Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 22/04/2013

Joaquim Barbosa como vice de Aécio Neves? Excelente!

Um dia após Joaquim Barbosa ser a estrela de um evento tucano – deveria ser um evento apartidário, mas o PSDB aparelhou a solenidade e a transformou num palanque a favor de Aécio Neves* – em Minas Gerais, as redes sociais na Internet são inundadas com propagandas (com as cores amarelo e azul em destaque) “lançando” o ministro do STF à presidência da República em 2014.

Joaquim Barbosa para presidente? Ou seria vice de Aécio?

Joaquim Barbosa para presidente? Ou seria vice de Aécio?

A tática dos tucanos é outra. E é tão óbvia quanto inócua. Mais uma prova do descolamento do PSDB da realidade concreta da política brasileira.

Na verdade, o PSDB quer vincular a imagem de Joaquim Barbosa – “o juiz que condenou a turma do Lula” – ao nome de Aécio Neves, a autoproclamada “melhor alternativa da era pós-Lula”.

Se não vingar a improvável chapa com o pernambucano Eduardo Campos (PSB), quem sabe convencer Barbosa a ser o vice do senador mineiro-que-mora-no-Rio-de-Janeiro.

O esforço que o partido de FHC, Alckmin e Serra empreende para “cooptar” Joaquim Barbosa, porém, é mais furada do que peneira.

Em primeiro lugar, porque dialoga basicamente com os 5% do eleitorado que odeia o PT de qualquer jeito e jamais votaria nesta sigla. É essa parcela da sociedade brasileira que, de fato, acompanha o julgamento do “mensalão” e deseja mais do que tudo na vida a condenação dos petistas. Além destes 5% e tirando os 30% da população que vota fielmente no PT, pouca gente sabe quem é Joaquim Barbosa ou se importa com as decisões do STF. Ou seja, o PSDB está fazendo um movimento na direção de quem JÁ ESTÁ CONVENCIDO em não votar no PT.

Em segundo lugar, porque, no mundo jurídico-midiático, Barbosa pode até estar “protegido” da exposição – para o grande público – de suas incoerências e defeitos. De fato, enquanto ministro do STF e algoz do PT, ele possuirá sempre uma redoma a protegê-lo de questionamentos mais amplos. “Ele é só um juiz”, é a lógica que prevalece no imaginário popular.

Se vier a abandonar a carreira de magistrado, terá que entrar, necessariamente, na luta renhida no campo minado da política. Suas contradições e seus arroubos autoritários serão amplamente expostos, pois características e posicionamentos pessoais são elementos fortemente presentes no debate político – basta ver a guerra de palavras que é feita pela grande mídia a partir de qualquer ator político relevante.

Barbosa teria que explicar, por exemplo, porque desmembrou o julgamento do “mensalão” do PSDB, garantindo o direito básico do duplo grau de jurisdição aos réus, e não adotou o mesmo critério em relação ao similar petista.

Além disso, e em terceiro lugar, tenho muita curiosidade de ver a reação da população fiel a Lula ao saber que o vice de Aécio Neves foi o condutor principal de um julgamento de exceção que condenou com base e evidências e suposições alguns dos principais aliados do presidente mais popular da história.

Sem falar que Barbosa – independentemente do seu mérito, que certamente é enorme – deve a Lula a nomeação para o STF. Poderia o ministro do Supremo vir a ser enxergado como um traidor pelas pessoas comuns, que não acompanham de perto o cotidiano político? A ver…

Por isso eu digo: vem Barbosa, vem! Venha para a política para você ver com quantas contradições se forma um líder nacional.

Vai com tudo, PSDB! Quem sabe com Barbosa de vice o Aécio passa dos 15% de intenção de votos.

*Mesmo tendo sido governador de Minas por oito anos e tendo feito o sucessor, nem em seu reduto eleitoral (já que sua residência é a zona sul carioca) Aécio Neves não consegue aparecer à frente de Dilma Rousseff em pesquisas de intenção de voto para 2014. Se a eleição fosse hoje, segundo colunista do jornal O Tempo, a presidenta teria 44% dos votos e Aécio apenas 40%.


Responses

  1. O PSDB não vai coloca-lo de vice. Isso seria cagada! Eles só querem ser vistos do lado do herói que o Barbosa se tornou pra classe média burguesa.

  2. A manobra deixa Barbosa numa situação delicada. Se o PSDB acha que posar ao lado de Barbosa passa por osmose alguma credibilidade, equivocam-se. Estão matando o mito do “paladino da justiça”, pois se agora, depois de um julgamento teatral questionável, político, anti-petista, e de empurrar com a barriga o julgamento do mensalão tucano, Barbosa fizer algum movimento em direção ao PSDB, parecerá o juiz que apita uma final de campeonato, marca pênalti duvidoso que garante a vitória de um time, e em seguida aceita cargo na diretoria da agremiação. Os tucanos estão fazendo cair sobre Barbosa o manto da suspeição de todos os atos anti-petistas que fez até aqui pelo uso do seu cargo.

  3. Não HA A MENOR POSSIBILIDADE do Ministro joaquim Barbosa ser o Vice do Aecio Neves do PSDB. O PSDB está querendo APENAS PEGAR CARONA na BOA FASE DO MINISTRO. O ministro Joaquim Barbosa, FOI INDICADO PELO LULA do PT, e chegou ao seu apogeu quando julgou o mensalão do congresso, que foi investigado pela CPI que os deputados e senadores do PT, assinaram para que ela existisse; enquanto que o senador Aecio Neves, É DO PSDB, um partido que NÃO DEIXA ABRIR CPIs. O PSDB sempre teve dificuldades para encontrar seus vices, e agora está ainda mais dificil, visto que aliados historicos estão abandonando-o. O PSDB está buscando sangue novo para ser vice do Aecio e fugir da chapa puro sangue, com um vice do PSDB, ou da mesmice de vices do DEMO, e a chance para o PSDB conseguir isso, é tentar atrair o PRB, para arrumar um vice de lá. Então nesse momento é mais facil dizer que: O Vice do Aecio Neves vai ser o Popó, do que dizer que o vice é o ministro. Se o PRB aceitar, é praticamente certo que o vice do Aecio Neves é o Popó.

  4. […] Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão: […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: