Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 06/01/2012

Mais informações sobre criança indígena queimada no Maranhão

[Acesse a página especial com várias matérias sobre esse assunto – clique aqui]

Abaixo segue notícia do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), organização que faz parte da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).

Os awa-guajá são nomades e avessos ao contato com os brancos. A suspeita é que eles sofreram um ataque de madeireiros e fugiram para sobreviver. Ninguém sabe o paradeiro atual da tribo à qual pertencia a criança cujo corpo foi encontrado carbonizado.

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) está em Brasília acionando órgãos do governo para investigar o episódio.

Uma fonte confiável me relatou que os funcionários da Funai na região de Arame são aliados dos fazendeiros e madeireiros locais. Não surpreende, portanto, que não haja investigação em curso e que o caso só agora tenha vindo à tona.

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6037&action=read

Lideranças denunciam assassinato de criança indígena Awá-Guajá na Terra Indígena Araribóia

Lideranças indígenas do povo Guajajara da aldeia Zutiwa, Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, denunciam o assassinato de uma criança Awá-Guajá que pertencia a um grupo em situação de isolamento.

O corpo foi encontrado carbonizado em outubro do ano passado num acampamento abandonado pelos Awá isolados, a cerca de 20 quilômetrosda aldeia Patizal do povo Tenetehara, região localizada no município de Arame (MA). A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi informada do episódio em novembro e nenhuma investigação do caso está em curso.

As suspeitas dão conta de que um ataque tenha ocorrido entre setembro e outubro contra o acampamento dos indígenas isolados. Clovis Tenetehara costumava ver os Awá-Guajá isolados durante caçadas na mata. No entanto, deixou de encontrá-los logo que localizou um acampamento com sinais de incêndio e os restos mortais de uma criança.

“Depois disso não foi mais visto o grupo isolado. Nesse período os madeireiros estavam lá. Eram muitos. Agora desapareceram. Não foram mais lá. Até para nós é perigoso andar, imagine para os isolados”, diz Luís Carlos Tenetehara, da aldeia Patizal. Os indígenas acreditam que o grupo isolado tenha se dispersado para outros pontos da Terra Indígena Araribóia temendo novos ataques.

Conforme relatam os Tenetehara, nos últimos anos a ação de madeireiros na região tem feito com que os Awá isolados migrem do centro do território indígena para suas periferias, ficando cada vez mais expostos aos contatos violentos com a sociedade envolvente. Além disso, a floresta tem sido devastada pela retirada da madeira também colocando em risco a subsistência do grupo, essencialmente coletor.

Estima-se que existam três grupos isolados na Terra Indígena Araribóia, num total de 60 indígenas. Os Tenetehara conservam relação amistosa e afastada com os isolados, pois dividem o mesmo território.

Denúncias antigas

“A situação é denunciada há muito tempo. Tem se tornado frequente a presença desses grupos de madeireiros colocando em risco os indígenas isolados. Nenhuma medida concreta foi tomada para proteger esses povos”, diz Rosimeire Diniz, coordenadora do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Maranhão.

Para a missionária, confirmar a presença de isolados implica na tomada de medidas de proteção por parte das autoridades competentes. Rosimeire aponta a situação como de extrema gravidade e que não é possível continuar assistindo situações de violência relatas por indígenas.

Durante o ano passado, indígenas Awá-Guajá foram atacados por madeireiros enquanto retiravam mel dentro da terra indígena e os Tenetehara relatam a presença constante dos madeireiros, além de ameaças e ataques. “Não andamos livremente na mata que é nossa porque eles estão lá, retirando madeira e nos ameaçando”, encerra Luiz Carlos.

===

Caçador awa-guajá (Foto: Fiona Watson/Survival)


Responses

  1. […] Por Rogério Tomáz Jr, em seu blog […]

    • E cade a Funai ,que não ver toda essa falta de respeito com os nossos primeiros habitantes da Terra.Muitas pessoas ainda acham indio um ser perigoso,pois sabemos qustes e os indios,não éo problema,os madereiros,grileiros,poliicos, estes são abutres,sem escrupulos,uma criança indigena só que brincar,e sonham com qualquer outra criança de sua idade ,será que virou moda desde o indio Galdino em Brasilia.

  2. Indignação total. O agronegócio e o trafico de drogas, matam pessoas inocentes a diario, porem com governantes ao mando é difícil que mude a situaçao atual. Só mesmo com a concientizaçao ambeintal dos brasileiros poderíamos mudar algo em este país tao ignorante de cultura e educação.

  3. […] Publicado originalmente no Conexão Brasília Maranhão […]

  4. Precisamos de mais informações, até agora os grandes e “democráticos” veiculos de comunicacao, não publicaram nada,Mandei emails para todos
    estariam com medo do quê?Mas acredito que ser for verdade vai sais sempre tem uma alma boa na grande imprensa

  5. […] do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que se manifestou em texto devidamente reproduzido pelo blogueiro. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) também publicou este texto. E enquanto eu finalizava este […]

  6. […] veja, vias de fato, viva « “O Brasil está chamando” (excelente vídeo) Mais informações sobre criança indígena queimada no Maranhão […]

  7. Ao invés de ficarmos postando links, não existirá uma maneira mais eficaz de protestarmos contra abusos contra crianças, recém nascidos abandonados em lixeiras, animais mal tratados .
    Alguém tem alguma idéia? Vamos endireitar esse país de uma vez por todas. Isso só será possível quando cobrarmos soluções.

    • Vc tem razão, nessa briga entre o bem e o mal, o bem sempre se ferra. Já estar passando da hora de o bem fazer algumas maldades contra o mal. Não da pra ser bonzinho o tempo todo, nossos rostos só tem dois lados e os dois já foram violentados.

    • Denúncias aos Conselhos Tutelares, Conselhos de direitos das crianças e adolescentes, delegacias especializadas e secretarias nacional e municipais dos direitos humanos podem ser um caminho, além de colocar a “boca no trombone”. Em Joinville, nesta semana uma criança foi sequestrada, e graças as informações constantes vinculadas em todas as redes e a esperteza da menina que conseguiu fugir , ela foi encontrada e já está em segurança.

  8. Será muito difícil investigar isto, pois a mata engole tudo. Mas se houver vontade política e pressão da sociedade, a justiça será feita. Encontraram uma caixa de sapatos no fundo do mar qdo o avião da Air France caiu no Atlântico, então é possível sim encontrar todas as evidências para que este massacre não se repita! Justiça já!

  9. Já entrei em contato com a ONU, UNESCO, AVAAZ… um caso como este que nem sequer consigo tecer algum comentário a respeito… não pode ficar restrito somente a nós aqui.
    O povo brasileiro em sua maior parte, neste momento está muito ocupado com ”neymar, Big Brother, futebol, carnaval, copa do mundo… ” é muita ”distração neste momento,… sem contar que aconteceu em terras onde Sarney é o ‘rei”. Logo não esperemos muito mesmo do Brasil., no quesito atitude. A menos que todos nós nos juntemos mesmo e aproveitemos do poder que temos nas mãos, no caso, a internet.

    Chega! Não dá mais para ficar omisso diante de tanto que temos visto acontecer! A falta de amor e respeito ao próximo (seja esse próximo quem for) chegou em seu nível máximo de tão insuportável!

  10. Tou só esperando o post da galerinha “culta” que esbravejou aqui dizendo que era notícia falsa, coisa de socialista, coisa de canalha… Antes mesmo essa notícia fosse mentira!

  11. Quero ver a grande mídia que tem medo de perder seus privilégios com um Marco Regulatório e apelam para a censura e a “liberdade de expressão”, para só divulgarem o q lhes interessa, noticiarem esse crime.

  12. Atrocidades, crueldades, barbaridades…
    Até quando estes senhores (e senhoras) das trevas vão ficar impunes?
    Onde está o Ministério da Justiça? Por onde anda a Polícia Federal?
    Acorda povo brasileiro

  13. Meu Pai do céu…tenho medo do futuro deste País, ou melhor, deste mundo. Indignação é o que toma conta de mim neste momento =(

  14. Vc leu a nota da Polícia Federal sobre o assassinato do cacique Nísio? Ela praticamente acusa os índios de serem os provocadores, o filho do cacique de assassinato e ainda chama os pistoleiros de “free lance”!!! Piada o que as autoridades fazem com relação aos povos indígenas!

  15. Esse é o Brasil de todos,o verdadeiro,não maquiado,cuja mídia não costuma divulgar tais notícias!!!Lamentavel,reprovável,inaceitável.

  16. Isso é Brasil. Lamentável, nojento, inaceitável.

  17. Absurdo! Até quando?

  18. Aonde vamos chegar com tanta violência? e não vai ter justiça não…??

  19. A mesma midia que esconde essa barabarie, esconde o sucesso do livro “A privataria tucana” que mostra a imundicie ds privatizações que deixou muitos tucanos e autoridades milionárias…Àbaixo a midia oficial…Veja, Estadão, Folha, Bandeirantes e Globo…

  20. […] Caçador Awa-Guajá, fotografado por Fiona Watson […]

  21. […] Caçador Awa-Guajá, fotografado por Fiona Watson […]

  22. […] Caçador Awa-Guajá, fotografado por Fiona Watson […]

  23. Olha gente, tenho 49 anos e sou da época das “reuniões de base” dos partidos clandestinos, nas Associações de moradores e dos Sindicatos, onde atuei efetivamente, fosse organizando grupo de mulheres ou fazendo greves, portanto, não sei bem como agir nesta época dos movimentos pela Internet. Só sei que tenho ficado cada vez mais triste e tenho medo de me tornar uma velha depressiva que desistiu de tudo!
    Atualmente, minha atuação se faz ao nível dos direitos mais básicos de uma cidadã e não tenho como “liderar” algum movimento, mas estou pronta para atuar em conjunto com quem quiser iniciar algum movimento com ações efetivas! Saudações a todos os que aqui se colocaram, pois, mostra que não desistimos, que estamos incomodados com essa nossa realidade!

  24. Tenho medo do futuro deste País,que brasil vamos ter quando meus filhos e netos forem adultos

  25. É… FICO REALMENTE CHOCADO COM A VIOLÊNCIA AO ÍNDIO, DE MANEIRA ESPECIAL A UMA CRIANÇA. ONDE ESTÁ O ESTADO QUE DEVERIA EM TESE DEFENDER OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DESSES CIDADÃOS…. E A TAL DA FUNAI….. AFINAL PARA QUE SERVE TAL ÓRGÃO DO GOVERNO FEDERAL? PRESIDENTA DILMA, PROCURE TIRAR TEUS MINISTROS DOS CONFORTÁVEIS GABINETES, SAÍREM DAS PICUINHAS POLÍTICAS E COMEÇAREM A TOCAR COM A MÃO AS DORES DESTES POVOS. SERÁ QUE SÃO ESQUECIDO POR NÃO PAGAREM DIRETAMENTE IMPOSTOS AO ESTADO? E AS MADEIREIRAS PERTENCEM A QUEM….QUEM SABE ALGUM DEPUTADO OU SENADOR NÃO TEM PARTICIPAÇÃO DE LUCRO NISTO. NÃO GENTE, TEMOS QUE DEIXAR A FRIEZA DA MÍDIA QUE NUNCA DENUNCIA FATOS ASSIM…. SERÁ PORQUE? CHEGARÁ O MOMENTO EM QUE O POVO BRASILEIRO DEIXARÁ ESTA NATUREZA DE CORDEIRO E PARTIRÁ PARA REVOLUÇÃO ARMADA E ISTO NÃO ESTÁ MUITO LONGE. ESTOU CANSADO DE VER TIRAR E COLOCAR MINISTRO…. EXIJO COMO CIDADÃO DE FATO E DE DIREITO QUE O MINISTRO DA JUSTIÇA SE PRONUNCIE E INVESTIGUE TAMANHA BARBARIDADE. OU FAREMOS COMO FEITO COM O ÍNDIO GALDINO? SERÁ QUE A NOSSA MEMÓRIA AINDA LEMBRA DE TAL FATO ACONTECIDO EM BRASÍLIA?
    ALGUÉM TEM QUE TER A VERGONHA DE DISCUTIR E POR NA JAULA UM MONSTRO DESTE… COM TODOS OS SEUS DIREITOS RESPEITADOS, MAS NÃO PODE FICAR NA IMPUNIDADE.
    EU LAMENTO PELO POVO Awa-Guajá, MAS SINTO MAIS INDIGNAÇÃO AINDA PELO SISTEMA BESTIAL QUE TEMOS NESTE PAÍS DA COPA, DAS OLIMPÍADAS E DO CARNAVAL. EUGÊNIO COSTA MIMOSO. PREMIO DIREITOS HUMANOS DE 1994.

  26. […] outro post, o blogueiro ainda acrescentou a informação de que os funcionários da Funai (Fundação Nacional […]

  27. […] outro post,  o blogueiro ainda acrescentou a informação de que os funcionários da  Funai (Fundação […]

  28. Cade a Funai que nao cuida da sua obrigacao? Afinal de contas porque pagamos nossos impostos? Nos seres mortais nao concordamos com a ganancia que impera nesses malditos madereiros, sera que vao levar toda a madeira do MA no caixao? Isso e revoltante, ai eu pergunto cade nossos governantes? Vamos agir vamos cumprir a lei, o Brasil tem leis mas cade o cumprimento dessas. Aqui deixo a minha revolta contra essa maldicao do Brasil.

  29. Nos dias de hoje isso e uma coisa e inacreditável,Cade os direitos humanos o governo federal nao vai fazer nada para solucionar este problema sera mais um crime que vai adormecer nas gavetas dos tribunais ate cair no esquecimento da população,este fato nao foi noticiado em nenhuma materia de imprensa no Rio de Janeiro,como ficamos ou nao ficamos…ate quando ou nao tem quando…esta e a minha opiniao!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: