Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 23/02/2011

Confirmado: Manuela D’Ávila é a nova presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

A deputada gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB) será a presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias no ano de 2011.

Apenas uma hecatombe política — muito improvável no cenário atual — mudará esse quadro.

Será a primeira vez que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias será presidida pelo PCdoB, legenda que teve alguns dos seus principais líderes assassinados pela ditadura militar. Junto com a Comissão de Legislação Participativa, a CDHM é a principal ponte de diálogo entre os movimentos sociais e o Congresso Nacional.

Manuela é jornalista e domina diversos temas caros ao campo dos direitos humanos: mulheres, juventude, comunicação, cultura, entre outros. Ela é a atual coordenadora da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.

Apesar de jovem — torna-se balzaquiana no dia 18 de agosto —, foi a deputada mais votada do Rio Grande do Sul, com 482.590 votos, bem mais do que o dobro do segundo colocado, o veterano Beto Albuquerque (PSB), que foi o escolhido por 200.476 eleitores.

Manuela D'Ávila (Foto: Brizza Cavalcante/Câmara)

A indicação atesta a condição de Manuela como um dos principais quadros nacionais do PCdoB, que possui vários deputados e deputadas bem mais experientes, mas optou por reforçar (e apostar n)o potencial da parlamentar, visando e pavimentando o caminho para voos mais altos no futuro.

Num ano em que os caminhos do Brasil serão conduzidos por uma mulher, pela primeira vez em sua história, a decisão do PCdoB é muito acertada.

De qualquer forma, a eleição formal da presidência e dos três vice-presidentes deve ocorrer na próxima semana ou logo depois do carnaval.

Anúncios

Responses

  1. Espero que o movimento em defesa dos direitos humanos,como um todo, e, em especial as mulheres,estejam de parabéns.Vá em frente Manuela,com sua garra e sua juventude.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: