Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 08/11/2011

Datena e Band são condenados a indenizar cidadão ateu

Do Sul 21, com informações do blog Bule Voador.

Meu maior medo são os fanáticos como Datena.

Hitler acreditava em Deus. Einstein era ateu.
[Atualização, 16h47: o leitor Thiago Burigato diz que Einstein não era ateu, mas panteísta, e cita um texto sobre isso. Veja nos comentários.]

Se todos os ateus saíssem dos EUA, este país perderia 90% dos cientistas e 1% dos presidiários (esse dado está num vídeo do Bule Voador que mostra parte dos ataques de Datena contra os ateus – clique aqui).

*****

06/11/11 | 22:29

http://sul21.com.br/jornal/2011/11/datena-e-bandeirantes-sao-condenados-a-indenizar-cidadao-por-incitar-odio-contra-ateus

Datena e Band são condenados a indenizar cidadão ateu

Da Redação

No último dia 12 de setembro, a juíza Márcia Rezende Barbosa de Oliveira, da 3ª Vara Cível de Taubaté, condenou a TV Bandeirantes e o apresentador José Luis Datena a indenizarem Sisenando Calixto em R$ 10 mil. Calixto é ateu e se sentiu ofendido por declarações de Datena no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, no dia 27 de julho de 2010. No programa, o apresentador dedica vários minutos ligando crimes hediondos ao ateísmo. Os réus recorreram no mês de outubro e o recurso de apelação ainda não foi julgado.

O autor da ação, que faz parte do conselho jurídico da Liga Humanista Secular do Brasil, chegou a propor acordo à emissora e ao apresentador. Ele retiraria a ação se fosse lida uma retratação aos ateus no programa. O acordo não foi aceito.

A Bandeirantes tentou se isentar das declarações do apresentador. Os réus também tentaram dizer que o autor da ação não podia ser indenizado porque as declarações eram genéricas. Para a juíza de primeira instância, restou provado que o autor era ateu, pelo depoimento de várias testemunhas e ela também rechaçou que as declarações do apresentador pudesse ser apenas uma crítica.

“Não há como qualificá-las como mera crítica, porque não expressam juízo fundamentado, cuidando-se de ofensas gratuitas (…). Elas se apoiam exclusivamente num pensamento preconceituoso”, disse. E ressaltou que a conduta de Datena não estava amparado no direito à liberdade de informação porque as declarações externaram apenas “opinião pessoal, preconceituosa e ofensiva, sem caráter informativo”.

Ela também rechaçou a tentativa da emissora de se eximir da conduta de seu empregado. A juíza afirmou que a Bandeirantes forneceu subsídios para que fosse feita inclusive uma enquete, que perguntava se o telespectador acreditava ou não em Deus, que, segundo Datena, serviria para provar “que o bem é maioria”. Além disto, anotou a juíza, a emissora não esclareceu aos espectadores que se tratavam de “afirmações absurdas”.

Com informações do blog Bule Voador

Quando demagogia se junta ao populismo reacionário...

Thiago Burigato

Anúncios

Responses

  1. Einstein nunca foi ateu.

    Citando: “Não sou ateu e não acho que posso me chamar de panteísta.
    Estamos na situação de uma criança que entra em uma enorme biblioteca cheia de livros escritos em muitas línguas. A criança sabe que alguém escreveu aqueles livros, mas não sabe como. Não entende os idiomas nos quais eles foram escritos. Suspeita vagamente que os livros estão arranjados em uma ordem misteriosa, que ela não compreende. Isso, me parece, é a atitude dos seres humanos, até dos mais inteligentes em relação a Deus. Vemos o Universo maravilhosamente arranjado e obedecendo a certas leis, mas compreendemos essas leis apenas vagamente. Nossa mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações.”

    • O panteísmo não é incompatível com o ateísmo.

      • Mesmo assim, panteísmo não é a mesma coisa que ateísmo.

        Não entendo essa insistência em usar Einstein para legitimar o ateísmo. Partindo desse mesmo princípio, uma pessoa poderia justificar a violência contra esposas citando Einstein. Uma pessoa poderia demonizar os vegetarianos citando Hitler.

        Você está tornando a discussão sobre ateísmo em uma guerra de egos.

      • Não, Rafael. Eu citei Hitler e Einstein (vou atualizar o post com a observação sobre panteísmo) para desconstruir o raciocínio (?) pueril e fanático do Datena. Sou profundo defensor da liberdade religiosa e tenho grande curiosidade por todas as religiões e muitas afinidades com algumas, especialmente o candomblé e a doutrina espírita.

      • Na verdade na citação Einstein diz que ele também NÃO pode ser chamado de panteísta.

        Se você pesquisar outras citações dele sobre Deus vai descobrir que na verdade ele era deísta. Apesar de ficar claro em suas frases que ele não conhecia o conceito de deísmo, todas suas crenças se encaixam nessa filosofia.

  2. Saindo um pouco do tema principal, mando uma mensagem para os ateístas com linha não espiritualista.
    A questão do universo metafísico, ordenada pelo invisível, questão que tenta equilibrar todos os sistemas presentes no universo, assim como a teoria da espiritualidade geral e reencarnação não é questão mais de crença, religião, lenda ou mito, mas, um ponto forte, e não tão antigo, que foi e ainda vem sendo provado pela ciência. Então, aos que se dizem ateus, procurem somente se utilizar da ciência e do modelo positivista (e não somente crenças dogmáticas) e vos barrarão em um muro da verdade (ou da questão?) em que não conseguirão ir à frente sem desconsiderar certos “pontos” que o ateísmo prega.

    • Aguardo com muita curiosidade o envio das referências das publicações científicas que trazem essas provas das quais você fala.

    • E o que mesmo que vem sendo provado pela ciência? Ficou muito vago ou é impressão minha?

    • Marllus, sempre haverá barreiras em que a ciência e o conhecimento humano vão esbarrar e ficar parados por um tempo. O ser humano não sabe tudo do universo, talvez nunca venha a saber.
      Mas com certeza a religião também não sabe. Não há muito que a religião possa ofecerer ao homem que não seja especulação que o conhecimento científico ou empírico humano já não ofereça.

  3. Eh por radicais assim como o Datena que fica muito dificil ter uma fe e ser respeitado por ela.

  4. Sobre Einstein e o ateísmo e o panteísmo.

    http://www.lettersofnote.com/2009/10/word-god-is-product-of-human-weakness.html

    Sigo achando que o sujeito era ateu.

  5. Einstein era ateu, sim, e escreveu isso em carta ao filósofo Eric Gutkind em 1954:
    “A palavra Deus, para mim, não é mais que a expressão e o produto das debilidades humanas, e a bíblia uma coleção de lendas dignas, mas primitivas, que são bastante infantis”

    Ser crente ou ateu, não importa, não dá direito a nenhum jornalista emitir na TV sua opinião preconceituosa, sobretudo num programa de, infelizmente, audiência alta.

    Parabéns a juiza pela sentença!

    Para ler a tradução da carta de |Einstein, clique aqui:
    http://sandaliasdopirata.blogspot.com/2008/05/einstein-e-religio.html

  6. Já pensou se a moda pega? Fanáticos são fanáticos, independentemente de Cristãos ou não. Hehehehehe…

  7. Mais uma vez adorei a escolha do tema!!
    importante falar da intolerancia e arrogancia dos fanáticos religiosos que são maioria e não aceitam outra opinião.
    EU ME DECLARO ESPIRITUALISTA ,pois não suporto etiquetas de uma ou outra religião e sim o que há de comum entre seres humanos com respeito e tolerancia e sem intermediarios que deturpem DEUS seja o que for.

  8. Vc já viu esse vídeo sobre A.E. ? Será se prova se ele era ou não ateu? http://www.youtube.com/watch?v=_ovJ_UglalA

  9. Sou ateu por ignorância. nunca entendi o mistério da vida.

  10. ecreditar ou não em alguma coisa é direito de cada um, mas o respeito com ideias individuais é obrigação de todos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: