Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 22/09/2011

Imagem do Dia (34) – “Redenção com a memória e a luta dos que tombaram”

As palavras que dão título a esse post são do jornalista, professor, atualmente deputado federal, mas, sobretudo, militante de direitos humanos, Emiliano José.

Ex-preso político que sofreu durante quatro anos com as torturas de um regime imposto à força pelos militares, mas reivindicado, saudado e sustentado por forças civis, sobretudo da maioria dos meios de comunicação que hoje falam em “ameaças” à liberdade de imprensa sempre que alguém propõe fazer, aqui no Brasil, o que existe há muitas décadas nos países de “democracia mais longeva” (para usar termo do próprio Emiliano): regular a mídia e colocá-la dentro dos limites da Constituição Federal, já que hoje a legislação da comunicação é terra sem lei.

Na foto, Emiliano celebra com outro lutador histórico, o deputado Fernando Ferro (PT-PE), a aprovação do projeto (PL 7673/10) que cria a Comissão da Verdade, que agora segue para votação no Senado.

Fernando Ferro e Emiliano José: redenção com a memória de quem tombou

Logo após a aprovação do projeto, Emiliano lembrou, emocionado, os companheiros tombados. “É um momento de redenção, de recuperação da nossa história, em que sentimos os ecos das vozes dos nossos companheiros que se foram. Foram muitos os que tombaram e foram mortos pela ditadura e nós tínhamos que ser dignos da memória e da luta deles. E estamos sendo com essa aprovação da Comissão da Verdade”.

A Comissão da Verdade é uma reivindicação histórica de militantes e organizações de direitos humanos, juntamente com familiares de ex-presos e desaparecidos políticos da ditadura encerrada em 1985.

É um instrumento que investigará as violações de direitos humanos do último período ditatorial. Órgãos semelhantes foram utilizados em cerca de 40 países que passaram por regimes de exceção. A Comissão não tem poder de polícia ou qualquer natureza punitiva. Vai simplesmente investigar e entregar o resultado do seu trabalho ao poder público – inclusive à Justiça, essa, sim, apta a estabelecer eventuais punições, de acordo com o que a lei prevê.

É mais uma pequena vitória no caminho da grandiosa luta pela liberdade e pela justiça efetivas.

Anúncios

Responses

  1. Foi emocionante, ontem, dar mais este passo no caminho dos direitos humanos, da democracia e da nossa história.

  2. […] here: Imagem do Dia (34) – “Redenção com a memória e a luta dos que … Tweet This Post Plurk This Post Buzz This Post Delicious Digg This Post Facebook MySpace […]

  3. […] amigo Rogério Tomaz Jr, do Conexão Brasília Maranhão, e fotógrafo dos bons, me manda “a imagem do dia”, de ontem, postada a propósito da […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: