Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 05/04/2013

Essa é para você que defende a polícia e a pena de morte no Brasil

Em Ceilândia, periferia do Distrito Federal, PMs assassinaram “por engano” um trabalhador e estudante universitário, na noite de quarta (3).

No Brasil inteiro, lamentam porque os jogadores argentinos “apanharam pouco” da Polícia Militar de Minas Gerais, ao final do jogo entre Atlético Mineiro e Arsenal*.

Assim como no Brasil inteiro não falta quem defenda com veemência a pena de morte e até faça campanha por ela – sem saber (a estupidez, via de regra, é fruto da desinformação) que a Carta Magna de 1988 veda a pena capital em artigo que é cláusula pétrea.

E ainda mais numerosos são os que aprovam (em muitos casos, pedem) a violência como diretriz maior da conduta policial e solução para a criminalidade e a “desordem”.

A ideologia policial no Brasil é indiscutivelmente genocida e fascista. Genocida contra os pobres, já que não há nenhuma restrição às violações de direitos básicos de pessoas, famílias e comunidades inteiras quando estas são pobres. Bate primeiro, pergunta depois.

Polícia mata

E fascista porque, herdada da mentalidade militar**, adestra – esse é o termo – os agentes policiais para considerarem inimigo qualquer pessoa que seja suspeita ou que represente um obstáculo ou um simples incômodo à sua ação. E para inimigo, como se sabe, é mais do que legítima a ação de “neutralizá-lo”, eufemismo para dizer que os policiais têm carta branca para matar, se julgarem necessário.

E é justamente nesse ponto – o julgamento por parte do policial – que reside o perigo maior para uma sociedade que se pretende democrática. Concretamente, essa autorização tácita para matar resulta na morte de milhares de inocentes todos os anos. E não me refiro aos “acidentes” causados por balas perdidas. Falo das execuções sumárias, arbitrárias e completamente irresponsáveis, além de, obviamente, ilegais, cometidas por policiais que merecem a alcunha de bandidos de farda.

No caso de Ceilândia, o carro de três estudantes universitários – uma mulher dirigindo e dois homens de carona – foi “confundido” com o de sequestradores que estariam cometendo crimes na região. Os policiais avistaram o carro, atravessaram o canteiro central da rodovia, emparelharam com o veículo e dispararam na direção da motorista, que teve ferimentos leves, mas a bala atravessou a cabeça de José Chaves Pereira Alves, que estava no banco dianteiro do carona.

José Alves morreu. Karla Pamplona, a motorista, sobreviveu por pouco.

José Alves morreu. Karla Pamplona, a motorista, sobreviveu por pouco.

27 anos, pai de duas crianças (2 e 6 anos), esposa grávida de 8 meses, trabalhador e estudante universitário, José Alves não foi vítima apenas do bandido fardado – um sargento – que disparou contra o Fiat Uno. O jovem foi vítima também de uma sociedade que chancela a truculência da polícia, sobretudo e especialmente se for contra bandido – mesmo que nem sempre se tenha certeza se o suspeito é bandido.

Uma das coisas que mais me deixa triste e indignado em relação à nossa sociedade brasileira é essa crença patológica na violência como remédio para quase tudo, quando, na verdade, ela não resolve nada e ajuda a agravar muitos problemas graves.

Você que defende a pena de morte tem o sangue de José Alves e de todas as pessoas inocentes que são executadas diariamente pelas polícias do Brasil. Durma com isso na consciência, se puder.

Vícios e contradições policiais

– O corregedor-adjunto (em tese, função que deveria servir para aperfeiçoar – a partir das críticas e punições de más condutas – a instituição) da Polícia Militar do DF conseguiu dizer um absurdo para explicar o crime de seus subordinados: “Ainda é cedo para dizer se houve falha. A intenção era apenas atirar no pneu do carro para parar”. Ou seja, o corporativismo exacerbado não poupa nem quem deveria contribuir para a eliminação das atrocidades policiais.

– Segundo o passageiro-testemunha-do-crime que estava no banco traseiro, em entrevista ao Correio Braziliense (matéria apenas na edição impressa), o policial que atirou contra o veículo, ao ver o que havia feito, desesperou-se. Com as mãos na cabeça, dizia: “O que foi que eu fiz?!”… apesar disso, ele não está preso. Foi apenas afastado do trabalho nas ruas e vai ficar no trabalho administrativo.

