Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 06/09/2012

Fraude da Nokia e Microsoft mostra do que é feito o capitalismo

Depois dos elogios da mulher mais rica do mundo – num momento de rara sinceridade e franqueza dos grandes capitalistas – aos salários de fome da África, enquanto ela criticava os “altos custos” dos trabalhadores australianos, agora foi a vez de duas das empresas mais famosas do mundo mostrarem a essência do capitalismo:

Dizer o que não faz, para fazer o que não diz.

Nesta semana, a finlandesa Nokia, em parceria com a estadunidense Microsoft, protagonizou um dos maiores micos recentes do mundo empresarial.

No primeiro vídeo promocional de lançamento do smartphone Lumia 920, um descuido grosseiro e amador escancarou a fraude da celebrada tecnologia “Pure View”, a partir de um suposto estabilizador ótico de imagens de alta performance.

O erro é tão tosco e constrangedor para duas empresas de tal porte que causa a tal “vergonha alheia” em qualquer pessoa atenta que assista ao vídeo (abaixo).

Em resumo: aos 27 segundos do vídeo é possível ver, na janela de um trailler, o reflexo de uma van com equipamento de vídeo profissional acompanhando (e filmando) a ciclista que estaria sendo filmada pelo namorado, também de bicicleta, com o Lumia 920 e o seu recurso “Pure View”.

Qual o nome disso, em bom português? PICARETAGEM pura!

A mutreta foi denunciada pelo site site “The Verge” (aqui) e virou ótimo post no blog do Carlos Alberto Teixeira (aqui), que reproduzo abaixo.

Claro que a Nokia pediu desculpas. Normal. Sair pela tangente é a única alternativa quando a máscara cai sem querer. Lembram do Rubens “eu não tenho escrúpulos” Ricupero?

O episódio me faz lembrar a música “Propaganda”, da Nação Zumbi: “como pode a propaganda ser a alma do negócio, se esse negócio que engana não tem alma?”.

Em tempo: a Microsoft produz o Windows Phone, sistema operacional do Lumia 920.

Confira o vídeo e o post.

Fraude da Nokia com o Lumia 920

Clique na imagem para ampliar

VEXAME: Vídeo da Nokia mutretado é péssimo começo para Lumia 920

Pelo que se vê, a burrice e a incompetência se distribuem de maneira razoavelmente homogênea pela face da Terra, independentemente de ser Primeiro[, Segundo] ou Terceiro Mundo. A Nokia lançou ontem em Nova York seu Lumia 920, num baita show em que foi apresentado um vídeo impressionante mostrando a tecnologia PureView, com o incrível estabilizador ótico de imagens (OIS = Optical Image Stabilizer) do smartphone.

Na primorosa peça audiovisual [ link original / link alternativo ], um rapaz aparece andando de bicicleta emparelhado com sua linda namorada também de bicicleta, ela se derretendo em sorrisinhos para seu amado, e ele filmando-a com o Lumia 920. O vídeo mostra então as imagens com o OIS desligado — tremidas e confusas — em comparação às cenas estabilizadas e nítidas do OIS ligado. Realmente fabuloso o resultado.

Só que a Nokia não contava com os tinhosos camaradas da equipe do site “The Verge” <http://bit.ly/nok_fiasco>. Eles analisaram o vídeo e repararam no óbvio. No frame 0’27”, aparece no vidro de um veículo parado o reflexo de quem está realmente filmando a beldade risonha. É um marmanjo dentro de uma van branca acompanhando a ciclista. Só que ele não está usando um Lumia 920 e sim um parrudo aparato profisisonal de vídeo.

O site não perdeu tempo e imediatamente jogou a gosma no ventilador. E o mundo caiu. Em pouco tempo, a própria porta-voz da Nokia, Heidi Lemmetyinen, retratou-se no blog oficial da empresa, desculpando-se pela estrondosa pisada na bola e apresentando um outro vídeo não mutretado — mas bem furreca e só com 16 segundos — mostrando o OIS real filmado num Lumia 920. Uma derrota. Vergonhosa derrota.

Parece que a Nokia jogou mesmo pedra na cruz. E agora está pagando por isso, sei lá. E sua parceira, Microsoft, acabou também indiretamente se machucando nesse fiasco.

Coisas da vida…

E, para terminar, o usuário Saad Salman, espirituoso, comentando o oportuno desmascaramento do vídeo mentiroso da Nokia pelo “The Verge”, apresentou-nos o deplorável PINOKIA:


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: