Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 19/01/2012

Carnaval Recife 2012: saiu a programação!

Hoje é um dos dias por ano em que o coração bate bem forte.

Isso porque saiu a programação do maior festival de cultura popular do Brasil e do mundo, mais conhecido com o Carnaval Multicultural do Recife.

Direto aos destaques: a tradicional abertura – criada em 2002 pelo então prefeito João Paulo (PT) – acontecerá na sexta-feira (17), com o genial percussionista Naná Vasconcelos comandando o cortejo de mais de 500 batuqueiros de maracatu, que deverá sair da Rua da Moeda por volta das 17h em direção ao Marco Zero, palco principal da folia do Recife.

O show da abertura será uma grande homenagem ao Rei dos Palcos, Alceu Valença, e terá a participação de Ney Matogrosso, Seu Jorge, Lenine, Lirinha, Otto, Karina Buhr e Criolo, com direção musical do Pupilo (Nação Zumbi).

No sábado (18) o palco do Marco Zero recebe a sensacional Orquestra Contemporânea de Olinda, com participação especial de Mayra Andrade. Em seguida, Lulu Santos. Para encerrar a noite, Lenine com Pedro Luiz e a Parede.

Domingo (19) é a tradicional Noite do Samba e as atrações principais serão Beth Carvalho e depois Fundo de Quintal.

Na segunda (20) os foliões e folionas receberão a maravilhosa banda Eddie (com participação de Nasi, ex-vocalista do Ira!), Seu Jorge e Nação Zumbi para fazer até os defuntos pularem ao som do manguebit.

A terça (21) será encerrada com Elba Ramalho e Alceu Valença, que comanda a apoteose do carnaval, ao som da Grande Orquestra Multicultural do Recife.

Todos estes shows listados acima acontecerão no Marco Zero, que é apenas um dos dezessete (oito no centro) polos carnavalecos espalhados pela cidade, todos contando com show de grandes artistas de Pernambuco e do Brasil.

A programação completa da folia no Recife está disponível no link abaixo:

http://www.carnavaldorecife.com.br/files/download/carnaval_multicultural_2012.pdf

Outras grandes atrações musicais que vão se apresentar nos diversos polos: Coco Raízes de Arcoverde, Mundo Livre S/A, Geraldo Azevedo, Roberta Sá, Siba, Mombojó, Reginaldo Rossi, Marcelo Jeneci, Quinteto Violado, Lia de Itamaracá, Nando Cordel, Maciel Salu, Cascabulho, Silvério Pessoa, João do Morro, Zé Cafofinho e muitos outros.

Isso sem falar na imperdível e mágica Noite dos Tambores Silenciosos (sempre na segunda), no Quanta Ladeira (domingo à tarde) e na irreverência e criatividade dos trocentos blocos de Olinda, que começam a circular com os primeiros raios de sol e movimentam todo o centro histórico.

Mais informações: www.carnavaldorecife.com.br

Carnaval de Pernambuco – Voltei Recife

A Turma da Joaninha - com gente de Brasília e de várias partes do Brasil e do mundo - estará presente de novo!

*Vale dar o crédito pela criação da fórmula do carnaval do Recife – descentralizado, valorizando os artistas locais e trazendo grandes nomes nacionais (e, às vezes, internacionais), tratando cultura como um direito – ao ex-prefeito e atual deputado federal João Paulo Lima (PT). E ao prefeito João da Costa, também petista, pela continuidade do projeto. Falei mais sobre isso no artigo Carnaval do Recife: diversidade, tradição e participação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: