Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 13/04/2012

Poesia do Dia (24) – E Deus me fez mulher

Para homenagear a grandiosa vitória das mulheres brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), que conquistaram o direito ao aborto de fetos anencéfalos, segue uma linda poesia da nicaraguense Gioconda Belli.

Gioconda lutou pela Força Sandinista de Libertação Nacional e ajudou a derrubar, na década de 70, o ditador Anastacio Somoza. É autora de “A mulher habitada” e “O país das mulheres”, entre outros livros.

Foto: Salvador García Bardón (http://www.flickr.com/sagabardon)

E Deus me fez mulher

E Deus me fez mulher,
De cabelos longos,
Olhos,
Nariz e boca de mulher.
E rugas
E suaves funduras
E me cavou por dentro,
Fez de mim uma incubador de seres humanos.
Teceu delicadamente meus nervos
E balanceou com cuidado
O número de meus hormônios.
Compôs o meu sangue
E me injetou com ele
Para que irrigasse
Todo meu corpo;
Nasceram assim as idéias,
Os sonhos,
O instinto…
Tudo o que criou suavemente
A marteladas de sopros
E perfurações de amor,
As mil e uma coisas que tornam mulher todos os dias
Pelas que me levanto orgulhosa
Todas as manhãs
E bendigo meu sexo.

*****

Y Dios me hizo mujer

Y Dios me hizo mujer,
de pelo largo,
ojos,
nariz y boca de mujer.
Con curvas
y pliegues
y suaves hondonadas
y me cavó por dentro,
me hizo un taller de seres humanos.
Tejió delicadamente mis nervios
y balanceó con cuidado
el número de mis hormonas.
Compuso mi sangre
y me inyectó con ella
para que irrigara
todo mi cuerpo;
nacieron así las ideas,
los sueños,
el instinto.
Todo lo que creó suavemente
a martillazos de soplidos
y taladrazos de amor,
las mil y una cosas que me hacen mujer todos los días
por las que me levanto orgullosa
todas las mañanas
y bendigo mi sexo.

*****

*O país das mulheres é um romance que conta a história de Fáguas, um pequeno país latino americano governado por mulheres por meio do Partido da Esquerda Erótica (PEE). Mais detalhes aqui.

Responses

  1. Belissima poesia … brava

  2. […] Poesia do dia – Conexão Brasília Maranhão Share this:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]


Deixe um comentário

Categorias