– É óbvio e notório que há policiais competentes e respeitadores da lei e dos direitos fundamentais das pessoas e da coletividade. E eles são numerosos. Talvez sejam até maioria. Mas a questão não é essa. Uma corporação policial se orienta por determinadas normas e padrões, baseados em doutrinas coerentes com a visão de mundo e os interesses de quem a controla (a instituição), de modo que o “espírito de corpo” acaba prevalecendo sobre condutas individuais que sejam dissonantes da hegemonia. Em casos de ameaça à dominação, os indivíduos dissonantes são isolados ou expurgados.

– Por escrever um texto como esse e cobrar o respeito aos direitos humanos, certamente serei chamado de “defensor de bandidos”. Nada de surpreender, diante do nível de inteligência de gente que acredita de verdade que violência resolve algum problema.

*Os vídeos mostram que a primeira agressão partiu de um policial contra um dos jogadores, que estavam errados ao abordar o árbitro ao final do jogo, mas nada – ABSOLUTAMENTE NADA – justifica a violência policial.

**Artigo muito bom sobre isso é o do Tulio Vianna na revista Fórum, “Desmilitarizar e unificar a polícia”:

http://revistaforum.com.br/blog/2013/01/desmilitarizar-e-unificar-a-policia/


Responses

  1. isso mesmo desmilitarizar a policia, dar a ela o direito de greve, de se sindicalizar e reivindicar seus direitos, trabalhistas,, só pra começar…….. quero ver se tem coragem…

    • Total acordo! Inclusive em relação ao direito de greve

    • Amigo nao ta feliz com oq o governo oferece ao policial???? Vai fazer outra coisa!!! O fato de nao concordar nao te da o direito que fazer corpo mole!!!! Greve é para vagabundo desordeiro!!!! Vai estudar se vira!!!!!! A mesma desculpa de professor que ganha pouco… Honre o seu em

  2. procuro não generalizar essas ações, pq então eu seria obrigado a dizer q todas as ONG são má comunadas com o poder paralelo, q os juízes magistrados agem em parceria com o crime, q os advogados são má comunados com o crime organizado. penso o seguinte: cada profissão tem sua cota de mau profissional, e a policia não é diferente, porém, é uma profissão q ninguém aceita q ela cometa erros, pois alguns deles podem ser fatais.não quero também justificar os erros cometidos por alguns desses profissionais. só quem analisa a fundo ou trabalha nessa area sabe o q é agir sob uma situação de crise com um perigo iminente atrelado à um alto nível de stress e adrenalina. o Brasil quer ser um país de 1º mundo mas o seu povo ainda não aprendeu a ter educação e respeito.aqui cada um fala o q pensa e sem conhecimento de casusa julga e dá a sentença.

  3. E tudo começou com o genocídio bandeirante. Isso e a escravidão moldaram a cabeça da “elite” brasileira.

    • Genocidio???? Bandeirante???? Vtnc seu metido a esperto!!!!! Por conta de fdp otario igual a vc estamos nessa merda….

  4. Olá!
    Fiquei bastante satisfeita com a matérias.
    O pensamento da pena capital é limitada ao uso de injeções letais ou cadeiras elétricas, que são as piores formas, pensamento errado, pois morrer por engano é a pior pena de morte que existe.

  5. Seu artigo não implica em nada na questão da pena de morte, é sem nexo, pois o cumprimento da pena de morte é realizado dentro da própria prisão, hoje em dia feito com substâncias injetáveis, colocar a culpa na polícia não ajuda em nada, o problema é você falar que bandido filho da puta pode ir pra cadeia e se reabilitar e quando sai começa sua carreira de crimes, afinal no Brasil o crime compensa, bandido tem comida excelente, vacina de graça, entre muitas outras coisas. Engula sua indignação e lembre-se de que a culpa foi dos policiais que não souberam julgar o caso, afinal são humanos e também são sujeitos a cometer crimes, mas coloque uma pena de morte para quem tem a chance de matar, todos pensarão duas vezes antes de agir, policiais e bandidos.

    • Rodrigo, assino embaixo tudo o que vc escreveu,, e esse exemplo que vc deu Rogério, é totalmente descabido, não tem nada a ver com a pena de morte…

    • Rodrigo,

      Concordo com você.

      O grande problema é que nossa lei não pune os cuplados…ele tenta educá-los…eu creio que isto possa ser possível, em um futuro muito distante do que vivemos. Defendo a pena de morte como forma de educar a todos. Pegue por exemplo este garoto de 16 anos que queimou a dentista, leve-o a uma praça publica e enforque ele, usando uma corda curta….

      …centenas de pessoas passariam ao lado daquela cena horripilante…..e comentariam com quem estivesse do lado, com os parentes, com os amigos, com os vizinhos, filhos, etc…e isto iria evitar a morte de MILHARES!!!! Isto mesmo MILHARES!!! Pense nisso….

      Pense que se isto tivesse acontecido com aquele rapaz…o Champinha talvez esta dentista estivesse hoje entre nós….

      Mais sabe quem está ente nós?!

      O CHAMPINHA!!!

      E já, já ele vai ser liberado…..Pque gênio que escreveu este post não vai lá pegar ele…levar p/ casa……Que tal!?

  6. Queria saber se o redator do texto já teve uma filha violentada e assassinada ou mesmo sua mãe. Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Seu texto é de uma hipocrisia sem tamanho o Rogério Tomas Junior. A verdade é que o Brasil nem de longe é uma Noruega, ou Suécia, Países que tem índice de violência 0. O Brasil é o 2° País mais violento do mundo de acordo com levantamento das Nações Unidas e a pena de morte aqui é essencial e necessária sim.

  7. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2013/04/1269975-lamentavelmente-mais-um-menor-diz-alckmin-sobre-suspeitos-de-matar-dentista.shtml

    Link sobre o mais recente e pavoroso caso de violência gratuita.

    Para você que defende o bem estar a liberdade de indivíduos como estes da notícia relacionada. Você tem o sangue (ou melhor, as cinzas!) de pessoas como Cynthia em suas mãos. Durma com isso se puder e reze para que nunca aconteça com você ou sua família.

  8. “Uma das coisas que mais me deixa triste e indignado em relação à nossa sociedade brasileira é essa crença patológica na violência como remédio para quase tudo, quando, na verdade, ela não resolve nada e ajuda a agravar muitos problemas graves.

    Você que defende a pena de morte tem o sangue de José Alves e de todas as pessoas inocentes que são executadas diariamente pelas polícias do Brasil. Durma com isso na consciência, se puder.”

    Amigo, não coloque a culpa dos bandidos na sociedade, você é mais um cego que a imprensa consegue manipular. Pena de morte tem que existir sim e ela tem que ser aplicada em quem não pode viver pacificamente respeitando as outras pessoas. O bandido te julga te matando e qual o julgamento que ele recebe? De fato a policia tem que melhorar muito mas colocar a culpa da bandidagem na policia é no minimo idiotice! A policia está ai para tentar diminuir esse cancer e é claro que existem os corruptos mas esses não são policiais, são criminosos de farda.

    A policia comete erros assim como todos que tentam acertar, é mais facil a policia cruzar os braços e não fazer nada?

    Acho que quem protege bandido deveria levar um desses pra casa, desses que queimam as pessoas como no caso da dentista e deixar fazer a mesma coisa com as pessoas da familia, ai sim eu quero ver essa opinião mudar bem rápido.

    • Os policiais que fAzem merda tb tem q morrer!!! Agora isso nao significa que esses animais podem ficar matando e a sociedade nao tem direito que querer a morte dos marginais

  9. Sou mesmo a favor de pena de morte para traficantes, sequestradores, políticos corruptos e também para aqueles que praticam crimes bárbaros, como foi o caso da dentista queimada viva.

  10. Continuo a favor da pena de morte!

  11. Absurdo é uma pessoa ser queimada viva por ter “apenas” 30 reais na conta corrente. Enquanto isso, os vagabundos assaltando de Audi…

  12. Olha, eu concordo que policial, quando comete um erro desses tem de ser punido, mas devo dizer que o sangue em minhas mãos é menor do que o sangue nas mãos de quem é conivente com os criminosos.

  13. […] Tem muitos blogs que discutem o tema e pessoas que expressam opiniões sobre a Pena de Morte no Brasil, para saber mais clique aqui, aqui e aqui. […]

  14. Ja vi muito besteira na internet mais essa foi de mais. Primeiro o post nao tem nada a ver com a pena de morte.
    Assasinos tem que morrer, CHEGA DE IMPUNIDADE!
    Enquanto existir vermes com esse pensamento. Infelizmente nao vamos mudar nada.

  15. passou da hora pena de morte ! ja para salvar inocentes

    • também acho, os inocentes merecem esse direito.
      vamos propor uma lei que toda pessoa assine um termo dizendo que caso seja vitima de um crime, o seu autor seja executado.

  16. Que bando de Idiotas, não? Existe pior pena de morte que um filho morto por na frente de casa por um assaltante dimenor? Existe pior pena de vida que filhos e familias destroçadas por que tiveram entes queridos mortos por bandidos covardes, armados, mas, que perante a Polícia e as cameras posam de coitadinhos vítimas da sociedade?

    Pena de Morte JÁ para: Homicídio Qualificado e Latrocínio. Fim da Progressão e dos Indultos.

  17. Pega sua tristeza pela violência patológica e enfia no cú. É preferível ter eventuais mortos pela Polícia por algum erro do que termos milhares de mortos por bandidos todos os anos. São quase 50.000 homicidios por ano. É por causa de filhos da puta feito o Luiz que este país está nesta merda.

    • Isso ae!!!!!! Morte para essa raça de bandido fdp!!! E aproveita e leva junto esse bando de hipócritas!!!!

  18. OS ESTRANGEIROS FILHOS DE UMA VACA PEGAM BRASILEIROS E DÃO A PENA DE MORTE NAO SOU A FAVOR MAIS TO SO LEMBRANDO DESSE DETALHE MUITAS VEZES CONFUNDEM O NOSSO POVO COM OS TERRORISTAS DE SEUS MALDITOS PAISES

  19. E SERÁ QUE TODO MUNDO QUE REALMENTE MERECESSE IRIA MORRER? E NÃO IRIAM MORRER INOCENTES?

  20. Quero ver o fdp que escreveu esse monte de merda! Ter a Mae a mulher e a filha serem estupradas e queimadas vivas e voltar aqui e dizer a mesma coisa!!!! Direitos humanos são para humanos direitos!!!! Pena de morre já!!!!

  21. Durante esta semana um dentista foi queimado vivo por dois bandidos aqui em São José dos Campos simplesmente porque não tinha dinheiro em seu consultório.
    Queria que esse dentista fosse seu filho. Não você porque aí não estaria aqui fazendo seu lindo discurso. Queria que fosse seu filho… aí veria se você manteria esse blá blá blá.

  22. Que post tosco.. vc começa falando da pena de morte mas faz apenas uma frase.
    1. Por ser lei pétrea não quer dizer que não possa ser mudado, faça um referendo e pronto..
    2. muitos inocentes já morrem na mão de marginais, iríamos trocar matar 1 inocente por erro no lugar de 1000 inocentes mortos por criminosos
    3. Se há medo em cometer erros, hoje existem câmeras que não deixam dúvidas quanto a autoria.. aplique a pena de morte nesses casos e já teremos um bom ganho..

    Enfim, quando for fazer um artigo sobre um assunto, vá até o fundo..

  23. Caro demagogo…
    O dentista que eu havia dito que foi queimado aqui em São José dos Campos, em mais um caso absurdo, acabou de ser anunciado morto. Você tem alguma coisa agora para dizer à família dele? Envia seu discurso no cú!
    Tomara que o próximo seja você mas que não te matem. Quero que você fique vivo para contar a experiência.

  24. Vi recentemente numa reportagem,um policial militar,de elite dizendo que em São Paulo o número de homicídios caiu em comparação ao ano passado e que ele é a favor da redução da maioridade penal,não para 16 e sim para 10,ou seja,se é capaz de fazer atrocidades que pague por elas.Ele não citou a pena de morte,mas estava explicita em seu rosto o quanto gostaria que tivesse aqui no Brasil.Acho absurdo as autoridades nos tratarem apenas como números, “o ano passado foi tanto e esse foi menos”,não interessa,queremos poder sair na rua sem nos preocupar se voltaremos ou não.Pagamos um absurdo de impostos pra sustentar esses vagabundos,os presídios vivem cheios e cada vez se constrói mais,e por quê?? O povo brasileiro tem direito de escolher o que quer pra ele,faça um referendo como o das armas pra ver quantos aceitaram a pena de morte!

  25. Colega abordar um tema complicado como este é dificil,infelizmente no Brasil
    já exite a pena de morte,não legalmente mas no caso do dentista aqui em são josé dos campos,da dentista no abc em são paulo das pessoas que morrem em saidinhas de banco e muito mais pessoas pelo Brasil afora que são julgados e executados por marginais sem nenhuma chance de defesa
    Por isso sou a favor da pena de morte para esses crimes

  26. PRA QUEM NÃO CONCORDA COM A PENA DE MORTE, LEVA O MANÍACO DO PARQUE, O MANÍACO DA CANTAREIRA E O CHAMPINHA PRA MORAR NA SUAS RESPECTIVAS CASAS, JÁ QUE TODOS NÓS PAGAMOS PRA ESSAS E OUTRAS ABERRAÇÕES COMEREM E VIVEREM COMO PESSOAS COMUNS. LEMBRANDO SEMPRE QUE A PENA DAS TRÊS PESSOAS CITADAS UM DIA VENCE, E COMO SE NÃO BASTASSE NÓS SUSTENTARMOS ELES POR QUASE TRINTA ANOS, AINDA CORREMOS O RISCO DE NOS DEPARARMOS FRENTE A FRENTE COM UM DESTES PSICOPATAS..SERÁ QUE ELE TERÁ A MESMA CONSIDERAÇÃO E RESPEITO PELA SUA VIDA COMO VOCÊ TEM PELA DELE??

    AOS QUE DEFENDEM ESSES CRIMINOSOS, CABE A CUMPLICIDADE..
    PENA DE MORTE JÁ!!!

  27. dizem que se houver pena de morte no brasil,so vai morrer preto e pobre.vamos la no brasil todos os dias,morrem milhares de inocentes pela falta dela . bandidos que atentam contra nossas vidas ,ja mataram anteriormente, foram presos,e soltos em poucos dias . se tivessem mortos muitas vidas seriam poupadas. pena de morte ja para bandidos barra pesadas.

  28. não tem que ter pena de morte ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….tem que enterrar vivo

  29. Companheiro a bandidagem está tomando conta do país e quem devia criar leis severas não está nem aí.Que Deus te livre se tua residencia fosse invadida,tua esposa e mãe estrupada e queimada viva ,tu ias tratar esses demônios com carinho?Pensa bem, nos estamos a mercê do nada não temos o direito nem de se defender dentro de casa ou você ainda está dormindo ou reside na suíça e vem aqui no Brasil de vez em quando.O Brasil está entregue a um bocado de lombrosios, destruidores das famílias de bem.Se não tiver pena de morte, alguma coisa terá que ser feita individualmente por cada cidadão de bem o que não pode é acontecer o que aconteceu com a dentista ou o menino brayan.

  30. concordo que existe maus policiais,do mesmo jeito que existe maus professores,maus médicos e etc…Uma laranja podre não pode estragar o cesto inteiro.Conheço policiais e todos são trabalhadores,pais de família ou seja é preciso pensar duas vezes antes de criticar a farda.Porque não é justo que os policiai arriscam suas vidas se expondo a vários tipos de perigo pra depois um bando de estúpidos imbecis criticarem o que não sabem

  31. Vi acima muitas posições, ideias , idiotas opinando , defendendo bandidos (criminosos de farda ou não) mais qual crime é mais hediondo : Roubar , merenda escolar, roubas dinheiro da previdencia , (velhinhos e velhinhas deficientes , etc) roubar dinheiro do imposto do combustivel que seria aplicado na saúde, enfim crimes são crimes , quanto a maioridade penal , não deve existir não é 16 porque os criminosos vão usar moleques de 14 , de for de 14 vão usar os de 12 , enfim o que tem que ser feito é julgar sem se levar em conta a idade e sim o crime praticado , prisão perpétua , pena de morte e CRIMES SEM BENEFICIO , tempo de cadeia é para ser cumprido a integra, os cidadões tem que entrar com ações de responsabilidade contra os governantes , por improbidades cometidas , contra juizes que soltam presos a revelia , sem mesmo avaliação psequiatrica ou algo que o valha , soltando canalhas estupradores e todos tipos de criminosos , que os que os defendem como seres humanos , deveriam visita-los e leva-los para suas casas , com suas familias para RECUPERA-LOS , e dar-lhes uma chance , ( para matar , estuprar , decapitar seus filhos , mães , e familia) , não é vingança e sim tirar de circulação elementos que não são humanos , que não tem honra , moral , familia , nem argumento algum que os façam serem considerados gente (seres humanos) , olham pra voce para tomar o que voce tem com sacrificio , dedicação , honra honestidade , desde os politicos corruptos , ladroes , assaltantes , estupradores , todos da mesma indole , pois são só de delitos diferentes mas que matam da mesma forma, e continuam ai , graças aos que votam neste pais , dificil alguma mudança , nosso povo foi as ruas e já esqueceu , não cumpriram nada , do que foi pedido nas manifestaçãoes , mais JA ESQUECEMOS ,,,,,,,,,,,,,,, pobre BRASIL, pobre , vida dos Brasileiros, educação ainda está longe de ser alcançada , alguns são lucidos , outros ludibriados, e a grande maioria é Ma’ria vai com as outras…. tudo como dantes no quartel de abranches.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: