Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 27/01/2012

Soninha chama moradores de Pinheirinho de criminosos

A jornalista e ex-vereadora paulistana Soninha Francine disse no seu Twitter (imagem abaixo), na noite desta quinta-feira (26) que os moradores de Pinheirinhos que apareceram em fotos – há cerca de duas semanas – portando escudos e pedaços de madeira para resistir ao iminente despejo que a Polícia Militar promoveria são “criminosos tirando vantagem da situação, não gente comum defendendo sua terra”.

A afirmação foi postada em inglês, em resposta ao consultor inglês Jimmy Greer, que atua com temas de meio ambiente. Greer divulgou a imagem dos moradores de Pinheirinho em “barricada”, que considerou “just unreal”, algo mais ou menos equivalente a “surreal” na gíria brasileira.

Clique para ampliar

Soninha: pitbull tucana não perde a viagem

A declaração – que caberia perfeitamente na boca de um general linha dura da ditadura civil militar encerrada em 1985 – é forte e carrega consigo a ideia ultraconservadora que considera movimentos e lutas sociais como casos de polícia.

É uma frase que sintetiza e ilustra muito bem a ideologia que prega a criminalização dos movimentos sociais. Não basta divergir deles. É preciso criminalizá-los, estigmatizá-los, torná-los inimigos da “lei e da ordem”, elementos que precisam ser eliminados e isolados da sociedade.

Logo, tratá-los da forma como a PM-Sp o fez, é apenas a consequência dessa ideologia defendida com tanta convicção por Soninha.

É público e notório que, nos últimos anos, Soninha se tornou um pitbull ideológico de José Serra e do PSDB, especialmente nas redes sociais. Daí a chegar a esse grau de violência simbólica contra pessoas que já são marginalizadas e enfrentam toda a sorte de preconceitos e agressões para poderem (sobre)viver… é de espantar.

A imagem à qual se referiu Jimmy Greer foi amplamente divulgada pela imprensa. Na Folha, jornal que já publicou até ficha policial falsa de Dilma Rousseff, a legenda da foto diz:

“Moradores da favela Pinheirinho estão armados com escudos e bastões esperando a chegada de policiais com ordem judicial para expulsá-los de terreno invadido, em São José dos Campos (SP)”.

Os criminosos da Soninha (Foto: Nilton Cardin/Folhapress)

Para Soninha, são apenas criminosos.

Soninha não é uma boba destemperada. Ao contrário, sabe muito bem o valor que as palavras têm e os conceitos que elas carregam e reproduzem.

Mas nem sempre ela pensou assim. Daqui a pouco coloco aqui um vídeo, de 2005, com ela falando sobre direitos humanos.

Anúncios

Responses

  1. Porque, claro, que escudos de latão de lixo e bastões de madeira são suficientes para “reprimir” ou “atacar” uma polícia armada da cabeça aos pés com bombas de gás, armas, porretes e por aí vai. Isso é uma afronta à inteligência do brasileiro…

  2. essa mulher é e sempre foi uma completa BOÇAL.

  3. Quando eu falo que a maconha come o juízo das pessoas….e verdade,comeu o juízo dessa maluca!Naghi 1=povo 0

  4. A Soninha é o melhor exemplo de até onde as pessoas podem descer pra se manter num carguinho e conseguir benesses pros parentes.

  5. Vale a pena colocar a opinião inteira da Soninha não é? Se basear numa única twitada para tirar todas as conclusões é complicado…

    http://gabinetesoninha.blogspot.com/2012/01/nem-vem.html

    No link acima tem a resposta a esse twitter…

    http://www.gabinetesoninha.blogspot.com/2012/01/cgadas-em-serie-pinheirinho-3.html

    No outro sua opinião sobre o que ocorreu no Pinheirinho.

    Agora vou acreditar que esse blog é realmente imparcial se primeiro liberarem meu comentário e vou achar ele sério se incluirem os links na matéria

    • Camarada, se você fumou erva estragada como a Soninha, opção sua. só não venha falar baboseira aqui pra defender o indefensável. Aliás, eu li as “opiniões” da Soninha. Em um dos textos, ela usa 285 caracteres para dizer que “discorda” do governo tucano. E outros 2443 caracteres para detonar todo o resto do mundo, como se isso a autorizasse a defender os seus queridinhos. O fato é que ela chamou de criminosas dezenas de pessoas que sequer conhece. Como se chama isso?

      • Senhor Rogério Tomaz, cyberativista. Primeiro duvido que pessoalmente você teria coragem de falar se eu fumei isso ou aquilo, por puro respeito aos seus dentes, mas como na internet todo mundo pode ser macho e “xingar no twitter a vontade”, então tá valendo.

        Eu sou da mesma opinião da Soninha, tanto discordo do governo de são paulo realizar a desapropriação sem antes arrumar um local decente para que eles possam se alojar, como também acho uma picaretagem pessoas ligadas ao governo federal usarem esse povo como massa de manobra só para poderem atacar o governo tucano.

        AMBOS poderiam ter trabalhado de verdade para resolver o problema desses moradores do Pinheirinho mas AMBOS preferiram essa situação por pura conveniência.

        E finalizando, realmente você não leu PORRA NENHUMA do que ela escreveu e ela não detonou ninguém, falou apenas a verdade do que acontece na Favela, na Perifa e e que provavelmente aconteceu no Pinheirinho. Sei que você não vai ver mesmo pois você é o tipo de pessoa que esta apenas com vontade de xingar (só quem está do outro lado e nunca do seu) e não de resolver, mas como sei que imbecis como você é minoria, vou deixar aqui os demais links para as pessoas com alguma consciência tirar suas conclusões.

        http://www.gabinetesoninha.blogspot.com/2012/01/cgadas-em-serie-pinheirinho.html

        http://www.gabinetesoninha.blogspot.com/2012/01/cgadas-em-serie-pinheirinho-2.html

        http://www.gabinetesoninha.blogspot.com/2012/01/cgadas-em-serie-pinheirinho-3.html

        Ah, os textos são longos, precisou de 3 posts para expressar sua opinião e não apenas de um twitter. Boa leitura

      • Se a frase “Camarada, se você fumou erva estragada como a Soninha, opção sua” é um xingamento ou ofensa pra você, a ponto de sugerir que me agrediria caso eu falasse isso pessoalmente, alguém tem um sério problema aqui…

      • Obrigado professor:

        Imbecis como você “são” minoria…

        O engraçado que ao invés de tentar contrapor minha opinião você tentou desqualificar de forma pontual… Acho que é esse baguio ruim que você tá fumando dá nó no “celebro i os argumentu sómi”

      • “Opinião” de papagaio não precisa de contraponto. Aquele abraço.

      • Cara de conteúdo!!! Quando não tem argumento o que fazer? Desqualificar o adversário… Vai assinar o estadão e depois vem conversar troll!

      • Você realmente gamou em mim, né? Não tem nada mais útil na vida pra fazer além de comentar num blog de um imbecil qualquer como eu? Larga do meu pé, chulé.

      • Não gamei em você não troll. Só estou fazendo o mesmo que você, já que o troll não tem argumento eu prefiro desqualificá-lo e irritá-lo…

        E quem gamou em alguém foi você em mim, eu não desqualifiquei ninguém, nem o autor do post, simplesmente fiz o contraponto. Em compensação você tentou argumentar, levou uma paulada, não sabe mais o que falar e partiu para a baixaria. Eu só estou dando corda para você se enforcar.

      • Zzzzzzzzzzzz

      • PS: Aprende a escrever. É uma dica… “imbecis como você é minoria”

      • Curioso.
        Não via ofensa alguma que justifique a ameaça destemperada e truculenta – como a ação da PM do governo tucano diga-se de passagem – que foi feita. Como é mesmo caro “amigo” ofendido que tomou as dores srta. Soninha: “…por puro respeito aos seus dentes…”. Hummm… esqueci… no mundo virtual todo mundo pode ser macho…
        Deverias pensar seriamente em prestar concurso para PM. Vocação vc com certeza já tem e, quem sabe, a srta. Soninha não lhe dá uma ajudinha se tiver problemas com a prova teórica. Já pensou? Vc poder ser macho de verdade? Com arma e tudo e um monte de pobre na frente para vc poder quebrar os dentes à vontade? Que sonho em?

  6. Soninha, masrcelo tas, gabeira, gentillis e rafinhas têm a capa da modernidade, mas são a mais pura manifestação fascistóide.

  7. e o pior é que esta mocinha, ao declarar fumar maconha, foi varrida pelo vento moralizador que agora parece entoar!!

  8. Que escrota! não bastasse aquele amontoado de besteiras que fazia como arremedo patético de apresentadora de Tv, conseguiu se auto-detonar mais ainda como “política” e agora só lhe resta lamber as botas dos fascistas de SP.

  9. MANIFESTO – DENÚNCIA DO CASO PINHEIRINHO À OEA

    Juristas e entidades comprometidos com a democracia denunciam caso Pinheirinho à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA).

    O manifesto está aberto à sociedade em geral:

    http://www.peticoesonline.com/peticao/manifesto-pela-denuncia-do-caso-pinheirinho-a-comissao-interamericana-de-direitos-humanos/353

    ASSINE E DIVULGUE!

  10. Sonsinha Francine e Bicicreteiro da Silva (André Pasqualini) ou Pasqualhaço para muitos. Sonsinha Lady M Lady Mentira e Pasqualhaço Mister Mister Mentira.
    Abandona ciclistas e diz ser cicloativista.
    Sonsinha diz apoiar os ciclistas, mas só aparece e quando aparece, na Massa Critica de SP (Bicicletada) é só em época dE campanha eleitoral.

  11. Oi Rogério, vc deve ter visto, mas deixo mesmo assim esse vídeo do
    Coletivo de Comunicadores Populares:

    Beijão!
    Jane

  12. […] * DEPOIS DA BOLA FORA DA SONINHA. Merecida pesquisa histórica para Soninha ter mais argumentação quando diz que as pessoas em Pinheirinho eram “criminosos tirando proveito da situação”. […]

  13. NOS SOMOS MUITOS E dEUS ESTA DO NOSSO LADO
    ASS:V^JAZZZZZZZZZZZZZZ

  14. Extraído do blog do Prof. Hariovaldo, que, por sua vez, foi retirado do blog do Nassif:

    “1.Nome: Neide Ferreira Gaspar.
    Parentesco com Soninha Francine: mãe.
    Cargo: Assistente Técnico de Gabinete I
    Órgão: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
    Vínculo: cargo em comissão (livre nomeação, sem concurso público)
    Vencimentos mensais: R$ 3.388,00

    2.Nome: Sarah Marmo Azzari.
    Parentesco com Soninha Francine: filha.
    Cargo: Diretor I
    Órgão: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
    Vínculo: cargo em comissão (livre nomeação, sem concurso público)
    Vencimentos mensais: R$ 3.061,90

    3. Nome: Rachel Marmo Azzari Domenichelli.
    Parentesco com Soninha Francine: filha.
    Cargo: Assistente Técnico Coordenador
    Órgão: Secretaria do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo
    Vínculo: cargo em comissão (livre nomeação, sem concurso público)
    Vencimentos mensais: R$ 5.570,77

    P.S.: Os vencimentos informados são os que constam do Portal Transparência, não sendo improvável que a remuneração efetiva seja “vitaminada” com diárias e afins.”

    • Pense numa mae zelosa!!!
      Imaginei uma das cenas mais bonitas e maternais do mundo animal: uma galinha com seus pintinhos debaixo das asas!!
      Chorei de emocao!!

  15. Sem dúvida, os justos anseios populares são sim, aproveitados e “manobrados” por demagogos que posam de “defensores da Democracia e dos direitos humanos” para desestabilizar governos e garantir futuras benesses. Evidente que no meio de toda aquela pobre gente de Pinheirinhos, existiam sim, pessoas que esperavam, sordidamente, obter algum dividendo político.

  16. Até parece que no âmbito do Governo Federal não existam, igualmente, apadrinhamentos da mesma espécie… Todos sabem que os “cumpanhêrus” são ávidos por cargos dos quais possam parasitar recursos. É até difícil dissociar a imagem do Governo Federal desse tipo de expediente obtuso, dos quais a imprensa nos dá, diariamente, sobejas provas.

    • Infelizmente para você, a realidade mostra exatamente o contrário do que essa lenda de “aparelhamento”, repetida à exaustão, diz. O governo Lula abriu mais vagas em concursos públicos do que fizeram todos os governantes somados nos 30 anos anteriores. Isso se chama respeito à República, coisa que FHC e os anteriores nunca tiveram, sempre preferindo usar quantidades monumentais de funcionários terceirizados e comissionados, caro pro Estado e ótimo para a turma do partido.

  17. cicciolina da chuiça.

  18. É irônico a Soninha falar isso…

    Qualquer paulista com mais de dois neurônios sabe muito bem quem é que está sempre tirando vantagem da situação.

    Aliás, criminoso é o partido dela, onde um de seus membros veio até a nossa antiga sede, na última eleição, pedindo ajuda pra fazer propaganda gratuita (ilegal, pois não passaria pelos devidos impostos) da Soninha. Recusamos porque somos um movimento social (totalmente contra a tucanalha, e nem preciso dizer o porquê), e não fazemos parte deste cabide de corruptos que é o PPS.

  19. A DILMA É UMA SAPATONA E QUER IMPLANTAR INJETAR O HOMOSSEXUALISMO NAS ESCOLAS E, CONSEQUENTEMENTE, NA SOCIEDADE. ADEMAIS, INCENTIVA O ABORTO, AS DROGAS, O DIVÓRCIO, ETC.

    HOJE JÁ NÃO SEI MAIS PRA ONDE CORRER.
    SÓ A VERDADE QUE LIBERTA.
    SÓ JESUS SALVA.

    BOA SORTE!!!!

  20. […] Mas a Soninha, não injustamente chamada de Sonsinha por muitos, finge desconhecer isso. Coisa de gente mau caráter. Mas nada de espantar, vindo de quem já chamou de criminosos moradores e militantes de uma comunidade pobre que lutava para evitar o despejo, após residirem por oito anos no local (aqui). […]

  21. […] Soninha chama moradores de Pinheirinho de criminosos […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: