Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 14/04/2012

Bienal do Livro traz a Brasília, no mesmo dia, prêmio Nobel, Juan Gelman e Cesare Battisti

Logo no primeiro dia da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, um prêmio Nobel africano, um virtuose da poesia latinoamericana e um italiano que virou símbolo da luta por Justiça no Brasil estarão presentes no espaço de 14 mil m² montado na Esplanada dos Ministérios.

 

A espera durou 62 anos. Brasília finalmente tem o seu grande evento de valorização da literatura.

De 14 a 23 de abril a Bienal reunirá escritores consagrados, autores anônimos e em início de carreira, pesquisadores, artistas, gestores e militantes da educação, da cultura e da comunicação e profissionais do mundo editorial, além de estudantes, pais e mães acompanhando os filhos ou simplesmente curiosos.

Dois nomes serão homenageados nesta edição inaugural: o escritor nigeriano Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura de 1986, e o brasileiro Ziraldo. Confira a programação completa aqui.

Wole Soyinka e Ziraldo: primeiros homenageados da Bienal de Brasília

Soyinka fará uma palestra às 21h deste sábado (14). Ziraldo receberá sua homenagem em ato solene no último dia da Bienal (23) e terá uma exposição dedicada à sua obra no Museu Nacional, durante todo o evento – o mesmo ocorrerá com o saudoso educador Paulo Freire, que será lembrado na exposição Sonhando com “Paulo Freire: a educação que queremos”, na Biblioteca Nacional.

Cesare Battisti, militante da esquerda radical italiana nos anos 1970, vivendo como escritor há duas décadas, desde 2004 no Brasil, lançará seu novo livro – “Ao pé do muro”, romance com forte dimensão autobiográfica – na Bienal também neste sábado (14), às 20h no estande 97 da ala de expositores.

Jornada hispânica – Dos vários eventos paralelos que ocorrerão durante os dez dias da Bienal, dois me “gritam” a atenção: a Jornada Literária da América Hispânica e o seminário Krisis.

Juan Gelman, considerado por muitos – este blogueiro incluso – como o maior poeta vivo da língua de Cervantes, será o convidado da primeira sessão da Jornada Literária, que terá vez às 18h deste sábado (14).

Eric e Juan: amigos de décadas se encontram em Brasília

O ciclo de palestras/debates será coordenado por Eric Nepomuceno, um dos principais tradutores da literatura espanhola no Brasil e contista de mão e cabeça cheias.

No auditório Nélson Rodrigues – aliás, ilustre torcedor do Fluminense, assim como Eric – o argentino Gelman abordará o tema “Leitura e diálogo com o público”.

No domingo (15) os convidados Mario Bellatin (México) e Héctor Abad Fanciolince (Colômbia) falarão sobre “Perdas, ganhos, esperanças”. Na segunda (16), o veterano Mempo Giardinelli e a revelação Samanta Schweblin discutirão “Duas Gerações Argentinas”. Fechando a Jornada, na terça (17), o chileno Antonio Skármeta, autor de “O carteiro e o poeta”, será o nome da vez.

Na quarta (18) terá início o seminário Krisis, com o debate “Fé, fanatismo e conflitos políticos no mundo atual”, tendo Leonardo Boff e Tariq Ali (Paquistão) como convidados e mediação do poeta Pedro Tierra, que atualmente responde mais por Hamilton Pereira, Secretário de Cultura do Distrito Federal.

No dia seguinte, Vandana Shiva (Índia), John Gray (Inglaterra) e a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, debaterão as questões ambientais a partir do mot “A idade dos limites: o mundo em busca de uma nova relação com a natureza”.

Encerrando o Krisis, na sexta-feira (20), “O fim das utopias e a ditadura do mercado” será o assunto para  John Gray, Vladimir Safatle, José Dirceu e Emir Sader, com a mediação afiada do jornalista Paulo Henrique Amorim.

A Bienal terá ainda uma mostra de cinema latinoamericano, seminário sobre literatura africana, inúmeros lançamentos de livros, programação infantil, intervenções artísticas, show musicais (Kleiton e Kledir, Nando Reis, Fernanda Takai, Oswaldo Montenegro, Capital Inicial, Chico César e Caetano Veloso), entre muitas outras atividades.

Em uma palavra: IMPERDÍVEL!

Parabéns à Secretaria de Cultura do DF. Quem dera as demais secretarias do GDF seguissem o exemplo.

Site oficial da Bienal:

http://www.bienalbrasildolivro.com.br

Durante a Bienal vou postar textos no Twitter (http://twitter.com/rogeriotomazjr) e fotos no Flickr (http://www.flickr.com/rogeriotomazjr), além de outras matérias aqui no blog.

Rogério Tomaz Jr.

Anúncios

Responses

  1. Belissima a programaçao … participe se puder …


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: