Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 16/03/2013

Agnelo e suas promessas vazias: 100% de banda larga no DF

Assista ao vídeo abaixo (curto, só 1’39”) e confira o governador Agnelo Queiroz (PT-DF) prometendo que o DF será a primeira unidade federativa do Brasil a ter 100% da população com acesso a Internet banda larga.

Após essa declaração, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA foi feito pelo GDF (Governo do Distrito Federal) para concretizar a promessa.

O anúncio foi feito na abertura do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em Brasília, de 17 a 19 de junho de 2011.

Confesso que eu acreditei. Que eu acreditava. Não mais.

Passados 638 dias (e 20 meses) da promessa, o governo Agnelo Queiroz é uma nulidade completa na área de políticas de comunicação.

Coisas simples, como a instalação de redes WiFi abertas em espaços públicos, que também foram prometidas (veja matéria do Estadão a respeito) e até o momento não há qualquer fio de cabelo movido para tirar isso do papel.

Enquanto isso, cidades pequenas (e pobres, em alguns casos) do Brasil e do mundo avançam na direção da Internet pública. Sem falar da Noruega e da Finlândia, que transformaram o acesso à banda larga em direito constitucional.

No GDF o cenário na alta cúpula é de absoluta miséria intelectual em relação ao tema. O governador, que mal sabe a diferença entre assessoria de imprensa e comunicação pública, ainda vive no mundo analógico e não vê nenhum problema em nomear para comandar a política pública de comunicação pessoas que até podem ser grandes profissionais de imprensa, mas que não têm a menor ideia – e, pior, nem querem ter ou colocar para sua equipe o desafio – do que é a comunicação pública.

Com mais da metade do mandato concluído e sem perspectiva de qualquer mudança em curto prazo, vemos ser desperdiçada uma experiência, sequer iniciada, com potencial de se tornar referência internacional – graças à pequena dimensão do território e da população do DF, além do elevado nível de renda e mesmo da topografia, entre outros elementos favoráveis – em matéria de promoção da “cidadania digital”.

Agnelo Queiroz, cada vez mais justificando o apelido Agnulo (Foto: Dorivan Marinho/Folhapress)

Agnelo Queiroz, cada vez mais justificando o apelido de”Agnulo” (Foto: Dorivan Marinho/Folhapress)

Nem esse, que seria o menos penoso desafio para um governo que tivesse coragem e vontade política, o governo Agnelo consegue enfrentar.

E isso acontece justamente num governo sobre o qual se depositou a esperança de expulsar de Brasília, de uma vez por todas, o espectro da política fisiologista e patrimonialista de Roriz, Arruda, Luís Estevão, Paulo Octávio e as máfias do transporte e de outros serviços essenciais à população.

Espero que você tenha muita, mas muita sorte mesmo até o final do governo, Agnelo. Pois capacidade…


Responses

  1. Felizmente está surgindo uma oposição de esquerda ao PT: a Blogosfera Progressista. Reconhecemos os avanços que o Brasil conquistou sob os governos Lula e Dilma. Mas temos consciência de que, daqui para frente, precisaremos nos mobilizar e pressionar, senão os governos petistas NÃO ANDAM.

    • Sem entrar no mérito, apenas registro que a “blogosfera progressista” não é partidária, mas é composta por blogs de militantes do PT, PCdoB, PSB, PDT, de anarquistas, de liberais de esquerda… enfim, gente de todas as matizes políticas, inclusive petistas. Os blogs que se referenciam no PSol e outros partidos e movimentos mais à esquerda se dizem “blogs de esquerda” e não aceitam o termo progressista.

  2. Discordo do Apelido de AgNulo. Antes fosse, pois não seria tão ruim no que faz.

    O que faz é um desserviço organizativo do DF, não rompendo com o Clientelismo e os SubClientelismos existentes nas cidade. Muitas vezes fortalecendo e enfraquecendo os movimentos sociais das regiões das diversas e lastimaveis formas (cooptando Rorizistas e Arrudistas)

    O Saldo Organizativo deste periodo é desolador como organização política para quem quer transformar a realidade. e tudo o que está colocado é consequência deste DesGoverno…

  3. […] As promessas de implantação de redes de banda larga sem fio com sinal aberto foram para a vala do esquecimento, como também registrei aqui no blog. […]

  4. KD A EXPANSÃO DO METRÔ EM SAMAMBAIA AGNELO! PROMESSA DE GOVERNO ATÉ HOJE NÃO CUMPRIDA, CADÊ O DINHEIRO? FOI PRO ESTÁDIO!!!! ACORDA POVO DO DF!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: