Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 03/08/2011

O último artesão das caixinhas de música (?)

A palavra engenheiro deriva do latim ingenium, que significa “engenho”, mas também denota “talento, qualidade nata”. O menino Celso Mamede sonhou e concretizou o desejo de se tornar engenheiro e exerce há décadas o ofício que desejou e escolheu. Nos últimos anos, uma outra paixão de infância ocupa boa parte do tempo em que Celso não está envolto nos cálculos e inspeções: caixas de música. Aproveitando o tempo livre que tinha quando morou em Portugal, por conta de estudos, Celso dedicou-se a aprender algumas artes do ofício de joalheiro empregadas na construção de caixas de música, normalmente usadas como porta-jóias. Das primeiras experiências até uma peça funcional e agradável aos olhos,alguns bons anos se passaram. “Como todo invento, o início foi basicamente tentativa e erro”, me contou em sua oficina/estúdio, improvisada num quarto do seu apartamento no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ). Até acertar o aspecto mecânico, de junção das peças musicais com o corte certo das caixinhas de madeira, de modo a garantir uma acústica ideal, Celso testou dezenas de protótipos. O desafio seguinte foi melhorar o acabamento das caixas. Nisso contou com a valiosa ajuda da esposa, Sueli, arquiteta-artista, para finalizar suas obras.

Celso e uma de suas obras de arte

No “hobby profissional” que o faz passar de engenheiro a artista e de artista a engenheiro, Celso criou a S.M. Art, loja que funciona apenas através do comércio eletrônico.

Celso: de engenheiro a artista e vice-versa, realizando os sonhos e vivendo paixões da infância

O estúdio é apinhado de caixas prontas, semiprontas, ferramentas e matérias-primas, inclusive peças musicais importadas da Alemanha e de outros países.

Peças da SM Art no estúdio improvisado de Celso Mamede

Celso remete seus produtos para vários cantos do Brasil. Além do próprio Rio, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte são os destinos mais comuns das encomendas. Além das caixas de música, a loja vende pingentes para cortinas (na forma de bonecas), móbiles musicais para berço e mecanismos musicais. Trata-se de um dos últimos fabricantes artesanais (ou talvez o último!) de caixinhas de música no Brasil. Fica a sugestão de presente. Conheça a loja: http://www.smart.art.br – Fone: (21) 2420-5305

*****

Como cheguei até Celso Em julho de 2010, Karine (uma das pessoas mais criativas que conheço) comenta, empolgada: – Vou dar de presente [a um casal amigo que estava prestes a subir ao altar] uma caixinha de música, daquelas que tocam várias melodias, “Somewhere over the rainbow” e outras… Na mesma hora começei a imaginar (“será que ela vai gostar?”) e a visualizar (“será que vai combinar?”)… Terminada a sempre divertida noite de conversa com a Karine, andei quatro ou cinco quadras e voltei pra casa da Tamara e do Marcelo com a ideia fixa na cabeça. Foram vários dias de intensa procura. Na Internet, por telefone pelas lojas de variedades “especiais” (Imaginarium e afins) e por longas caminhadas no centro do Rio (inclusive na Saara – Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, para quem só conhece a sigla), sem nenhum achado satisfatório. O máximo que encontrei foram algumas caixinhas chinesas, frágeis, mal acabadas e esteticamente questionáveis. Quando já estava perto de voltar a Brasília, quase desistindo da busca, achei a mensagem de um certo Celso num fórum virtual, informando que era do Rio de Janeiro e que vendia através do site. Quando abri o www.smart.art.br fiquei encantado e aliviado: a busca havia terminado! Mas havia outros desafios. Faltavam quatro dias para o aniversário dela e não havia tempo útil para que o presente chegasse ao destino. Premido pelo tempo, escrevi ao Celso perguntando se eu poderia buscar a caixa diretamente no estúdio. Em princípio, isso não era permitido. Insisti, telefonei, expliquei a situação e recebi a autorização. Parti do Catete ao Recreio. Duas horas que não demoraram a passar graças à alegria pela missão cumprida, no limite do tempo disponível. De uma simples entrega do produto, a viagem se transformou em conversa agradabilíssima. Celso, muito simpático, me convidou para conhecer o estúdio e falou com prazer da paixão da criança que se tornou hobby do engenheiro. A curiosidade do cliente virou encantamento do jornalista. Ou vice-versa. Tanto faz. Tirei algumas fotos e fiz um vídeo informal (abaixo) com Celso mostrando um pouco da sua arte. PS: Escolhi a caixinha à manivela (foto abaixo), simples e delicadamente bela, como tantas coisas na vida. O que a alguns pode ser um incômodo (rodar a manivela para tocar a música), para mim é a metáfora perfeita: cada pessoa toca a música da sua vida no seu ritmo e da forma que mais lhe agrada. PS2: Para entrar em contato com o Celso Mamede: contato@smart.art.br ou (21) 2420-5305

Cada um toca sua vida e sua música no ritmo que deseja.

Assista ao vídeo com uma pequena demonstração da arte do Celso:


Responses

  1. Muito lindo! Obrigada mais uma vez amigo! Sempre nos mostrando algo diferente. Beijocas!

  2. Eu também sou cliente do Celso. Já comprei várias caixinhas fabricadas por ele. Presente original, de muito bom gosto e com fino acabamento. Recomendadíssimo!

  3. Que lindo! Adoro ler as estórias e ofícios das pessoas que tu encontra por aí. =]

  4. Preciso de um telefone para fazer pedido de caixinha de musica com a manivela. preciso de 1.830 peças sabe onde consigo?

    • Também preciso urgente de um telefone para fazer um pedido. Mandei mensagens pelo “fale conosco” e para o email da loja e ainda não tive retorno.

      Por favor, quem tiver informações me mande um email :
      vitorsilvapaiva@gmail.com

  5. preciso comprar!! hahaha como faço… algum e-mail, telefone, or favor gostaria da ajuda p contatos… mito obrigado!! otimo trabalho sem duvidas!!😉

  6. Quem tiver o telefone do Celso, por favor me envie. Ele não reponde aos e-mails…

    • Olá, aqui é Celso que faz as caixinhas de música.
      Estive durante meses “fora do ar” devido a uma tendinite que me impossibilitou de trabalhar.
      Mas já estou voltando lentamente a refazer meu estoque e em breve terei produtos para oferecer.
      Abraços,

      Celso

      • Bom dia, Sr. Celso! Por favor, preciso muito de sua ajuda. Na caixinha de jóias que era de minha falecida e amada mãe, antiga, linda, e que toca “la vie en rose”, com imenso valor sentimental para mim, o pequeno pino que libera a música quando a caixa é aberta emperrou para dentro, Estou inconsolável. Por favor, o sr poderia me indicar em São Paulo, Capital, alguém que conserte caixinhas de jóias, e que seja competente, honesto e confiável como o senhor? Meu nome é Felicia Valente, e meu email é feliciavalente@yahoo.com .Antecipadamente agradeço a atenção.

  7. Que beleza! Estou muito encantado com o trabalho. Queria saber se o sr. Celso tem o se faria uma caixa com a melodia da música tema de “Cinema Paradiso”.

    Pra quem não conhece a canção, aí vai um link do youtube para ouví-la.

  8. ola:) gostaria de saber por quanto é que fica mandar fazer uma caixinha de musica

    • Daniela,
      Atualmente estou me recuperando de uma lesão no cotovelo direito que me obrigou a paralisar os trabalhos por vários meses.
      Mas voltei a trabalhar nesta semana para repor todo o meu estoque.
      Isso levará alguns meses mas poderei oferecer uma variedade grande das minhas caixinhas.
      Mesmo assim, visite meu site e volte a fazê-lo daqui a alguns meses para ver “e ouvir” os sons das minhas queridas caixinhas.
      Atenciosamente,
      Celso Mamede

  9. Boa tarde

    Por acaso voce teria uma caixinha de musica com o tema Claire the Lune?
    compositor Debussy.


    Aguardo retorno

    Karen Leite-SP

    • Karen,

      Produzo todas as etapas das minhas caixinhas, menos os mecanismos.

      Estes, eu os importo com as melodias já definidas e Claire de Lune não está em meu estoque.

      Lamento não poder atendê-la.

      Agradeço a sua visita.

      Atenciosamente,

      Celso

    • Boa noite,
      Finalmente tenho disponível a melodia Clair de Lune.
      Se ainda desejar, segue meu contato:
      contato@smart.art.br
      Atenciosamente,

      Celso Mamede

  10. Olá amigos,

    Notei que muitas pessoas têm dificuldades em me contatar.

    Segue um telefone para facilitar a vida de todos: (21)7817-5521

    Abraços a todos e um abraço especial para o Rogério.

    • Maravilha, Celso. Atualizei o texto, incluindo o email e esse telefone que você colocou.

      • Grande Rogério, obrigado.

        Forte abraço

        Celso

    • Boa Noite,
      Parabéns duplo hoje……..
      Pelo seu trabalho maravilhoso com as caixinhas e pelo seu niver…..
      Td de bom p/vc e sua familia….

      • Elaine,
        Muito obrigado pelos votos.
        Tudo de bom para você também.
        Celso

    • Esse telefone não faz mais contato comigo.
      Podem ligar para este (21) 2420-5305
      Obrigado, Celso Mamede

  11. Menino …. magnifica tua historia , amei … parabéns a TI e ao Artista Engenheiro Sr. Celso …

  12. Quem faz caixinhas de músicas é uma pessoa muito especial,sensível.

  13. Preciso de uma caixinha para presentear uma linda menina de 5 anos de idade e que manifestou gostar.Gostaria que tivesse motivos infantis nela e as músicas teria que escolher com vc,Celso.Envie-me uma resposta.
    Grata
    Imaculada Campos
    imaculada_campos@hotmail.com

  14. “Claire the Lune”

    Vc conseguiria esta caixa? Obrigado.

    • Prezado Fabio,
      Finalmente tenho disponível a melodia Clair de Lune.
      Se desejar contato comigo, escreva para:
      contato@smart.art.br

      Atenciosamente,

      Celso Mamede

  15. Oi Celso,

    Descobri o seu site procurando quem conserta caixa de música para minha esposa.
    Porém pelo que li na matéria você apenas fabrica e vende esse equipamento, não tendo encontrado nenhuma referência a conserto, a nãq ser no depoimento do jornalista que se tornou seu amigo.
    É pena, então, que você não possa me atender, mas de qualquer maneira foi uma satisfação em conhecer o homem de “engenho” e arte.

    sudanprm@gmail.com

  16. Eu fiz uma musica para meu bisneto que vai nascer e gostaria que o senhor fizesse uma caixinha com minha musica, poderia ? Como devo fazer se caso o senhor aceitar minha sujestão? Acho que é um lindo presente e para sempre…..

  17. Porque o Sr, Celso não responde?????que outro jeito de falar com ele????

    • Prezada Miriam, este é apenas um blog que fez uma nota sobre o trabalho do Celso. Para entrar em contato com ele, entre no site indicado no post.

      • Grande Rogério!
        Hoje entrei para visitar esse post maravilhoso que você fez e que de vez enquando veho visitar.
        Já falei com a Mirian hoje mesmo.
        Como você está? E a Argentina? Está rendendo frutos?
        Aproveitando, se puder trocar o email do PS2 para: contato@smart.art.br, te agradeço.
        Mudei porque recebia toneladas de spam.
        Um forte abraço,
        Celso Mamede

      • Grande Celso!
        Que maravilha que o post está permitindo às pessoas conhecerem sua arte! Fico muito feliz com isso!
        Atualizei o contato. Em 2015, até maio ou junho, me torno residente oficial de Buenos Aires. Por enquanto, vou indo lá colher histórias e acompanhar algumas coisas importantes nas duas margens do rio da Prata, como nesse fim de semana, quando vou a Montevideu acompanhar o 2º turno da eleição presidencial (mas, claro, passo um dia em Buenos Aires pra matar a saudade!).
        Grande abraço e ótimo fim de ano pra você e sua família!

      • Rogério, que máximo!
        Te desejo o maior sucesso na Argentina, apesar de que as coisas por aí estejam também complicadas, como a nossa situação aqui está ficando.
        Se você ficar comendo demais essa carne maravilhosa nas duas margens do Rio da Prata, tome cuidado com a barriga!!
        Te desejo sucesso e um final de ano perfeito para você e para todos aqueles a quem ama.
        Um forte abraço,
        Celso Mamede

        PS.: Estou criando um Blog para divulgar mais o trabalho.
        Agora a engenharia ocupa menos tempo na minha vida e as caixas bem mais. Menos dinheiro, porém mais feliz!

  18. Tenho duas caixinhas de música antigas e gostaria de restaurar vc pode me ajudar

  19. Olá boa noite, o Sr Celso ainda faz as caixinhas? Mandei email, mas dá como inválido. Agradeço desde já qlq informação.


Deixe uma resposta

Categorias

