Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 17/03/2011

Debandada do PT no Maranhão prejudica luta contra Sarney

Nas últimas semanas, importantes militantes e lideranças petistas no Maranhão, de longa história na luta por justiça e democracia naquele estado, têm deixado o partido e seguido outros rumos.

Diz-se nos bastidores que o movimento tende a crescer.

A justificativa é o controle da legenda pela família Sarney, o que tornaria inviável qualquer ação genuinamente de esquerda e coerente com a história do partido.

Ainda que o domínio da oligarquia Sarney sobre o Maranhão tenha, de fato, estendido suas amarras autoritárias sobre o principal partido de esquerda do Brasil, abandonar o navio no início da batalha não é atitude de quem pensa grande e nem uma tática inteligente do ponto de vista político.

Alguns elementos:

– O PT é maior do que Sarney e do que qualquer indivíduo. “El Bigodón” passará e o projeto do partido seguirá em construção (e em disputa, como tudo e todos os espaços na política).

– O poder da oligarquia é decadente e Roseana venceu a última eleição graças a artifícios que a Justiça eleitoral há de comprovar e punir.

– Não há quadros suficientemente capazes de renovar o domínio convservador da família Sarney no estado.

– Boa parte do seu poder se deve ao controle do PMDB, o que garante a José Sarney espaço privilegiado na coalizão que dá suporte ao governo do PT.

– O PT (e o PCdoB, também) possui muitos quadros jovens, capazes de resistir e superar esse difícil momento atual e liderar a construção de um novo bloco histórico de poder no Maranhão, deixando para o lixo da História as décadas de domínio da oligarquia mais odiosa do Brasil.

Portanto, a hora é de resistir — com tenacidade, paciência e altivez — na trincheira, como em tantos outros episódios.

O PT é um patrimônio do povo maranhense e abandoná-lo nesse momento é fazer exatamente o que desejam aqueles que confundem pragmatismo com submissão.

Uma eventual debandada dos militantes petistas no Maranhão não ajuda em nada a luta contra a oligarquia. Ao contrário, só prejudica, porque fragmenta a já combalida e confusa esquerda maranhense.

Que não falte responsabilidade e coragem para os petistas maranhenses autênticos e de luta.

Imagem dolorosa, mas passageira

Anúncios

Responses

  1. Mais uma vez Rogerio, sou obrigado a discordar de ti. O esvaziamento do PT no maranhão pelas pessoas que realmente sentem e querem o fim do lixo oligárquico nao enfraquece a luta contra ele. Ao contrário, reforça outras searas. O PT infelizmente, partido ao qual fui filiado, acompanhei a trajetória desde quando ingressei no movimento estudantil, ainda no segundo grau, se perdeu. E não digo isso quando instado a entender sobre o mensalão. Não. Isso foi superado, muito bem, inclusive, diante dos elementos jurídicos e os rumos histórios que tal eventou ensejou. O pior momento foi durante a eleição de 2010, em que fui obrigado a assistir impotente (muito embora “gritanto” no twitter), por exemplo, isso que vc chama de “quadros jovens”, ficar relegado, submetido, achincalhado, humilhado, pelo próprio PT diante da opinião pública, passando como uma patrol sobre qualquer tentativa de se opôr ao maior coronel da política brasileira. Vi um PT sufocando essa pretensão jovem que está, sim, debandando, mormente no Maranhão… quem sabe aos auspícios de um novo partido político, ou entào refundar o PCdoB local, que, até pouco tempo era apenas mais um braço da mesma oligarquia mafiosa. Sinto muito, mas o PT no Brasil, depois de 2010, ainda está trêmulo e fragilizado diante do PMDB, cabendo a nossa Presidenta, com a firmeza que lhe é sugerida, modificar isso. E tem demonstrado que é possível. No maranhão, contudo, esse partido já nao mais existe, vem se tornando hoje hospedaria de aluguel de falsos opositores do regime imperial-mulçumano local, significando apenas a cozinha da casa do calhau. Até que haja o grande funeral dos marimbodos, tudo, no maranhão, para que possa respirar, tem que romper, abandonar ou até mesmo debandar.

    • João, as diverências são naturais e saudáveis. Os seus argumentos, porém, apenas refletem a indignação que você sente. Não trazem qualquer elemento para o debate de tática/estratégia política. Indignado eu também estou com a situação toda aí, mas aprendi há muito tempo que o cérebro é melhor para pensar e tomar decisões do que o fígado. Enfim, cada um é livre para seguir seus caminhos e suas aventuras. Essa liberdade individual, entretanto, não torna, necessariamente, a luta coletiva mais forte.

  2. Esquerda sádica. Pergunto então ao nobre blogueiro então pq os que fundaram o PT não escolheram disputar internamente a legenda dentro do PMDB? O que diferencia os petistas sarneyzistas, dos tucanos, dos demistas, etc? Logo, então pq disputar o PT? Outro caminho é possível. Bloqueio petista nao vem de agora. Manobras “dirceuzistas” e do campo majoritário já vem desde a derrota de 89. Visão curta.

    • Companheiro Tanto Faz pergunta: Pergunto então ao nobre blogueiro então pq os que fundaram o PT não escolheram disputar internamente a legenda dentro do PMDB? O que diferencia os petistas sarneyzistas, dos tucanos, dos demistas, etc? Logo, então pq disputar o PT?
      Pra três perguntas vai uma resposta.. O PT não surigiu de dentro do PMDB, surgiu das ruas. Do ascenso das lutas socias, das greves operárias, que nunca se referenciaram pelo MDB. Essa é a diferança.
      Existem partidos de todo tipo, mais variados que pamonha (de doce, de sal, de linguiça com queijo) e o PT é um tipo especial de partido de esquerda, justamente pela sua origem. Essa é a grande riqueza do PT. Ele é verdadeiramente um partido de massas. Ainda é o maior instrumento de luta da classe trabalhadora, maior que qualquer oligarquia bizarra como a dos Sarney.
      É por isso que vale a pena continuar disputando o PT. A indignação contra esse desmandos tem de ser o nosso combustével na luta da classe trabalhadora!
      Pensa nisso. Abraço

  3. É o assunto mais doloroso do PT.
    Nessas, me desculpem maranhenses, dou graças por não ser maranhense e ter que estar na pele de voces.
    Na epoca que o pig queria a cabeça do sarna pra por o marconiperigo no lugar, me manifestei pela permanencia do sarna, era puro oportunismo do pig.
    Mas que a situação do PT do Maranhão é soda… voces merecem a “medalha” de melhores Petistas do Brasil.

  4. importantíssimo contextualizar esse movimento. mesmo q vc discorde de quem adere a essa debandada, convém tornar mais conhecido o fenômeno, que parece efeito direto a intervenção nacional.

  5. meu caro rojão: talvez eu pense com o fígado, mas não creio numa re-“purificação” do pt no maranhão. estratégia da sarneyzada vai ser a filiação em massa para aprovar qualquer coisa que lhes interesse no partido (da sustentação de roseana sarney no poder, passando pelas eleições municipais do ano que vem ou a expulsão dos quadros opositores, dentro do partido etc.). a tendência, a meu ver, é o pt do maranhão tornar-se cada vez mais pragmático neste sentido, o que é quase sinônimo, nesse caso, de submisso. abraço grande!

    • Zema, primeiro que o PT – e nenhum partido – jamais foi purificado. Deixe isso para o papa. Segundo que o nosso tempo individual (premido pelas angústias e dissabores do cotidiano) não é o tempo dos processos sociais e políticos, o tempo histórico, muito mais largo e imprevisível do que o nosso dia-a-dia, em boa parte previsível e controlável. E nunca esqueça a máxima popular: paciência é uma qualidade revolucionária!

  6. saque as aspas, meu caro! ou troque “purificação” por “fundação”. abração!

  7. Totalmente sem nexo essa história que há uma debandada dentro do PT em função do controle de Roseana no partido. Quem saiu, infelizmente, representa pouco, apesar da atitude digna de quem fez parte da história de um partido que recentemente, em nível nacional, enganou muita gente e fez tudo em prol da conquista do poder federal. Os quadros do PT maranhense ainda são fracos para esvaziar o poder de Roseana no estado. Talvez com a saída de um nome forte como Domingos Dutra, por exemplo, aí sim o estrago seria grande. De repercussão nacional. Lembrando que não sou ligado a ninguém do PT e tão pouco votei ou falo em nome do deputado petista. Saudações.

  8. Acredito que os verdadeiros lutadores de e para a esquerda não tem/terão espaço nesta oligarquia nesfasta. Se eles sairam foi pelo simples fato de que não encontram mais apoio para suas lutas. Um exemplo, Roseana só liberou verbas para emendas dos deputados que votaram para ela, Bira do Pindaré por exemplo foi excluído, cada dia que passa o PT maranhense se torna mais invisível, e como disse um dos filiados que saíram: o PT Pmdbizou-se pelos bigodes de Sarney, e esta escolha de união com essa corja foi do PT nacional, não esqueçamos, contradizendo a vontade dos delegados locais….
    Enfim, particularmente não vejo o PT como sendo mais um partido de esquerda, ao contrário, para minha humilde vizão o PT é hoje mais PMDB do que nunca fora…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: