,3 bilhões da saúde.

http://revistaforum.com.br/blog/2013/05/facebook-censura-post-de-dilma-bolada-critico-a-aecio-neves-inspirado-em-noticia-da-forum/

29/05/2013 1:16 pm
Facebook censura post de Dilma Bolada crítico a Aécio Neves inspirado em notícia da Fórum

notícia publicada pela Fórum aponta que Aécio Neves é réu e será julgado por desvio de R$4,3 bilhões da saúde

Por Igor Carvalho

O Facebook deletou uma postagem do perfil Dilma Bolada, inspirado em uma matéria publicada pela Fórum, criticando o senador Aécio Neves (PSDB). Por conta disso, o carioca Jeferson Monteiro, que administra o perfil nas redes sociais, afirmou que está considerando a possibilidade de retirar a sátira do ar.

Fórum se solidariza e compreende a pressão sofrida por Jeferson, mas apela para que ele não desista do perfil que criou, que é um dos mais divertidos da rede.

Confira o texto postado no Dilma Bolada, questionando a censura do Facebook e cogitando a possibilidade de sair das redes sociais.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Queridos internautas e queridas internautas, venho por meio deste esclarecer um episódio que ocorreu no último sábado à noite.

Infelizmente é um assunto desagradável que de antemão peço desculpas a todos por ter que abordá-lo. Pois então, no último sábado à noite, enquanto assistia à novela, vi algumas inserções comerciais de Aécio no intervalo comercial. No twitter, recebi o link de um seguidor de uma matéria da Revista Fórum que dizia que o cidadão é RÉU de um processo por improbidade administrativa. Achei curioso e resolvi fazer um post aqui no Facebook, mas antes, como de costume, fui checar se a citada notícia havia sido veiculada em algum lugar, e encontrei no portal Fala MG e no Bahia Notícias.

Pois bem, então fiz o post por volta das 10 da noite no sábado, euzinha mantive a linha de sempre, falei que não levava desaforo pra casa e chamei Never de piadista. A reação foi imediata: o post teve mais de 1300 likes em 10 minutos e 600 compartilhamentos(números surpreendentes para um sábado à noite), as reações contrárias também foram muitas, estas inclusive me fizeram, naquele momento, não retomar ao assunto pois sempre levo em consideração a percepção de vocês. Mas para a supresa de todos, cerca de 3 horas depois, o post foi APAGADO!

Fiquei chatiadíssima com essa situação e sem entender o que havia ocorrido. No twitter, na segunda, meus seguidores pediram que eu refizesse o post e decide por refazer. Ainda na segunda, a coluna da Mônica Bergamo da Folha me procurou para saber o que havia ocorrido. Eles entraram em contato com o Facebook Brasil que disse que não comentaria o caso, o que me causa ainda mais indignação. O Facebook é uma rede social livre e tem suas próprias regras e diretrizes, por isso tomo todos os cuidados necessários para obedecê-los, e ao meu ver não houve nenhum descumprimento à sua política de privacidade. Pelo contrário, eu acho que meu post era um belíssimo caso de liberdade de expressão em nosso país que já teve tempos muito difíceis onde as pessoas eram oprimidas.

Em tempo, ultimamente tem sido complicado estar aqui com vocês, não digo nem por mim afinal competência, simpatia, conexão e beleza sempre me acompanham, mas falo pelo jovem fake golpista Jeferson Monteiro, apesar dos pesares me preocupo com cada um de vocês e com ele não tem seria diferente, tenho observado há muito que ele vem sofrendo constantes ataques de pessoas opositoras e contrárias ao meu Governo, membros do PSDB e da “Juventude” do Partido estão numa intensa e incessante perseguição a ele, todos os dias ofendendo, usando duras palavras, fazendo acusações infundadas e ameaçado de processos quando se pensa em responder à altura. É muito complicado que tenhamos pessoas com pensamentos tão limitados e conspiratórios que só pensem que as pessoas fazem as coisas por dinheiro. Dirijo-me ao Presidente deles e peço que aconselhe seus filhotes e que eles tenham um pouco mais de bom senso e educação.

Exposto tudo isso, gostaria de reafirmar: esta rede é minha, apenas minha sem vínculo com ninguém mais. É extremamente desagradável que eu tenha que parar no meio do meu expediente para escrever isso para vocês.
Também peço desculpas a todos aqueles que, independente do partido, tenham que se deparar com essas declarações. O meu compromisso é com vocês, dilmetes, independente se você é do time dos vermelhos, dos tucanos, do dudu ou dos sustentáveis. Sou a Presidenta de todos!

Diante de tudo o que foi dito, hoje vou tirar o dia para refletir e tomar a decisão se continuamos ou não juntos aqui. Por isso, vou analisar todos os pontos e hoje às 20h, eu farei uma nota oficial aqui na página para anunciar se eu, Dilma Bolada, fico ou se vou.
Enfim, tenham certeza que tomarei a melhor decisão para todos nós e peço que entendam e me apóiem independente de qual seja.

Por fim, faço um apelo ao Facebook, ao Alexandre Hohagen, que conhece nossa página, e a imprensa para que todos saibamos o que ocorreu. Vivemos num país livre e nossa maior rede social não pode nos privar o direito ao acesso à informação e a liberdade de expressão e opinião. Informo ainda que hoje, excepcionalmente, não atenderei demandas da imprensa. Espero que compreendam.

Em tempo, agradeço a Folha e a coluna pela ajuda no caso, aqui vocês podem conferir a coluna de hoje: http://bit.ly/18uhIBq
“Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras.”
Brasil, país rico é país onde é assegurado o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos.

#RainhaDaNação #InternetSemPresidenta #DilmaBoladaCensurada #VouLigarProMarkinho #CensuraEuVETO #ImaginaNaCopa #SeuRecalqueBateNaMinhaPopularidadeEVolta

Postado originalmente em http://migre.me/eMuUa.

*****

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2013/05/1286403-novos-conselheiros-do-cnj-serao-escolhidos-em-concurso-com-dezenas-de-candidatos.shtml

Censura a Dilma Bolada na Mônica Bérgamo

Censura a Dilma Bolada na Mônica Bérgamo

 

29/05/2013 – 03h01

“Dilma Bolada” é censurada no Facebook após piada sobre Aécio Neves

DILMA FRUSTRADA
Uma frase postada no sábado pelo perfil “Dilma Bolada”, sátira inspirada na presidente e que tem 335 mil seguidores no Facebook, foi apagada pela rede social três horas depois de ir ao ar. Ela fazia referência a um processo contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). “Inventar mentira contra mim é mole, querido”, dizia a piada, como se fosse escrita pela petista. “Fiquei frustrado”, afirma Jeferson Monteiro, administrador da página.

DIRETO AO PONTO
A assessoria de imprensa do Facebook, que se reserva o direito de excluir postagens que descumpririam suas regras, diz que não comenta casos específicos.

AMEAÇA
O autor de “Dilma Bolada” diz que já sofreu ameaças de ser processado por causa das sátiras. E nesta quarta divulgou nota dizendo que pode “suicidar” a página do Facebook. Em um texto na rede social, ele diz, como se fosse a presidente: “Eu acho que meu post era um belíssimo caso de liberdade de expressão em nosso país que já teve tempos muito difíceis onde as pessoas eram oprimidas”.

AMEAÇA 2
Monteiro prossegue: “Em tempo, ultimamente tem sido complicado estar aqui com vocês, não digo nem por mim [‘Dilma Bolada’] afinal competência, simpatia, conexão e beleza sempre me acompanham, mas falo pelo jovem fake golpista Jeferson Monteiro, apesar dos pesares me preocupo com cada um de vocês e com ele não tem seria diferente, tenho observado há muito que ele vem sofrendo constantes ataques de pessoas opositoras e contrárias ao meu Governo, membros do PSDB e da ‘Juventude’ do Partido estão numa intensa e incessante perseguição a ele, todos os dias ofendendo, usando duras palavras, fazendo acusações infundadas e ameaçado de processos quando se pensa em responder à altura”.

AMEAÇA 3
Em outro trecho da carta aberta, Jeferson Monteiro afirma que vai refletir para decidir se continua nas redes sociais. Leia, em “Poder”, a reação dele e a íntegra do texto.

 


Responses

  1. Na semana passada escrevi um comentário-resposta a um leitor do Correio do Brasil que se desmanchava em elogios a Joaquim Barbosa, na opinião daquele internauta e da maioria dos leitores daquela coluna o único homem probo da república, e eu argumentei que o brasileiro deve parar de acreditar em papai Noel, fadas e duendes e fazer sua parte, aprendendo a votar direito ou, simplesmente, boicotando as eleições, que já tivemos “heróis” que se mostram extremamente danosos ao país, a exemplo de Demóstenes Torres, Collor e que o próximo herói fabricado seria Aecinho. Meu comentário durou apenas um dia na coluna do jornal e foi excluído. Esperar o que de uma empresa sionista?

  2. minas e a cara do psdb muito imposto sao os mais caros do mundo os professores recebem muito mal a energia mais carra do pais um homen deste na presidencia o brasil vai si afunda em ispostos

  3. o tal do aecio si acha que infiar ater sua irman para disputar o governo de minas ate que juaquin barbosa vai levar taca em minas e no brasil


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: