Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 13/04/2011

Nesta quinta: Massacre de Eldorado dos Carajás é lembrado em seminário na Câmara

Nesta manhã de quinta (14) acontecerá, na Câmara dos Deputados, um seminário para saudar a memória dos dezenove trabalhadores rurais/militantes do MST assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás.

Ocorrida a 17 de abril de 1996, a chacina promovida pela Polícia Militar do Pará, então governado por Almir Gabriel (PSDB), é um dos episódios de maior brutalidade policial dos últimos quarenta anos no Brasil.

Monumento às vítimas do Massacre de Eldorado dos Carajás projetado por Oscar Niemayer

Além dos dezenove assassinatos, 169 pessoas ficaram feridas, muitas com sequelas físicas até hoje.

O seminário desta quinta, organizado pelos deputados Dionilso Marcon (PT-RS) e Valmir Assunção (PT-BA), pretende não apenas servir de homenagem aos militantes que tiveram suas vidas interrompidas naquele fatídico dia, mas, sobretudo, lembrar que a impunidade é o que parpetua a violência no campo contra os movimentos sociais.

É possível que o seminário seja transmitido ao vivo pela TV Câmara ou pela Internet (www.camara.gov.br/tv ou www.camara.gov.br/webcamara).

Participarão do seminário o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, Dom Tomás Balduíno, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e João Pedro Stédile, da direção nacional do MST.

Detalhes abaixo.

Câmara homenageia mortos no Massacre de Carajás

13 de abril de 2011
Por Mayrá Lima e Josiane Canterle
Da Página do MST (www.mst.org.br)

O 17 de Abril é Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, de acordo com decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, a partir de proposição da então senadora Marina Silva.

Nesta quinta, às 9h, a Câmara dos Deputados realiza o seminário “Eldorado dos Carajás 15 anos de impunidade”, no auditório Nereu Ramos, em Brasília.

O ato contará com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), além do dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues.

A atividade, proposta pelo deputado federal, Marcon (PT-RS), é uma forma de reavivar a memória daqueles que perderam a vida lutando pela realização da Reforma Agrária.

O seminário também faz parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária do MST.

“É para não deixar esquecida esta sangrenta história, para denunciar a impunidade das autoridades que milhares de militantes do MST se colocam em marcha durante o mês de abril, na jornada de lutas, e que nós lutamos aqui no parlamento, para que a Reforma Agrária aconteça”, disse Marcon.

O Massacre

No dia 17 de abril de 1996, 19 Sem Terra do Pará foram assassinados e mais 69 foram mutilados durante uma operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará.

A chacina ocorreu quando 1.500 trabalhadores rurais estavam acampados na região fizeram uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras.

Já se passaram 15 anos desse triste episódio sem que ninguém fosse punido. O Massacre de Eldorado dos Carajás mancha a história do Brasil; um retrato infeliz da ação do latifúndio brasileiro contra a Reforma Agrária.

O Seminário Eldorado dos Carajás é um momento de reavivar a memória daqueles que tombaram na luta pela democratização da terra. Um momento de reacender a mística que anima a luta de tantos trabalhadores e trabalhadoras que querem justiça social.

Seminário Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade

Onde: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Brasília, DF.

Horário: 9h

Programação
09h – Abertura:  Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia, Deputado Marcon (proponente);
10h-  Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade -; Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; João Pedro Stedile (MST); Senadora Ana Rita
11h – Apresentação do relatório da CPT sobre a Violência no Campo – Dom Tomás Balduíno (CPT); Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário
12h – Falas de encerramento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: