Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 31/08/2011

Imagem do Dia (31) – Conheça Modesto da Silveira

Modesto da Silveira: se Brecht estivesse vivo, o chamaria de imprescindível. (Foto: Rogério Tomaz Jr.)

Modesto da Silveira, advogado, histórico defensor de direitos humanos e de vítimas da ditadura militar, é um arquivo vivo das lutas de resistência ao regime ditatorial que sufocou as liberdades no Brasil entre 1964 e 1985.

Foi ameaçado, perseguido, preso e torturado. Pelo delito de ousar defender presos políticos.

A foto é de uma audiência pública realizada hoje (31/08/2011), na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que debateu com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça diversos processos de anistia política ainda não contemplados pelo Estado brasileiro.

No exato momento do clique, Modesto se emocionava ao relatar o caso de uma militante que foi estuprada em fila por policiais militares em Pernambuco. Na frente do marido.

Modesto é um dos maiores oradores que eu já ouvi. E o ouvi pelo menos uma dezena de vezes.

É sempre impossível não se emocionar com as suas palavras, que nascem na alma, passam pelo coração – onde ganham corpo – e saem pela boca e pelos olhos, que sempre atestam a sinceridade dos sentimentos.

Anúncios

Responses

  1. […] para quem duvida que eu tenha feito a cobertura da comissão, é bom ler o post anterior (ou clicar aqui). Paulo Teixeira (PT-SP), Camila Vallejo e Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) – Foto: Rogério Tomaz […]

  2. Só hoje vi esta linda matéria com e sobre meu querido pai. Sou filha de Modesto da Silveira com muito orgulho. O nome de meu pai é Antonio Modesto da Silveira, mais conhecido como Modesto da Silveira e não Modesto Pires da Silveira. Agradeço vossa atenção.

    Margaret Modesto

    • Obrigado pela correção, Margaret.

  3. Estou assistindo na TV Câmara o pronunciamento de Dilma V. Rousseff e de Modesto da Silveira onde a presidente relembra em seu discurso de três companheiras e dentre elas afirma o que aconteceu com Maria Aparecida Lara Barcellos (Dodô e/ou Dorinha), que apresentei seu caso no meu depoimento na CNV; e, ainda, não tive nenhuma resposta desta minha presença que culminou com a minha participação na 49ª Sessão Extraordinária de Direitos Humanos realizados em Brasília/DF de 11 a 15/11/13 e no Fórum Mundial de Direitos Humanos realizados também em Brasília/DF de 11 a 13/12/13, onde pude participar como vítima de erros judiciários inspirado, instituindo e presidindo a Associação de Defesa dos Direitos Humanos e das Vítimas de Entidades Públicas e Privadas (A.D.D.H.V.E.P.P) CNPJ nº 07.137.809/0001-09 SOS/SOCORRO URGENTE/HELP!..Tal como aconteceu com o pugilista negro RUBIN “The Hurricane” CARTER que ficou preso quase 20 anos sendo inocente; tendo sido visitado pelo cantor e compositor BOB DYLAN que fez a letra e música dando-lhe o seguinte nome: Hurricane (Furacão); Denzel Washington ganhou o Globo de Ouro e foi indicado para o Oscar pela sua performance no filme “The Hurricane Eyes (Olhos de Furacão); Quando saiu da prisão idealizou e instituiu a A.I.D.W.Y.C tendo-a presidido no período de 1993 a 2005 na sua sede em Toronto/Canadá… .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: