Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 24/06/2011

Roberto Carlos abandona partida após insulto racista

Atitude muito digna teve o lateral brasileiro Roberto Carlos, na rodada de quarta (22) do campeonato russo de futebol.

Seu time, o Anzhi, vencia por três a zero o Krylia Sovetov, mandante do jogo, quando uma banana foi arremessada ao campo, bem próximo a Roberto Carlos.

O jogador não teve dúvida: se retirou da partida.

É o segundo ato desse tipo que acontece contra Roberto Carlos esse ano. O primeiro, também no campeonato russo, ocorreu em março passado, quando um torcedor do Zenit ofereceu uma banana ao atleta.

O brasileiro disse à imprensa que não tem vontade de voltar a jogar e cobrou providências contra esse tipo de ato. Assista ao vídeo com o lance.

Roberto Carlos deixa partida após insulto racista

Camisa do Anzhi sugere igualdade racial, mas torcedores adversários na Rússia parecem não concordar com ideia. (Foto: Kirill Kudryavtsev/Epsilon)

Roberto Carlos merece parabéns pela atitude.

Pessoalmente, torço para que ele não abandone a carreira por conta da estupidez humana, mas será uma escolha compreensível caso isso se confirme.

Ademais, seria muito bom que um atleta de renome internacional como ele dedicasse parte do seu tempo e emprestasse o seu prestígio à luta contra o racismo, assim como tem feito Lilian Thuram, ex-zagueiro do Barcelona, da Juventus de Turim e da seleção da França campeão do mundo em 1998.

Thuram criou uma fundação para combater o racismo (http://www.thuram.org) e viaja o mundo para dar palestras e participar de atividades sobre o tema.

O francês (nascido em Guadalupe, pequena colônia da França no mar do Caribe) também publicou um livro, “Mes étoiles noires” (“Minhas estrelas negras”, em português), no qual fala sobre pessoas negras de sucesso que são suas referências. Espero que seja logo publicado por aqui.

Racistas de todo o mundo, Lilian Thuram não se calará diante de vocês.

Anúncios

Responses

  1. não é a primeira que roberto carlos é alvo de racismo. na espanha aconteceu isso com ele. e com e’too, entre outros. por mais que a fifa faça campanha (ou bote faixas) contra isso ele acontece. se esses países fossem evoluídos do ponto de vista civilizatório já teria leis severas (como tem no brasil) contra a prática do racismo. talvez se colocassem leis muito severas a maioria da população fosse punida… será que é isso? talvez. tem gente que precisa de polícia. os bárbaros precisam de polícia. esses cars racistas precisam de…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: