Lula, além de doutor honoris causa aqui e alhures, é um profeta.
Em setembro de 2010, o ex-presidente propôs uma ideia que está cada vez mais próxima de se realizar. “Precisamos extirpar [o DEM] da política brasileira”, disse Lula, em ato da campanha de Dilma Rousseff à presidência, em Santa Catarina.
Um ano depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência do Partido Social Democrático (PSD) e deixa o Democratas – ex-Arena, ex-PDS, ex-PFL – muito perto de receber a extrema unção, para citar a expressão utilizada pelo deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, nesta quarta-feira (28).

Adieu, PFL!
Dutra não se referiu ao Democratas por acaso. O partido é o principal adversário das políticas afirmativas implementadas com vigor a partir do governo Lula, embora num ritmo ainda muito aquém da demanda gerada pela dívida secular do Estado com os negros e outros segmentos sociais.
O DEM é opositor de um conceito igualitário tão antigo quanto a democracia grega, a equidade, que prega o tratamento desigual a atores desiguais, de modo a torná-los mais iguais. Para o DEM, o ideal “todos são iguais perante a lei” é o sumo princípio de regulação do convívio social, pouco importando se, no mundo real/material, as diferenças entre um senador e uma faxineira, ou entre um empresário multimilionário e um garçon, sejam abissais.
Esquizofrenia ideológica – Essa defesa ferrenha do ideário liberal clássico, entretanto, não impediu que um dos quadros do DEM no Congresso, o deputado Onyx Lorenzoni (RS), cometesse um ato de esquizofrenia ideológica, em recente sessão da Comissão de Constituição e Justiça.
Na afoiteza de atacar uma matéria do governo – a prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União) – que estava sendo debatida na CCJ, o parlamentar gaúcho, integrante da bancada ruralista, citou o filósofo esquerdista italiano Norberto Bobbio para defender os chamados “direitos de terceira geração”, notadamente o direito ao meio ambiente [confira o vídeo abaixo].
O saudoso Bobbio deve ter se revirado no túmulo ao “ouvir” um autêntico representante do pensamento mais reacionário da humanidade usar o seu nome para fazer uma defesa hipócrita dos direitos sociais.
Onyx Lorenzoni cita Bobbio para defender direitos sociais
–
O fato é que Onyx Lorenzoni não teve pudor de falar em direitos fundamentais, mesmo sendo filiado a um partido que pretende anular, através do Supremo Tribunal Federal (STF), o decreto que regulamenta a titulação dos territórios quilombolas, norma que atende a um dispositivo da Constituição de 1988.
De maneira semelhante, aliás, o Democratas questiona no STF a legalidade das cotas raciais nas universidades, política afirmativa que não apenas é legal do ponto de vista formal, baseando-se na promoção da equidade, mas é um sucesso absoluto nas mais de 150 instituições de ensino superior onde já é aplicada.
Nos próximos dias, com a confirmação do registro do PSD, o DEM/PFL/PDS/Arena vai perder quase metade da sua bancada na Câmara, passando dos atuais 44 deputados para 27.
Muito pouco para quem chegou a eleger 105 deputados nas eleições de 1998.
Muito coerente, porém, com a realidade política de um País que tem rejeitado cada vez mais o jurássico pensamento representado pelo moribundo Democratas – que carrega uma contradição no próprio nome, vale dizer, dado o histórico da maioria dos seus líderes, antigos apoiadores e beneficiários do regime militar que sufocou as nossas liberdades entre 1964 e 1985.
Requiescat in pace, Democratas.

ACM Neto: "Esse vai ser o nosso tamanho. Ou não."
KKKKKKKK sem os DEMocratas fosse frangos ia comer 2 por dia pra acabar logo com essa cambada.
By: cboliveira on 29/09/2011
at 0:20
Muito boa a reflexão. Agora é contar os dias para o extermínio da Arena, embora o seu pensamento continue arraigado em tantas mentes q não se identifiquem com a sigla “DEM”.
By: viajeira on 29/09/2011
at 10:07
Rogério… esquizofrênico também é um partido, em teoria de esquerda, assumir a defesa da DRU, que retira 20% do orçamento (e dos gastos sociais, de direitos humanos e politicas afirmativas) para pagar a dívida..
A não ser que não se tenha mais dúvida que o PT não é mais de esquerda..ai sim.não tem esquizofrenia.
Também é louco/sem noção…extirpar o DEM significa acabar com a sigla né..Já a política e seus representantes podem continuar..agora como aliados, no tal do PSD…. aff
By: Chico on 29/09/2011
at 10:38
Sempre fui e continuo sendo contra a DRU, mas você deve considerar que ela deixou de incidir sobre várias áreas sociais e que a proposta que deve vingar na comissão especial vai determinar o fim definitivo dela em alguns anos…
By: Rogério Tomaz Jr. on 29/09/2011
at 10:43
Morte ao Democratas! Ao partido, claro.
By: ANTÓNIO CARLOS RODRIGUES on 30/09/2011
at 11:10
Se o PT diz que todos não são iguais é por que eles gostam da existência dessa desigualdade.O PT é contra a igualdade para poder continuar sustentando as farras e festinhas com alcool e a aquelas pobres garotas humildes que se sujeitão a vontade do pau ereto desses corruptos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
By: Anneliese on 04/12/2011
at 16:43
Esse é o nível intelectual da nossa direita. Nem é preciso muito esforço para entender porque estão no sal.
By: Rogério Tomaz Jr. on 04/12/2011
at 18:52
PT é contra igualdade.Por que ainda tem idiota acreditando nesses mal chamado PT?Coitado do povo.O PT manipula o povo.
By: Anneliese on 04/12/2011
at 16:46