Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 16/11/2012

Os rumos do PT do Maranhão (e da oligarquia Sarney)

Reproduzo  excelente análise do jornalista e professor universitário Ed Wilson Araújo, histórico militante do PT maranhense, acerca dos rumos do partido no futuro breve.

Ed Wilson sabe bem do que fala. Militou muitos anos na antiga Articulação, atual CNB (Construindo um Novo Brasil), da qual se afastou com a guinada da corrente rumo à oligarquia. Tem bom trânsito em todos os campos do PT-MA e, por isso, está sempre muito bem informado sobre os movimentos dos vários atores que disputam o seu controle.

Vale lembrar que em 2014 estará em jogo a sobrevivência da oligarquia mais longeva do Brasil, com quase cinco décadas de mandonismo que resultaram no estado mais miserável da federação.

http://blogdoedwilson.blogspot.com.br/2012/11/o-voo-alto-de-ze-carlos-do-pt.html

SEXTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2012

O VÔO ALTO DE ZÉ CARLOS DO PT

Após o humilhante resultado na desastrada candidatura a prefeito de São Luís, o vice-governador Washington Oliveira (WO) está na iminência de perder o controle do PT para o deputado estadual Zé Carlos.

Enquanto WO perambulava mendigando votos pelas ruas de São Luís, o gabinete de Zé Carlos percorria o continente dando suporte aos candidatos a vereador e prefeito do PT e acabou devorando as bases outrora controladas por WO.

A estratégia de tomar o PT de WO foi montada pelo chefe de gabinete de Zé Carlos, jornalista Henrique Silva, candidato declarado à presidência do diretório estadual do partido.

Zé Carlos, candidato a deputado federal, quer o controle do PT

O gabinete de Zé Carlos pretende controlar o PT para alçar o vôo alto: conquistar o mandato de deputado federal, cargo também pretendido por WO.

O vice-governador já perdeu as esperanças de assumir a vaga de Roseana Sarney (PMDB) e ser efetivado no Palácio dos Leões durante nove meses. Por isso, vai tentar uma vaga de federal e disputar o PT com Zé Carlos.

A situação de WO se complica ainda mais nas bases petistas. Nos diretórios municipais espalhados no Maranhão o sentimento é de rejeição à aliança com o PMDB.

O PED EM 2013 E O GOVERNO EM 2014

Cena degradante: Washington Luís, Roseana Sarney e Monteiro, a caminho da derrota em 2013

WO entregou o PT para a oligarquia Sarney e até agora o partido não ocupou nenhuma secretaria estratégica no governo Roseana, em clara demonstração de menosprezo da oligarquia aos aliados petistas.

A decisão sobre o comando do PT vai ser tomada em novembro de 2013, no Processo de Eleições Diretas (PED), onde serão eleitos os diretórios municipais, estaduais e o comando nacional.

No PED do Maranhão instituiu-se a cultura da filiação em massa sem qualquer critério, permeado de denúncias sobre compra de votos e fraude na eleição.Mas talvez nem o dinheiro ou a fraude salvem WO em 2013.

O vice-governador está desmoralizado no governo Roseana Sarney, rejeitado no governo federal e amaldiçoado nas bases do PT pelo Maranhão inteiro.

Pelo menos três chapas vão disputar o diretório estadual: uma de Roseana, liderada por Raimundo Monteiro/WO; a outra do gabinete de Zé Carlos, encabeçada por Henrique Silva; e a terceira, da esquerda do PT, provavelmente sob o comando de Augusto Lobato.Lobato está dialogando progressivamente com os deputados estadual Bira do Pindaré e federal Domingos Dutra para unificar várias tendências em torno de um só projeto – ganhar o PT e formar aliança com a candidatura de Flavio Dino (PCdoB) para o governo estadual.

WO e seu fiel escudeiro Raimundo Monteiro pretendem novamente levar o PT à submissão desmoralizante de apoiar o candidato da oligarquia Sarney: Edison Lobão ou Luís Fernando Silva.

O gabinete de Zé Carlos por enquanto ainda não se posicionou sobre a disputa estadual, caso Henrique Silva venha a ser presidente do PT a partir de 2013.

Fato concreto é que Zé Carlos e Henrique Silva devoraram as bases de WO, mas não está garantida a vitória contra a esquerda petista com a eventual candidatura de Augusto Lobato.

A tendência das bases petistas é de aliança com Flavio Dino (PCdoB) e quem melhor representa esse posicionamento é a  esquerda petista com o nome de Augusto Lobato na cabeça da chapa ao diretório estadual.

Lobato busca a unidade da esquerda do PT para ganhar o PED

WO também tem problemas com alguns aliados do PT sarneísta, no geral controlados mediante favores, cargos e outros expedientes…

Em privado, WO refere-se a alguns companheiros da caminhada sarneísta com expressões grotescas do tipo “a cracolândia do PT”, aludindo não ao uso de drogas, mas à droga da política que o levou ao esgoto.

Para tentar sair da lama, WO fez uma visita recente à Rússia, onde visitou o mausoléu de Lênin levando nas mãos o livro clássico “Que fazer”?Do encontro entre um revolucionário morto e um morto político, Lênin revirou-se no túmulo como se quisesse dizer: “está tudo perdido”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: