Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 18/08/2011

Patativa do Assaré conforta mais uma vítima da Carroça Desembestada

Meu sonho de guri, desde os 10 anos, era ser jornalista esportivo. Foi o esporte que me levou ao ofício que hoje exerço, aliás. Se ainda não tenho disposição, inspiração e saco para ser cronista esportivo profissionalmente, pelo menos vou escrevinhando algumas coisas ali e acolá.

Segue artigo publicado hoje no glorioso Impedimento, o melhor blog de futebol do Brasil.

Patativa do Assaré conforta mais uma vítima da Carroça Desembestada

http://impedimento.org/2011/08/18/patativa-do-assare-conforta-mais-uma-vitima-da-carroca-desembestada

Enquanto eu terminava a matéria sobre a Marcha das Margaridas, o colega GREMISTA Sandro Mendes me informava o placar do jogo, que ouvia pela Rádio Gaúcha. A cada gol do Vozão, me olhava e o sorriso amarelo o denunciava:

– Gol do Ceará… (3X)

Eusébio, nome de cidade da Grande Fortaleza e do único craque da história do futebol de Portugal, abriu a porteira com o gol ESTETICAMENTE mais valioso da rodada (veja os gols aqui).

Marcelo Nicácio, tranquilo como quem come um churrasco no Carneiro do Ordones* numa matinê de segunda-feira, EMPRENHOU duas vezes a baliza do goleiro injustamente reserva do escrete de Mano Menezes.

Envolto na atmosfera da Marcha, lembrei  do monumental Patativa do Assaré, maior poeta popular da história desse Brasil varonil. Se vivo estivesse, Patativa desfiaria uns versos para homenagear a superioridade do Ceará e consolar o Grêmio após a noite de ontem:

Com faca amolada e mão jeitosa
Se corta a carne mode fazê assada
Salpica vinagre, cebola e um tiquim de alho
‘Inda bota de lado um tantim de queijo coalho
Pra servir gaúcho recém-chegado
E não voltar enfezado pela goleada venturosa

O certo é que depois do apagão temporário nas partidas contra Fluminense, Avaí e Santos, os jogadores do professor Vágner Mancini mostraram que a Carroça Desembestada não empacou no meio do caminho.

A vitória contra o Corinthians no último domingo só não veio porque o Campeão Interplanetário do Apito Amigo contou, como sempre, com a costumeira e camarada incompetência da arbitragem, que anulou um gol legítimo do Vozão – de Nicácio, é óbvio.

Dias antes, pela Sulamericana, o São Paulo do vovô Rivaldo já havia entendido porque os torcedores do Alvinegro de Porangabuçu não precisam fazer check-up de coração. A vitória com gol – de Nicácio, evidentemente – aos 48 do segundo tempo, quando o menino do placar já se preparava para apertar o BILOTO da luz e deixar a sala, foi mais um teste cardíaco oferecido aos aficionados do Vozão.

Sábado a peleja é contra o Cruzeiro de Montillo e Papai Joel, em Uberlândia. Serei testemunha ocular. E espero sair do Parque do Sabiá cantando alegre feito passarinho em dia de sol.

Rogério Tomaz Jr.

*Ordones é o dono do melhor restaurante de Fortaleza especializado em carne de carneiro, borrego e afins, que também é um tradicional recanto de encontro da torcida Alvinegra. O irmão do Ordones, o Zequinha, vive em Brasília e é o proprietário do Carneiro e Picanha, uma das melhores opções de comida nordestina na capital federal. Ambos são DOENTES pelo Ceará Sporting Club.

Assista aos gols da partida:

Ceará 3×0 Grêmio – Brasileirão 2011

Esse abaixo é o Sandro Mendes, vovô-garoto que exibe com orgulho a paixão gremista, sem perder o bom humor nas jornadas infelizes do seu time.

Anúncios

Responses

  1. sem palavras … maravilhoso …

  2. E viva o vozão.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: