Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 26/04/2011

Casa dos Autistas da MTV é uma das maiores bizarrices da história da TV

ATUALIZAÇÃO PARA QUEM AINDA NÃO SABE OU NÃO VIU:

MTV fará programas para debater autismo e inclusão de deficientes

Abaixo o post inicial sobre esse assunto.

*****

A MTV, embora seja do grupo Abril (que edita Veja e muitas outras porcarias), tem um histórico de pautar e até apoiar bons temas e debates no latifúndio improdutivo de ideias que é a grande mídia.

Música independente, democratização da comunicação, descriminalização das drogas, racismo, machismo e outros tipos de preconceito, entre tantos assuntos censurados pelo grosso da mídia comercial, já foram abordados na filial brasileira da emissora musical dos EUA.

Neste mesmo blog já saudei (aqui e aqui) a criatividade irônico-iconoclasta do pessoal do Comédia MTV, criadores do Gaiola das Cabeçudas.

Desta vez, entretanto, o canal cometeu um erro que já entra para a galeria das maiores bizarrices da história da TV no Brasil.

No final de março, ao exibir o quadro “Casa dos Autista” (vídeo ao final do texto), a MTV não apenas tratou de forma preconceituosa e irresponsável um tema complexo e delicado. Ela reforçou um estereótipo irreal que desinforma e prejudica o trabalho de milhares de pessoas que lutam por políticas públicas adequadas para facilitar a integração e a convivência de quem possui autismo ou qualquer outro tipo de transtorno mental.

Dito de forma clara, a MTV violou direitos. Direitos humanos, como a dignidade e o direito à informação.

Desculpas formais — como foi feito através de nota oficial — não bastam.

O mínimo que se pode esperar da emissora é a realização de um programa ou uma série de programas para debater o assunto com especialistas, militantes, autoridades públicas e, obviamente, pessoas autistas.

Criei uma petição pública eletrônica para repudiar o quadro bizarro e cobrar da MTV este direito de resposta*. Se o mesmo não vier, eu mesmo serei um proponente de ação judicial contra o canal.

Para assinar a petição, clique no link abaixo:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9305

Assista (até onde a sua indignação permitir) ao vídeo do quadro bizarro.

Comédia MTV – Casa dos Autistas


Apesar de ter ganho notoriedade apenas há poucos dias, a repercussão negativa do episódio foi enorme. Na Câmara dos Deputados, diversos parlamentares protestaram e criticaram duramente o quadro.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é jornalista de formação, encaminhou representação contra a MTV ao Ministério Público Federal.

Já a deputada Rosinha da Adefal (PTB-AL) fez pronunciamento sobre o caso e afirmou que irá discutir o mesmo na Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para saber mais sobre autismo: www.autismo.org.br (a animação que abre o site é tocante e suficiente para quebrar vários preconceitos)

Criatividade nem sempre se encontra com respeito

O João Kléber e a Rede TV! protagonizaram o primeiro grande caso que deu origem a um direito de resposta em razão de violações de direitos humanos. Em 2005 foi veiculada a série “Direitos de Resposta”, abordando praticamente todos os direitos humanos, além de temas como direitos dos telespectadores e humor na TV.

Para saber mais sobre aquele movimento que representou um marco e uma vitória histórica na luta pelos direitos humanos e pela democratização da comunicação:

http://www.direitosderesposta.com.br

Anúncios

Responses

  1. Infelizmente o programa entra para o latifúndio improdutivo que vc bem descreveu, Rogério. Petição assinada. Valeu pela iniciativa! Abraços, Ju.

    • Palhaçada,onde está a inclusão, os direitos da cça e do adoslescente,nós temos que amar e respeitar estas crianças que apesar de autistas são maravilhosas, sou professora de Ed Especial e fiquei indignada com a ignorância deles, bjos.

  2. Temos que nos unir contra esse tipo de absurdo! Estamos juntos!

  3. vije, não consegui assistir nem 30 segundos..

  4. Precisando de OAB? Entre em contato, Mestre! Adoraria estar ao seu lado nessa batalha.

  5. Rogério, parabéns pela iniciativa, já assinei a petição. Agora, quanto a MTV, não é qualquer desculpinha que vai mudar a situação… Estou sem palavras, de tanta raiva de uma coisa tão escrota e desumana….

  6. E ainda dizem que é um programa de humor…

  7. Nem consegui ver o resto do programa. TERRIVEL!

  8. Que saudade da MTV do comecinho dos anos 90.

  9. Francamente! As pessoas levam as coisas muito a sério!
    Era um programa de HUMOR! Humor não é pra ser levado a sério!
    A patrulha do politicamente correto ataca novamente!
    Deputados fazendo representação? Porque não trabalham pra erradicar a corrupção que assola as própria casa legislativa?

    • Humor???? Na minha cabeça, humor não tem a permissão de ofender e desrespeitar pessoas que lutam para ser aceitas a cada dia… Simplesmente representar um preconceito estúpido que não reflete a realidade e reforça a estigmatização de pessoas vulneráveis é algo que enoja a qualquer ser humano… Rir disso é a manifestação de um empobrecimento moral e humano de algumas pessoas que se acham superiores a tudo e a todos…
      E o deputado Paulo Pimenta está corretíssimo!!! Nem só de corrupção vive nossa miséria moral, mas de desrespeito e preconceito que, infelizmente, caracteriza nossa sociedade…

      • Assino embaixo palavra por palavra no que escreveu o João Paulo. Acrescento que expressar criatividade e ideias através do humor, inclusive críticas a pessoas, instituições e comportamentos, é um direito fundamental, mas há limites para isso e estes são ultrapassados quando os direitos de outras pessoas são violados. E uma ação judicial nada mais é do que um instrumento de uma sociedade livre e democrática para reclamarmos os nossos direitos.

    • Se vc tivesse alguém na sua familia com autismo e não conseguisse obter ajuda de lado nenhum, certamente não faria esse comentario infeliz. Se por um acaso vc fosse homosexual, não iria gostar tbm de um programa de humor ridicularizando a sua classe. Então tente conhecer o autismo, que certamente sua opinião iria mudar.

  10. A irresponsabilidade nunca foi criatividade…como ainda neste país,veículos de comunicação de massa continuam a exorbitar daquilo que chamam de ‘direito’.Nunca fui favorável a censura,porém, diante de casos revoltantes como o da MTV ,a censura deveria partir de todas as pessoas de bom senso evitando assistir os programas desse canal e similares.Da minha parte, inicio uma luta paralela.Sou avô de um AUTISTA com muita honra,pessoa pura que nunca poderá ser comparada com iconoclástas gratuitos da TV…

    • Caro João Bosco,

      Num entender rápido, acredito que, além do Ministério Público, qualquer um que seja autista ou represente um autista (ex.: guarda de filho) é parte legítima para ingressar com uma ação de indenização por danos morais contra a MTV. Existe ato ilícito (tanto pelo art. 186 quanto pelo art. 187 do Código Civil), nexo causal e dano moral (violação a imagem e a honra – todos direitos da personalidade protegidos pelo art. 12, CC). Além disso, obviamente, a MTV agiu por culpa (negligência), configurando a hipótese do art. 927, CC.

      Claro que o melhor seria que alguém coletivamente impetrasse essa ação, por meio de uma associação constituída há pelo menos um ano, através de uma Ação Civil Pública. Alguma sugestão?

      • AIN, TEM GENTIIH TÃO SHAATAH NÉH? SSÓ SABI FALAR ESSAS COISAS CHISQUIS, MAIS NEM SABE NADA 😡

        NÓS QUEREMOS LEITE NÓS QUEREMOS LEITE

  11. É uma pena que pessoas que se dizem jornalistas, e fazem um programa de televisão, continuam bricando e desreipeitando as fámilias que tem o maior amor e respeito por uma pessoa que tem alguém em sua fámilia com autismo. Só um pai e uma mãe que tem um filho com autismo, sabe como é díficil a luta para que os nossos tenham dignidade, se não bastasse o descaso dos governos, em todas as esferas, que não nos dão apoio nenhum, ainda vem uma emissora ridicularizar que passa por isso. Se um dia vcs tiverem algum filho que tenha autismo vcs saberam do que nós pais falamos. Amamos nossos filhos, lutamos muito por eles. Falo aos pais tbm, não se canse de lutar, pois aos ignorantes Deus perdoa, aos maldosos, ele devolve.

  12. É realmente lamentável esse tipo de brincadeira porém por que só fazem estardalhaço quando a “piada” é feita com um determinado “grupo”? Por que quando a “piada” é feita com homossexuais ou negros ou pobres não há qualquer tipo de crítica?

    Concordo que brincadeiras de mau gosto sejam totalmente execráveis porém há de se ter dois pesos e duas medidas!

    • Caro Alberto Oliveira,

      Você não está considerando que a maioria dos autistas não podem se defender por si mesmos.

      Por isso mesmo, vale a lembrança de que há isonomia substancial aristotélica quando tratamos os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade, na justa medida em que se desigualam.

  13. Infeliz, repulsivo e revoltante o quadro da MTV. Creio, porque eu quero crer, que isso resulta de uma profunda ignorância do que seja o espectro autista e da consequente luta, sacríficio e doação de todos os que lidam direta ou indiretamente com ele.

  14. Parabéns, Marcelo Mallet.Sou mãe de um filho autista MARAVILHOSO, e não aceito qualquer tipo de brincadeira, pois sei o quanto doi, e principalmente, sei que meu filho é inocente para saber se defender desses comentários maldosos.Que Deus ilumine.

  15. Não dá pra julgar uma emissora, nem mesmo um programa humorístico, por um fato isolado. Marcelo Adnet é, na minha opinião, o melhor humorista dos últimos tempos.O quadro ficou sem graça, com certeza. O trocadilho do nome “Casa dos Artistas” e “Casa dos Autistas” é bom, porém, o quadro podia ter sido apresentado de forma diferente.Só que as pessoas precisam aprender que nem tudo agrada a todos, e precisam aprender a não se ofender com tanta facilidade. Não acredito que as pessoas que participaram disso sejam preconceituosas, nem mesmo desrespeitariam um autista quando diante de um. Temos que lembrar que a todo momento as pessoas fazem piadas com gays, negros, portugueses, cegos, etc, e isso não é visto como monstruosidade. Eu tenho um primo cego que faz graça com sua própria condição. Pra mim, isso só mostra que ele é bem resolvido. Um dia ouvi Steven Dubner, fundador da Associação Desportiva para Deficientes, dizendo que “um deficiente mostra que superou sua situação quando passa a fazer piada de si próprio”. O que é melhor, um Roberto Carlos que não fala de seu acidente, que mostra que até hoje que não superou a falta de um membro e transforma isso em um tabu, ou uma moça que teve as duas pernas amputadas na altura da virilha, e aceita numa boa o apelido de “Metade” que os amigos lhe deram? O quadro ficou uma droga, cheio de gritaria e pessoas babando, mas acho que não podemos confundir a má qualidade do quadro com a intenção dos artistas em ofenderem alguém. Antes alguém que faz piada com deficientes mas que os respeita na vida real do que alguém todo “politicamente correto” e que no fundo é um preconceituoso. Vamos levar a vida menos a sério!

    • Cara Leila,

      Penso que Você não vive a realidade autista, porque de outra forma Você certamente saberia que a maioria dos autistas não tem condições de fazer uma piada sobre si mesmos, a minimizar, dessarte, suas próprias dificuldades com um humor sadio!

      Na realidade, o quadro da MTV foi um desserviço sem tamanho e que talvez, Você, leve muito tempo para compreender.

    • Leila,

      Nem esse nome você é digna de ter, quanto mais opinar sobre uma síndrome que você certamente desconhece, que por sua vez, não se compara com gays e etc, o pior não é ter que aturar o video, mais sim ler comentários imbecis como o seu.

      Tenha uma boa sorte em sua vida

    • Leila,

      Nem esse nom você é dignar de ter, quanto mais opinar sobre uma síndrome que você certamente desconhece, reflita melhor e pense nas famílias que tem um filho, irmão ou qualquer parente autista, você concerteza não tem um pingo de coerência para comentar sobre este assunto

    • Srª. Leila não é nossa intenção entrar em discussão com vc. e muito menos ofendela, mas nos leva a crer que…ou vc é amiga do marcelo adnet(com letra minúscula mesmo), ou trabalha na mtv. Pois se vc conhecer a realidade de uma pessoa com autismo, certamente irá mudar de opinião. entre em algum site com depoimentos de pais de crianças autista que saberá o que estou falando. Eles não tem preconceitos e nem maldades. Se estamos indignados com o que foi feito na televisão é pq sabemos o quanto é difícil correr atráz para darmos dignidade para eles. E pode ter certeza, quem tem um filho autista, não perde seu tempo fazendo piadas de quem quer que seja, eles nos ensinam a respeitar os diferentes. Quem sabe se um dia vc tiver alguém em sua familia, que vc goste muito, e seja diferente, saberá que não estamos sendo hipócritas e nem demagogos, só estamos tentando defender alguém que não estás nem aí pra isso. Mais nós estamos.

    • JA VI MUITOS COMENTÁRIOS QUE USAM O TERMO “POLITICAMENTE CORRETO” PRA TENTAR LIBERAR A FALTA DE RESPEITO, IGNORÂNCIA DO ASSUNTO, FALTA DE AMOR PRÓPRIO E PELO OUTRO. EM MUITOS COMENTÁRIOS SE OBSERVAR SÃO PAIS, MÃES, AVÓS , IRMÃOS , PARENTES , CONHECIDOS QUE CONVIVEM COM A SITUAÇÃO E SABEM O QUE SE PASSA E COMO E DURO A LUTA. GENTE NÃO VAMOS DEIXAR E NÃO NOS CALEMOS VAMOS LUTAR PELOS PARENTES, FILHOS. E QUE ESSAS VOZES QUE QUEREM JUSTIFICAR ÓDIO, REPRESSÃO, HUMILHAÇÃO ELAS QUE SE CALEM. DO LUTO A LUTA. INCORRETOS SÃO OS VÊEM E QUEREM SER CEGOS.

  16. Meu irmão é autista, possui características similares apresentadas no programa! Não vi problema algum no programa. De fato é o comportamento de alguns autistas. Desrespeito da MTV? De forma alguma!!! Desrespeito é a forma como eles são tratados nas instituições desse país cheio de damagogo.

    • Pois é Sávio! o quadro a MTV ajudou muito, então, na sua opinião, a acabar com a forma como os autistas são tratados nas instituições.

      Muito contraditório seu comentário.

      • Não julgo como preconceito apenas uma piada. Há formas muito mais constrangedoras e vexatórias que ninguém tá nem aí. Algo do tipo “Não podemos aceitar o seu irmão nesta escola pq não temos educadores capacitados”. É natural do brasileiro se doer pelos outros. Creio que existem coisas mais importantes pra se discutir e se lutar para com os portadores de autismo. Esse camarada do partido dos mensaleiros corruptos deveria criar projetos em prol dos mesmos e não se aproveitar da situação. Pura demagogia.

    • Prezado Sávio,

      Você desonra seu próprio irmão concordando com a MTV, também tenho um irmão autista, sou voluntário em instituições, e não vejo nenhum comportamento parecido com os que os “atores” interpretaram, estou achando que você quer trabalhar na MTV

    • Sávio, Sávio,

      Seu pseudo-silogismo leva Você a conclusões, naturalmente, equivocadas. Ora, se há um preconceito maior, quer dizer que não podemos combater uma das formas dele? Por ventura, se há lixos espalhados pelas vias públicas, quer dizer, então, que não devemos limpar o lixo que está em nossa casa? Ou, se a casa estiver pegando fogo, quer dizer que devemos ficar parados à espera dos bombeiros, se nós podemos utilizar um balde de água que está em nosso alcance para minimizar os efeitos deletérios do incêndio? “petitio principii”. Reflita Sávio, Você parece ser uma boa pessoa.

      • É Savio é por isso e por outras atitudes como essa sua que o mundo esta da forma que esta, mas sabemos que há um Justo olhando isto tudo espero que sua opinião ao longos de sua maturidade mude !!

    • Concordo com você, Sávio. Ao invés de fazer abaixo-assinado contra um programa de TV, vamos cobrar acessibilidade para os que precisam, escolas especiais, etc. É engraçado ver os que se dizem tão justos começarem uma resposta para mim com a frase “Nem esse nome você é digna de ter”… É a mania que o povo tem de jusgar as pessoas, julgam um programa por um fato isolado, julgam uma pessoa por um ponto de vista… Nem tudo no mundo é bonito, é certo, é perfeito. O autismo existe e está aí…

      • Leila, se/quando você for presa por um crime que não cometeu e, nesse meio, você apanhar dos policiais, estará tendo os seus direitos violados. Certamente você recorreria à Justiça para ter seus direitos reparados por conta do abuso de agentes do Estado. Tratar de forma indigna qualquer pessoa ou grupo social, utilizando estereótipos e valores preconceituosos, é igualmente uma violação de direitos humanos, que só é agravada (e não amenizada, como alguns podem pensar) pelo fato de os autores de tais violações terem pretendido fazer humor com a situação de pessoas que não escolheram possuir o autismo. Você pode pensar diferente e isso é um direito seu, mas não é porque a intenção era fazer rir que alguém pode ser isentado de ter cometido uma violação de direito. A Justiça é a instituição que temos para cobrar nossos direitos quando os mesmos são desrespeitados. E um abaixo-assinado é apenas um instrumento, entre tantos, que pode ser utilizado nesse contexto. Lamento usar um ditado tão gasto, mas de boas intenções o inferno está abarrotado.

    • O QUE VC TA FAZENDO PELO SEU IRMÃO. VC SAI COM ELE. BRINCA COM ELE. OU VC SAI DE CASA COMO SE NADA TIVESSE???

  17. Näo vi ofensa direta, por sorte quando näo gosto de algo na TV tenho como aliado o controle remoto. Humor pautado no politicamente correto, näo é humor, é pré-censura. Acredito que foi pontual, apenas um quadro apresentado uma vez. Se o tema for autismo como deveria ser apresentado? Ou autismo é em si algo que näo deve ser nunca cogitado? Se o humor é bom ou ruim, vai de cada um. Apoio a MTV no sentido de dar liberdade de criacäo a essa trupe que tem se esforcado em mudar a linguagem de enlatados como Zorra Total.
    No que se refere a politicamente incorreto tivemos no TV Pirata uma presidiária homossexual interpretada por Claudia Raia e nem por isso lembro-me de alguëm ter impertrado uma peticäo püblica na época, se isso näo pode, nada pode.

    • nao concordo e nao vale a pena nem comentar,

    • É uma pena que vc pense assim marcelo. Se vc parar e pensar, vai ver que essa emissora nunca cogitou antes um debate sobre autismo. E não foi agora que ela quiz fazer um debate, o que ela fez foi mostrar total desconhecimento do que é autismo. Se sente saudades de bons programas humoristicos, vai lembrar que nenhum deles redicularizam nenhum autista, down, ou doente mental.

    • Aí Galera! Se estão incomodados vão assistir “A Grande Família”… Se acharem alguma graça é você que precisam de ajuda…

    • Concordo com o marcelo,pois erra é humano,quem nunca que errou que atire a primeira pedra!É claro que a MTV fez uma piada com o tema do autismo que por certa vez não teve graça nem uma,existem varias pessoas que fazem piadas piores do que essa,nos entervalos da emissora e mostrado historias,campanhas contra o preconceito com o autismo,então a emissora em si se arrempedeu!!!

  18. como alguem pode gostar de um absurdo desse? achar divertido as dificuldades autista,isso e uma vergonha. sera q alguns dos criadores desse quadro tem um parente autista? vi comentarios de pessoas q falaram q outros c os gays os pobres tambem ja foram alvos desse tipo de programa e ninguem reagiu,acho uma pena q ninguem tenha reagido pq qualquer tipo de humor visa debochar de qualquer grupo de pessoas deveria ser banido. tem c fazer humor de forma melhor sem incentivar o preconceito.

  19. Prezado Rogério Tomaz Jr.

    Bela iniciativa. Forte abraço irmão!

  20. Ei pessoal, já que os “politicamente corretos” estão errados, que vale tudo em nome do “humor”, e que “Humor pautado no politicamente correto, näo é humor, é pré-censura” e outras babaquices mais, sugiro um novo quadro para o Adnet e seus asseclas: faz a “escolinha do Realengo”, bota os menininhos sentados na sala e o Adnet com dois 38 distribuindo bala pra todo lado! Engraçadissimo Não? Aposto como os defensores da MerdaTV e do Adnet e Cia vão “morrer” ops, de rir

    • Má,

      Você é muito charmosa e inteligente nos comentários! e Interessante! Pbens.

    • Muito boa sua definição, para os que acham que vale tudo em nome do ¨humor¨.

    • Eu assistiria. Que tal também “Queda livre com Isabela Nardoni”? E o reality show “Onde está Elisa Samudio?”.

  21. Pra assistir a mtv só retardado mesmo. E não é aquele que tem problemas psiquicos, é aquele que não tem e mesmo assim assiste…

  22. Não vi nada de mais nesse programa… quem fica se doendo é pq não tem o que fazer.

    • Poís é Vivi, se um dia Você lidar com o autismo, Você terá muito o que fazer… De qualquer forma, Você ficará doente um dia… Quando isso acontecer, não reclame então daqueles que tripudiarem de sua dor, aumentando o peso de sua desgraça!

    • talvez voce nao tenha o que fazer, mas se tivesse um autista na sua familia talvez entendesse melhor, sao criancas altamente inteligentes mas que sofrem muitos preconceitos

    • Olha sinceramente nem sei como pode responder desta forma mas imagine, vc é mulher e digo 1 entre quase 100 crianças nasce com esse tipo de dificuldade vc já se indagou que pode ser a escolhida!! Porém de certa forma DEUS escolhe seres especiais para os receberem pois sabe que todo o carinho necessário lhes será oferecido e não sei diante de uma resposta igual a sua esta preparada pra isso

  23. FOI UM ERRO TREMENDO O QUADRO DO MTV.

    O AUTISMO NÃO ESCOLHE CLASSE SOCIAL (O PRÓPRIO JÔ SOARES TEM UM FILHO EXCEPCIONAL)

    O AUTISMO NÃO ESCOLHE COR – BRANCOS, NEGROS, AMARELOS, MESTIÇOS, TODOS PODEM TER UM FILHO OU PARENTE AUTISTA EM SUA FAMÍLIA.

    O AUTISMO NÃO ESCOLHE PREFERÊNCIA SEXUAL – HÉTEROS, HOMOSSEXUAIS, TRANSSEXUAIS, TODOS PODEM TER ALGUÉM COM A SÍNDROME DO AUTISMO EM SUA FAMÍLIA.

    O AUTISMO NÃO ESCOLHE LOCALIDADE – EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO HÁ UM AUTISTA.

    ORA, ISSO FOI UMA PISADA NA BOLA DAS TREMENDAS! ATINGIU O BRIO DE MUITAS FAMÍLIAS E NÃO SÓ DAQUELAS QUE TEM UM PARENTE AUTISTA, MAS DE TODAS AQUELAS TAMBÉM QUE TEM UM FILHO OU PARENTE EXCEPCIONAL, COM SÍNDROME DE DOWN, POR EXEMPLO.

  24. Um dia ainda vão PROIBIR toda e qualquer piada se depender dos idiotas defensores do politicamente correto. Piada é baseada em minorias, é um ato anárquico. Já não se pode falar mais nada: Preto, gay, estrangeiro… Só falta criarem comissão de direito das loiras e dos papagaios.

    • Diego, ninguém proíbe nada na TV. Não existe censura prévia. Mas vivemos num país onde – apesar das contradições e das limitações das instituições – as pessoas têm o direito a recorrer à Justiça quando se sentirem violadas nos seus direitos fundamentais. E, caso você não saiba, tratar de forma desrespeitosa qualquer pessoa ou grupo social é violar um direito fundamental, o de ser tratado dignamente. Humor não tem nada a ver com ser politicamente correto ou incorreto, tem a ver com fazer pessoas rirem. E muita gente não acha a menor graça em programas ou quadros preconceituosos e discriminatórios ao extremo, como o bizarro Casa dos Autistas.

    • É por este tipo de atitude que certos programas estão no Ar pq pessoas com sua forma de educação os acolhem !! Cresça intectualmente como uma coisa dessa pode ser engraçada!!

    • Hahaha… Isso mesmo! Esses moralistas e politicamente corretos são pessoas frustradas,além de intelectualmente e emocionalmente mal formadas.

  25. MUPA-MAOS UNIDAS PELO AUTISMO
    Como mãe e pouco essa retrataçao, pois se vcs tivessem um autista em sua kz jamais dexariam acontecer esse epsodio , vcs deveriam divulgar o assunto pois existem muitos preconceitos pelo nossos filhos em escola,supermercado, hospital enfim … eu amo meu filho e meu tudo e sei o quanto e dificil aceitar que pessoas olhem pro nossos filhos com o canto de olho… espero que pense nisso e nos ajude a dilvugar o AUTISMO de maneira seria.
    O autismo nao escolhe classe social,cor nem religiao acontece e precisamos ama-los do jeito que sao.

  26. Esse mundo está uma palhaçada… Todo mundo elogia o Adnet como um ótimo comediante e agora pq fez uma sátira dizendo a verdade sobre esses reality show’s é taxado como um nazista… Ele só mostrou a verdade que é simplesmente que o povo estúpido só se interessa no infortúnio do próximo, e é isso que procuram neste tipo de programa…

  27. É uma vergonha a MTV ter autorizado um programa que se intitula como: comedia, que de comedia não tem absolutamente nada, pelo contrário é um programa de gosto duvidoso e preconceituoso.

    Vai meu recado:

    Tentem estudar mais, ser comediante não é isso, basta fazer uma pequena busca nos sites achei um significado bem sucinto o qual creio que eles poderão ler e entender:

    A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, “comédia” é o que é engraçado, que faz rir.

    Esse significado não aparece no episodio intitulado como CASA DOS AUTISTAS (exibido dia 22 de março) , pelo contrario me trouxe bastante indignação, desrespeito e repudio, não acredito que a emissora não tenha um setor que analisa seus programas antes de exibi-lo.
    Retratação em forma de desculpa não basta, o que eles acham que os pais, parentes, profissionais da saúde e da justiça estão sentindo nesse momento. Posso falar por mim que tenho uma irma que é a verdadeira heroína, mãe, a pessoa que não descansa um só minuto, a cada dia lutando pelo grande e amado Pedro, por seu crescimento, amadurecimento, cada conquista por menor que seja é comemorada como um grande troféu, como vencer uma maratona ou uma copa do mundo.

    AUTISMO NÃO É DEFICIENCIA.

    Não podemos aceitar que programas desse tipo sejam considerados normais sendo veiculados de forma totalmente depreciativa.
    Várias foram as iniciativas na rede, pessoas anônimas, políticos, associações, Ministério Publico e etc, e eu não posso me calar não somente pelo Pedro mas por uma luta, uma causa, por dignidade e para aqueles que concordam comigo por favor, entrem no seguinte link e assinem a petição contra esse tipo de programa:
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9305

  28. seus bando de idiota,eu sei que vcs sao uns bandos de burros mas com essas coisas nao se brinca.

  29. NÃO SE LEVEM TÃO A SÉRIO sei que o quadro exibido no programa foi de muito mal gosto. mas eu estou vendo a situação sendo levado á um ponto muito exagerodo. Autismo é um assusto delicado? é claro? mas o próprio Marcelo já se descupou e a equipe do programa também. erros são cometidos, mas sábio é quem escuta e aprende com eles. Agora querem processar fazer um escândalo , vocês assistem pânico na tv?! um programa que usa de temas impróprios e suga até onde pode de pessoas com doenças mentais. NÃO SE LEVEM TÃO A SÉRIO. Todos devem discutir o tema e aí sim vamos tirar algo de bom disso tudo informação

  30. As pessoas fazem piadas sobre loiras burras, gays, portugueses, negros, e etc. E o estranho e que não acham nem um pouco ofensivo. Mesmo sabendo que homofobia e racismo são climes. Sabemos também que a cor do cabelo ou nacionalidade não influenciam no QI do individúo, mas mesmo assim fazemos piada. NÃO SEJAM SINICOS, não se façam de ofendidos, sou cadeirante e não me ofendo quando fazem piada sobre o meu estado. Não me levo tão a sério, sou igual a todos. o quaro foi de mal gosto, mas não EXAGEREM.

    • Acho que vc vive em mundo diferente desse em que vivemos, pois só acha graça de piada de mal gosto, quem não tem problema algum. Oque é muito dificíl nesse país.

      • Cara, a garota é cadeirante! Como assim não tem problema nenhum?! A questão é a condição em que você está é como você encara as coisas.

  31. Covardia da parte deles. Sou pai de uma criança de 4 anos deixei um emprego meu só para cuidar dele o qual tem dificuldades na fala e necessita de uma maior atenção !! Eles não sabem e nem reconhecem o nosso sofrimento se soubessem como minha rotina no cotiano é dura a fim da melhora de meu filho não faria esta bizarrice digo bestialidade, Levo meu filho todos os dias da semana ao médico alguém da MTV sabe oque é isso!! Senhor Diretor e bestiais desta miséria de programa coloquem algo no Ar mais com conteúdo!! Analisem o programa a ” Liga ” os quais tem seu toque de humor porém tem Responsabilidade Social !!

  32. Olha! só defende esta emissora, porque não tem um filho ou algum parente com esta síndrome, eu sou mãe de duas filhas autistas gemêas autistas de 29 anos, já sofremos , porque quando estes autistas se tornam adultos, não tem mais nada a niver de ajuda municipal e de governo, quem não tem condiçôes tem que deixa-los presos em casa.
    Só quero que façam justiça, pra isto não se repetir de novo.
    Já vivemos em um paiz de preconceitos.

  33. Bem eu tenho 16 anos e assisto o Comédia MTV, eu acho legal até, mas preferia ver mesmo o Badalhoca, que tiraram do ar faz um tempo, o resto dos programas para mim está muito fraco agora. Não vi este tal video que causou a confusão toda, porque estou um bom tempo sem assistir a MTV, mas hoje mesmo na aula ouvi meus amigos comentando algo sobre isso, da Casa dos Autistas, e dizendo tbm que havia dado um certo problema de processo e etc. Pelo que eu li, muitas pessoas se revoltaram com isso, chingaram e tudo mais, e é um direito de vcs, logico. Mas a rapazeada lá da MTV, por mais que tenham feito essa cagada, acho que se soubessem a dor que isso iria causar, tenho certeza absoluta que não iriam continuar e por no ar, pessoas erram, e talvez eles tivessem pensado que isso iria ser engraçado, sei lá, não passando a mão na cabeça deles é claro. agora é arcar com as consequencias. Eles fazem centenas de piadas, satiras e essa foi apenas mais uma, o problema é que foi mal feita e feriu pessoas. Pode ser idiota o que eu vou dizer, mas talvez isso tenha vindo com algum proposito, a MTV “diz” que irá fazer debates, explicações, promover o conhecimento sobre o autismo na sua programação, e isso pode ser que alavanque algo a mais, talvez assim até ajudando os autistas de alguma forma depois de te-los desreipeitado, quem sabe não é? só lembrem-se disso, pessoas erram. tudo de bom para vcs.

  34. Parabens rede Record, pela excelente iniciativa de abordar o Assunto e não ter tido Medo de colocar a MTV no “Boa Noite e Boa Sorrrrrrte”, Obrigado em Nome de meu Filho Autista e Obrigado em Nome de todos os Autistas, que Deus os Abençõe muito pela Coragem e seriedade.
    Quem não viu o Domingo espetacular perdeu, mas pode acompanhar no Link abaixo:
    http://noticias.r7.com/saude/noticias/falta-de-informacao-sobre-o-autismo-provoca-preconceito-20110501.html

  35. NÃO aguento mais estes programas de humor, sem criatividade, sem informação, sem cultura, sem noção, sem ética, sem talento, será que eles acham que nós brasileiros somos um bando de idiotas, a melhor resposta é não dar audiência, AMIGOS NÃO ASSISTAM MAIS ESTES PROGRAMAS, troque de canal, desligue a tv, chame sua família e vão conversar, faça qualquer coisa menos dar audiêncies pra esses idiotas, o pânico tá quase caindo falta pouco… VAMOS LÁ, paremos de ASSISTIR… que em pouco tempo pelo menos estes sairão do AR.

    • Vá assistir Legendários, o “humor do bem”… Ou vá procurar o que fazer e não encher o saco de grandes artistas que são o elenco do Comédia MTV.

  36. Muita tempestade em copo d’água,fazem piadas sobre gays,negros,depressivos,sotaque,música entre tantas coisas e agora porque falaram de autistas brincando,as pessoas se revoltam.Engraçado…completamente engraçado.

    • Prezado Lucas, a questão agora é que gays, negros, depressivos, sotaque, música, e todos nós estamos juntos nessa, porque todos podemos ter um filho ou parente autista na família. Perceba que se trata de uma síndrome que não escolhe raça, nacionalidade, preferência sexual. Os autistas e seus familiares estão em uma luta muito grande, que requer muito sacrifício, responsabilidade e dedicação. É algo sério. Por isso devemos diferenciar entre humor e humilhação. Ademais, os autistas, na sua maioria não podem se defender por si mesmos. abraço.

      • De fato esse caso é diferente,mas não acho que seja questão disso,o objetivo do programa não era ofender ninguém,apenas mais uma brincadeira com coisas polêmicas,que nesse caso deu errado pelo fato das pessoas não se calarem em relação a isso,mas se hoje em dia não podemos fazer piadas com os problemas da sociedade só pra esquecermos o que não podemos mudar,eu acho que rir do próprio defeito é melhor do que se lamentar eternamente.

  37. Primeiro, o autor do texto é imbecil. A idéia do quadro foi boa. Morreu na realização, pois não foi claramente desenvolvida. O Adnet é um dos humoristas de maior talento do Brasil hoje, e sua atuação – a contragosto, diga-se de passagem – foi divertida.
    Você não precisa encarar um autista como anormal. Ele não é. Uns nascem com glândulas de suor super-produtivas, outros nascem cegos e, claro, muitos nascem autistas. Mas somos tudo parte da mesma coisa. Então, caro intelectualóide blogueiro, não se assuste se ver uma piada desse tipo. Pois se os autistas são pessoas com olhos, dois pés, cabeça e sentimento, por que não podemos tentar achar alguma boa ideia para se tirar sarro, como se faz torcedores de futebol ou com polítcos de Brasília? – Políticos esses que, curiosamente, mais se preocupam em fazer petições contra uma grande empresa – e ganhar indenisação – do que alimentar um fundo que ajude os próprios autistas. Ou os cegos. Ou mesmo aqueles que suam muito.

    • Ser chamado de imbecil por alguém que escreve indenização com ‘s’ (e se mostra muitíssimo mal informado sobre políticas públicas para deficientes) é um grande elogio. Alvíssaras!

      • Você está falando de moral. Que politicas públicas?
        Quanta ao “s” mea culpa. Corretor do Mac.

        Eu não gosto desse midialismo, de ter que ser UMA DAS MAIORES BIZARRICES. Coitado.

  38. tenho dois filhos autistas é mal conseguir mim expressar de tão indignada que estou Deus sabe o quanto lutamos pelo respeito dos nossos especiais para umas pessoas que si julgam engraçadinhas e querem aparecer a qualquer custo,mesmo que para tenho que reforçar o preconceito de uma sociedade,que Deus os perdoen ,pois espero “eles não sabe o que faz”

  39. Eu sei o quanto deve ser difícil ter um autista na família, mas parece que vocês estão jogando todo o preconceito e humilhação que um autista sofre em cima de um único programa. Se ouçam, isso são anos de falta de informação sobre o assunto. Querendo ou não aconteceu, então tirem um lado bom disso. Debatam, processar manifestar não vai fazer nenhuma diferença. O ideal é conversar sobre o assunto.

  40. não gostei disso, acho que não deveria ter ido parar na tv, mas como foi, acho errado, por que tenho parente com altismo e não é assim que as coisas são!!!!!! pense antes de tirar sarro com a cara das pessoas, e principalmente das pessoas especiais.

  41. Marcelo Mallet está certo: “aos ignorantes Deus perdoa, aos maldosos, Ele devolve”. Não tenho familiar ou amigos com autismo, mas fico indignada com atitudes de desrespeito, pois imagino as dificuldades das famílias para criá-los com toda dignidade e amor. Como eu disse: posso IMAGINAR as dificuldades, mas só esses pais amorosos é que SABEM. A nós, outros, cabe respeitar e muito. E, aqueles que não aprenderem isso por amor, um dia aprenderão pela dor. Do próprio passado, todos sabemos, mas sobre o futuro… Se hoje, vc não tem compreensão pelo outro, e amanhã vc precisar dessa compreensão? Então, quem achou graça, vão rindo enquanto podem… depois, não chorem, pois podem não encontrar quem os console.

  42. Bem, Rogério. Não dá pra comparar agressão física com o que estamos falando aqui! Ninguém bateu em nenhum autista, ninguém está estimulando a violência contra eles, nem mesmo o preconceito! Eu queria muito entender onde as pessoas estão vendo preconceito nisso, uma vez que o vídeo não fala nada de ruim sobre eles em nenhum momento. Juro que só estou insistindo nesse assunto pq quero entender!

    • Para você esta comparação não é possível, mas não fale por quem se sentiu agredido pelo quadro estúpido da MTV. Não tenho parente autista e sequer conheço diretamente alguém que tenha pessoa próxima que seja autista, mas me senti profundamente ofendido, enquanto ser humano, com o quadro, pelo grau de estupidez com que ele trata um problema que poderia até ser objeto de humor, mas jamais de deboche como foi o caso.

  43. Juro que eu não vejo tanta fúria por algo tão estúpido. se alguém ri ou faz piada de alguma deficiência minha o máximo que eu faço e fechar a cara! se eu fosse fazer uma tempestade dessa toda vez que eu sou ostilizada eu estaria louca. gente todos nós temos problemas, seja parentes com autismo, sindrome de down, esquizofrenia e etc. eu mesmo tenho um primo com problemas mentais, agora vocês acham quem a mãe dele está se importando com o que a MVT diz? claro que não. ela tem mais o que fazêr do que ficar fazendo fuzue com o assunto.

    • Marcela sua opinião não faz muito sentidao para mim por que vc não viviencia essa situação diariamente se vc lida com o preconceito assim , por isso que o brasil não vai para frente por pessoas como vc que não ligão é facil dar as costa quando o problema não te atingi, mas mesmo assim eu respeito sua opinião ,mas se um dia vc tiver filhos pessa a deus que seja autista ai vc vai saber o que eu senti quando vi esse programa ridiculo que ofende a todos os autista e pessoas especiais.

      • Vá aprender a escrever! Ah… desculpe-me comunidade analfabeta do Brasil. Não tinha a intenção de atacar essa minoria tão desfavorecida que nem sabe do que eu estou falando…

  44. É muita ignorancia e falta de talento, esse programa , somente um pai ou uma mãe ,
    que tem um filho autista sabe como e dificil a inclusão social desses pessoas que portão alguma deficiencia,mesmo assim ainda existem, Entidades e pessoas que tem amor pelo que faz para tentar incluir essas pessoas na sociedade que posão ter uma vida melhor . Eu sou pai minha filha é autista, se eu não defender minha filha quem vai, não gostei nada desse programa ridiculo, ofendeu muito a mim e a minha familia vou fazer o maximo para que os direitos da minha filha como autista seja preservado. Esse programa foi muito preconceituoso e cruel , para mim não basta meros pedidos de desculpas.

  45. Fazer piada sobre autismo é um absurdo mesmo! Todos sabemos o autismo é algo que a pessoa não escolhe ter, diferentemente dos negros que escolheram nascer negros ou os nordestinos que pediram a deus para nascer no nordeste, e não podemos esquecer dos homosexuais que optam a não sentir atração por pessoas do sexo oposto.
    Pô moçada! Ninguém escolhe ser o que é, e sair dizendo que o caso do autismo é diferente do caso das outras minorias é um absurdo imenso.
    Se você tem um autista na família e quer crucificar o pessoal que fez o quadro, crucifique-os, mas antes tenha certeza que você irá calar a sua boca na hora de rir ou contar uma piadinha que ofenda qualquer minoria existente.
    ps.: É claro que sempre há a opção de ser um hipócrita de merda.

    • E claro que sempre há a opção de achar normal qualquer tipo de discriminação e preconceito, ainda mais se isso fizer rir. E, óbvio também, combater preconceitos e discriminações não passa de hipocrisia em nome do “politicamente correto”, não é mesmo? Bom é fazer o que der na telha. Se alguém achar ruim… F*****, né?

      • Exatamente! Falou tudo! Se achar ruim… F*****!

  46. Kkkkkkkkk!! muito bom esses caras velho, ótima sátira!! parabéns ao elenco da MTV!! 😉

  47. Kkkkk!! muito bom esses caras da mtv, chorei de rir aqui!! parabéns ao elenco do comédia MTV!! 😉

  48. Bom, quem acha legal esse tipo de satira, é porque não tem amor e respeito a vida. São crianças sem maldade, ambição, e não são mentirosas e cheio de maldades. Deficiente na verdade somos nos, que agimos como tal. Os autista são puro de coração e não tem como se defender, e convardes e sem noção foi esses atores de ter feito tal papelão…descupas fica muito facil…a cara é se redimir e fazer um trabalho em prol dos audista…com respeito. Sou mãe é isso é revoltante…p/ quem compatilhar com esse tipo de massacre aos deficinte de certa forma deve adorar noticias ruins…Deus abençõe esses tipos de pessoas doente de alma e provavelmente nem respeita a familia.

    • Falo e disse tudo !

  49. Aff… Que exagero! É humor gente! O humor é sempre preconceituoso e de mal gosto. Quantos de você que se dizem indignados não riram de piadas que ridicularizavam mulheres, pobres, negros, deficientes, maridos traídos, anões, nordestinos, gaúchos, argentinos, homossexuais e outras minorias. Isso é pura hipocrisia da parte de vocês.

    • Concordo plenamente! Apesar de ser de mau gosto o episódio, no nosso cotidiano nos deparamos com esse tipo de coisa a cada instante, o que é normal. Na primeira vez que eu vi, admito, achei engraçado.

    • Não me sinto ofendido quando falam dos gauchos porque eu
      não so viado.

  50. nosa mano ta tirando os carinha de comédia po, so porque os maluco tem um sserto distrurbio vcs ai ficam tirando onda só pra ter mais audencia desses otarios que vêem esas idiotices na tv vê se para com isso ou a casa vai cair pra vcs

  51. kkkk Rachei pra caralho com esse programa. Os caras são fodas mesmo.

  52. PRA VCS QUE ESCREVERAM ESSA INDIOTISSE DA MTV COMEDIA ELAS MANDARAM NOTAS FALANDO Q AS PARODIAS DELES SAO BRINCADEIRAS INFELIZ E AO PES DA LETRA (ELES SABEM MUITO BEM AS DIFERENÇAS)) SITE DE BOSTA!!!!!

  53. Sou uma avó angustiada,pois tenho uma neta de 1 ano e 4 meses que apresenta evidencias de autismo,nunca tive contato pessoalmente antes com altistas,mas ja observei muitas crianças autistas quando ainda éra criança e jovem onde morava no litoral paulista,hoje moro em São Luis no Maranhão e acho que estou vivendo o desespero e preocupação com minha neta Sara,pois ela não anda nem fala e não interage com ninguem,somente com a mãe,ela não é surda e nem muda,por isso a descomfiança do autismo gostaria de mais informações e como agir enquanto ela é pequenina,pois aqui quase não sabemos o que fazer e onde ir ,consultamos com um neurologista e um oftalmologista pois ela tem estrabismo em um dos olhos o direito,e os medicos disseram que isso é normal e que ela não tem nada.tenho medo de estar atrazando o trtamento dela,quanto a brincadeira da MTV com o quadro sobre autistas foram infelizes e que Deus os guarde de um dia precisar recorer ou estar nonosso lugar,buscando ajuda por quem amamos.infelismente o:O PRECONCEITO TAMBEM ESTÁ EM MODA.

  54. Bah , QUE RAIVA !
    O Adnet se desculpa e acha que a imagem dele ta limpa , tinha que ser esse bando de otário da MTV .
    É pura ignorancia comparar esse tipo de humor com o humor que fazem com negros , loiras e etc , isso por que os autistas enfrentam dificuldades que as loiras e os negros talvez nem imaginem.
    Além do mais , esse quadro é um incentivo a falta de informação e a ignorancia , e como os adolescentes são os que mais veem esse canal eles vão passar adiante o gene da ignorancia !
    Tinha um video bem bala no ABRA.

  55. to do lado do comédia mtv adoro assistir espero q continue porq to sentindo falta

  56. Mais os autistas não são pessoas comuns? Então, pq não podem fazer humor com eles como fazem por exmplo com loiras e negros? To do lado do comédia mtv! O Sr. Joao Paulo e o sr. Rogério Tomaz Jr. querem apenas reconhecimento encima disso tudo.

  57. desculpas, reconhecimento não, fama mesmo.

    • O que eu quero de verdade é que você, ao menos, aprenda a escrever em português. O resto é piada.

  58. O nome do programa era comédia MTV. COMÉDIA. Humor, que não tem a obrigação de ser socialmente correto, logo, esse episódio foi tempestade em copo d’água. Humor não tem limites, sempre tem um alvo, sempre atinge alguém.
    Lembro que a justificativa pro nome casa dos autistas seja zoando os artistas que participam deste, e não dos famigerados autistas.

    Se você adere ao politicamente correto e ri de piada de loira, de gordo, lembre-se, você é um hipócrita.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: