Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 15/08/2011

Princípios editoriais da Globo: nem a máfia é tão cínica

As máfias italianas enviam flores aos velórios de suas vítimas. Embora revestido de um caráter mórbido e irônico, o gesto é sincero e expressa o respeito pela dor da família.

Por mais surreal que possa parecer, até os mafiosos têm códigos de ética que são respeitados (entre eles).

Das organizações Globo, não se pode dizer o mesmo. Pelo menos desde o surgimento da TV Globo, em 1965, a história atesta que as empresas da família Marinho, via de regra, não respeitam os princípios básicos do jornalismo. Da ética (pretensamente) universal, tampouco.

A TV Globo nasceu de um acordo fraudulento que violava a Constituição. É o famoso acordo com a Time Life, que virou alvo de CPI que acabou se transformando na primeira grande “pizza” do novo Congresso Nacional em Brasília. Mais detalhes do episódio nebuloso estão no clássico “A história secreta da Rede Globo”, do saudoso jornalista Daniel Herz, disponível para download aqui.

De lá para cá, a Globo apoiou a ditadura militar, fez campanha (travestida de cobertura eleitoral) para Fernando Collor, Fernando Henrique duas vezes, José Serra, Geraldo Alckmin e novamente Serra, em 2010, e tratou os governos petistas de Lula e agora Dilma como alvos de intensa e diária campanha difamatória disfarçada de jornalismo.

Sem falar no escândalo Proconsult, nas eleições para governador do Rio de Janeiro em 1982, quando a emissora se envolveu diretamente no esquema para dar um golpe eleitoral-midiático e evitar a eleição de Leonel Brizola.

Ou a estratégia de abafar as Diretas Já ou, ainda, as diversas falcatruas financeiras – envolvendo Banerj, Banco do Brasil, BNDES e outras instituições vítimas da “habilidade” do clã Marinho – que são listadas por Roméro Machado da Costa no artigo “A síntese do Império Globo de Crimes“.

Vale sempre enfatizar: o “jornalismo” da Globo hoje é comandado por um sujeito que escreveu um livro defendendo a tese, em essência, de que não existe racismo no Brasil. Alguém consegue levar a sério uma empresa como essa?

Por isso, ver a Globo falar em princípios editoriais – divulgados com pompa no último 6 de agosto, só um pouquinho tarde – é uma piada pronta.

E, por falar em comédia, foi isso que fez, de forma brilhante, o Ênio Barroso, do blog PTrem das Treze, com o vídeo abaixo. Assista e divirta-se.

A Globo e os princípios editoriais

Os detalhes dos escânadalos da Globo podem ser conhecidos na seleção especial de textos preparada pelo Fazendo Media:

http://www.fazendomedia.com/globo40/globo40.htm


Responses

  1. […] Princípios da Globo e a ética da máfia var cid= 2799; Tweet (function() { var s = document.createElement('SCRIPT'), s1 = document.getElementsByTagName('SCRIPT')[0]; s.type = 'text/javascript'; s.async = true; s.src = 'http://widgets.digg.com/buttons.js'; s1.parentNode.insertBefore(s, s1); })(); 0 comments Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão: […]

  2. Se eu fosse de escrever, meu livro seria vc. Salve sua lucidez humana e profissional Dr. Roger.

  3. Rogério, muito bom! Texto direto e denso. Abraços do 606.

  4. […] https://brasiliamaranhao.wordpress.com/2011/08/15/principios-editoriais-globo/ Share this:TwitterLike this:LikeBe the first to like this post. Esta entrada foi publicada em 2010 – Eleições, Aécio Neves, aborto, Atualidades, audiência, Audiencia Da Tv Ibope, audiencia de tv, Audiencia E Tv, audiencia na tv, Celebridades, CNBB, filmes, Globo, ibope, ibope da tv, ibope tv, Juventude PSDB/MG, mídia, noticia de tv, noticias, novela, opinião, Parlamentares tucanos, politica, Programas, PSDB, Publicidade, Real Time, Real Times, Record, sbt, Sem Categoria, televisão, ultimas noticias, Uncategorized, video. Adicione o link permanente aos seus favoritos. ← Rosinha continua prefeita e Globo se omite.Casal 45. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: