Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 20/08/2012

Irã bane mulheres das universidade e continua seu retrocesso rumo à Idade Média

Que os Estados Unidos são a maior ameaça terrorista do planeta, não há nenhuma dúvida.

Assim como também são os EUA os maiores devastadores do meio ambiente e os maiores violadores de direitos humanos, tanto no seu território quanto nos demais países, através de suas bases militares e prisões clandestinas.

De democrático, o Tio Sam só tem a embalagem vendida pela publicidade, que atinge – esse é o termo – todos sem distinção.

Por isso, quando um governo – seja ele qual for – se coloca na contramão da doutrina estadunidense, merece o respeito de todos aqueles que realmente têm apego à democracia.

Entretanto, no caso do Irã, “o maior inimigo da vez” dos EUA, as medidas do presidente Mahmoud Ahmadinejad só podem ser interpretadas como decisões de um fanático fundamentalista.

Da perseguição a homossexuais à pena de morte (por apedrejamento) pelo adultério, passando pela perseguição às religiões minoritárias, o governo de Ahmadinejad parece buscar o título mundial numa competição pela maior quantidade de atos que trazem de volta o espírito inquisidor da Idade Média – engendrado pela Igreja Católica, para que ninguém esqueça.

Mahmoud Ahmadinejad mirando o passado medieval (AP Photo/Mehr News, Sajjad Safari)

A mais recente medida surreal é essa abaixo, noticiada pelo jornal O Globo. Sem comentários.

http://oglobo.globo.com/mundo/ira-bane-mulheres-de-77-cursos-universitarios-5840286

20/08/2012 – 13h33

Irã bane mulheres de 77 cursos universitários

Nobel da Paz Shirin Ebadi pede investigação da ONU contra nova medida

TEERÃ – Trinta e seis universidades iranianas anunciaram que vão banir as mulheres de 77 cursos. A proibição, que foi divulgada pela primeira vez no dia 6 de agosto, entra em vigor com o começo do ano letivo no país, e provocou a ira de ativistas ao redor do mundo. A nobel de Paz iraniana Shirin Ebadi pediu uma investigação da ONU contra as novas medidas.

Entre as matérias que serão exclusivas para homens, estão química, engenharia e contabilidade, literatura inglesa e tradução para o inglês, segundo o site de notícias iraniano Rooz Online e o jornal britânico “Telegraph”. A Universidade de Teerã, por exemplo, só vai aceitar inscrições de homens para as cadeiras relacionadas a recursos naturais e matemática. A maioria dos assuntos ligados a petróleo também foi banida para as mulheres. A medida não vai afetar as alunas que já estão cursando as carreiras agora proibidas.

– Alguns campos não são muito propícios para a natureza da mulher – disse Abolfazl Hasani, uma importante autoridade de educação do Irã.

Em julho do ano passado, o presidente Mahmoud Ahmadinejad pediu o fim dos planos para segregar mulher e homens nas universidades iranianas. Segundo estimativas, as mulheres contabilizam mais de 60% dos alunos universitários do país. Clérigos do governo começaram a se preocupar com os efeitos sociais da educação superior entre as mulheres, como a queda das taxas de casamento e de filhos por família.

Em carta escrita para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a alta comissária para direitos humanos Navi Pillay, Shirin Ebadi disse que o objetivo dos aiatolás é reduzir a presença feminina a menos de 50% nas universidades iranianas, enfraquecendo o movimento feminista e sua campanha contra leis islâmicas discriminatórias.

Anúncios

Responses

  1. Rogê,
    Só pra contextualizar, essa medida foi baixada pelos aiatolás ou pelo presidente? Tem uma grande diferença aí, os grupos são inimigos políticos, a Guarda Republicana (representada pelo presidente) e o clero. Pelo que li parece que foi o clero, não o presidente

  2. É um absurdo de qualquer maneira, claro. Mas, também para contextualizar, na maioria dos países árabes que a gente nunca ouve notícias a respeito (e.g. Arábia Saudita), mulheres nem pisam fora de casa sem um homem ao lado…

  3. Nossa, adorei o post!
    Estou interessado em saber mais, logo me tornarei um leitor assíduo.
    Também gostaria de que você visitasse e seguisse o meu blog, para que eu pudesse lhe seguir de volta! http://taimelaine.wordpress.com/
    Bom trabalho!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: