Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 29/07/2011

Personagens de Montevidéu

O taxista narrador de futebol

– Gosto de trabalhar de taxista porque conheço muita gente, de todos os lugares do mundo. Mas a minha grande paixão é o futebol. Gostaria de ter sido narrador de partidas no rádio.

Pergunto a Nelson, no caminho do aeroporto para a Ciudad Vieja, por que não a TV. A resposta é imediata:

– Porque o rádio tem muito mais vida – e depois narra o que seria um gol de Forlán contra a Argentina, na partida do dia seguinte.

Comento que irei assistir ao jogo com o autor d’As Veias abertas da América Latina” e ele me pede que repasse um recado.

– Por favor, peça para ele falar mais sobre o Nacional. Estamos precisando!

Acabei esquecendo de dar o recado.

*****

O coração aberto

Ele tem pressa. Não pode chegar atrasado à reunião

– Reunião da entidade de economia solidária? – pergunto.

– Não, da minha terapia em grupo.

E conta que uma vez por semana vai à reunião de assistência psicológica familiar, onde se encontra com pessoas que enfrentam problemas semelhantes.

– Perdi o convívio com a minha esposa e com a minha filha porque errei. Fui denunciado por violência familiar. Estou agora pagando pelo meu erro.

Minha garganta dá um nó.

A serenidade nas palavras e no olhar contrasta com a situação que vive. Miro bem nos seus olhos e consigo enxergar a profunda dor que sente aquele homem de quarenta e poucos anos.

Sua pressa não o faz desistir de me guiar até a parada onde posso tomar o ônibus para ir a um tango.

Tampouco o fato de ter me conhecido menos de trinta minutos antes o impede de abrir seu coração e escancarar suas angústias mais íntimas… que não o fazem, porém, perder a simpatia e o sorriso.

– Os uruguaios somos assim – diz, quando agradeço a confiança e a cordialidade.

*****

O porteiro borracho

Num mercado no centro, onde se aprende a dançar tango e depois se pratica, o porteiro bonachão, sem ser rude, a cada hora e pouco vai ao balcão buscar sua dose de uísque puro malte.

– É para ele ficar acordado – me tranquilizam.

*****

O raro goleiro que jogou nos dois grandes do Uruguai

– Quando você joga em um, fica marcado e jamais poderá vestir a camisa do outro. Assim me explicou Jorge um aspecto da rivalidade entre Peñarol e Nacional, os dois grands clubes de futebol do Uruguai, que estão no panteão dos grandes da América e do mundo, embora os resultados dos últimos anos não sejam lá muito alentadores.

– Consegui jogar nos dois (ainda juvenil) porque era do interior – completa o senhor de 74 anos que não dispensa um vinho e um tango e que nasceu num lugar que dá vontade de conhecer só pelo nome: Las Flores.

– É muito bonito. Não deixe de ir lá algum dia.

Jorge, o raro goleiro que jogou no Nacional e no Peñarol (foto: Rogério Tomaz Jr.)

*****

O chiviteiro pianista

Julio César faz um dos melhores chivitos – sanduíche tradicional do Uruguai – da cidade.

Quando não está em sua lanchonete no Mercado do Porto, estuda piano clássico. Em breve dará aulas.

Descobre que a Juliana toca violoncelo e a conversa vai longe, da Idade Média à contemporaneidade, de Mozart a Richard Clayderman. De filmes a concertos históricos.

Degustei meu chivito acompanhado de uma aula de música clássica que me fez ter vontade de entrar para o ramo. Foi apenas um impulso. Prefiro ficar aplaudindo da plateia. Os deuses da arte agradecem.

Chivito do Julio César, no Mercado do Porto de Montevidéu (Foto: Rogério Tomaz Jr.)

O pianista e a celista (Foto: Rogério Tomaz Jr.)

A celista, o pianista e o periodista (Foto: automática)

*****

Assim foram minhas primeiras 24 horas em Montevidéu.


Responses

  1. q belas coisas te aconteceram nesta viagem nn . raconte historias q te tocam muito, de pessoas simples , que vivem o dia a dia como nos
    …. mas esqueceste de passar recado a Eduardo , deves voltar la’ viu kkkkkk

  2. Cara, isso foi só nas primeiras 24 horas? Imagino o que veio depois….
    Sobre o pianista e a celista: Inveja!!! Sonho em aprender violoncelo!!


Deixe uma resposta

Categorias

