Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 27/09/2011

Paulo Teixeira sobre Lula: De Garanhuns a Paris

De Garanhuns a Paris

Paulo Teixeira*

“A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade”. T.S. Eliot

Nascido na pequena Caetés, distrito do município de Garanhuns, o pequeno Luiz Inácio da Silva deixou o agreste pernambucano para se tornar, décadas depois, o Lula que o Brasil e o mundo aprenderam a admirar e a respeitar.

Não apenas por suas qualidades de líder político, mas também pela sua capacidade de captar, traduzir e expressar os sentimentos do povo que o elegeu duas vezes presidente da República e o consagrou como o mandatário mais popular que o Brasil já teve na sua árdua e sinuosa história que ultrapassa o meio milênio.

A humildade, como bem registrou o genial poeta e dramaturgo T.S. Eliot, é uma forma especial de sabedoria. É o tipo de qualidade que inspira a humanidade, mas, via de regra, alcança menos as pessoas quanto mais degraus na escada do poder elas galgam.

O título de doutor “honoris causa” que Luiz Inácio Lula da Silva recebeu do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Sciences Po, por sua “contribuição ao desenvolvimento econômico e social de seu país”, ainda que indiretamente, premia também a humildade enquanto virtude, tão bem personificada pelo nosso ex-presidente.

Em 140 anos de existência da instituição, Lula é o 16º agraciado com o título, sendo o primeiro latino-americano a receber a honraria.

Em seu discurso de agradecimento, se disse “orgulhoso de ter criado 14 universidades, 126 campi universitários e 214 escolas técnicas”, demonstrando que “um metalúrgico sem diploma universitário podia fazer mais do que a elite política do Brasil”, embora o preconceito de classe lhe seja uma sombra constante, despertado inclusive pelo anúncio da entrega deste título por parte do Sciences Po.

Os 2.400Km que separam Garanhuns de Santos – e os 59 anos passados após a viagem do menino Lula rumo ao litoral de São Paulo – são ínfimos diante da grandeza à qual as duas gestões do presidente Lula alçaram o Brasil.

Por seus feitos à frente da nossa imensa Nação, que cansou de se conformar em ser “o país do futuro” para transformar o seu presente e tomar para si a condução dos seus rumos, Lula já havia conquistado o seu lugar cativo na história dos grandes vultos do Brasil.

Agora, percorrendo os quatro cantos do globo para partilhar – sempre com a humildade que caracteriza a sua prática e o seu discurso – suas experiências e lições de estadista, Lula caminha para se tornar um personagem dos mais notáveis do nosso tempo.

*Paulo Teixeira – deputado federal (PT-SP), líder do PT na Câmara dos Deputados

(Publicado originalmente no site da Liderança do PT na Câmara dos Trabalhadores)

O metalúrgico que fez mais pela educação do que toda a elite que o precedeu nos 500 anos do Brasil

Anúncios

Responses

  1. Estou orgulhosa de sempre ter sido Lulista, votei nele por duas vezes(vezes essas que ele nao se elegeu) quando nao votei, pois estou a mais de uma decada fora do Brasil ele foi eleito Presidente do Brasil. Apesar de nao ter contribuido com sua vitoria fiquei imensamente feliz e acompanhei e acompanho tudo que diz respeito a esse grande homem (acho que posso assim chama-lo), guardo recortes de jornais e revistas com reportagens dos feitos do Sr Lula sob a visao de outro pais, causa um bem estar ouvir um estangeiro elogiar uma personalidade (que nao seja do futebol, do samba e de mulheres bonitas) amo todas essas coisas mas enriquece meu ser. Parabens Sr Lula. Continue contribuindo para o engrandecimento do nosso querido Brasil.

  2. O LULA APESAR DE SEU PRIMEIRO MADATO TER SIDO MEIO ASSORBEBADO DEU A VOLTA POR CIMA E TORNOU-SE O
    MAIOR ESTADISTA QUE ESTE PAIS JA TEVE .
    PARABENS LULA VOCE E ORGULHO DE TODO POVO BRASILEIRO.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: