Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 23/02/2011

Celso Borges lança Belle Époque em Brasília nesta quarta

Sou suspeito para falar. Suspeito, não. Assumida e convictamente fã do artista e do ser humano Celso Borges, que é um e é vários em suas obras que extrapolam a poesia, sua seara primária, mas não exclusiva…

É dele o belíssimo “Americana”, poema-homenagem a Bob Dylan e ao contexto que fez brotar o maior poeta do rock. Poema que virou música cantada/recitada por Zeca Baleiro, Vitor Ramil, Fernando Abreu e Celso Borges. Como se fosse pouco, fizeram um vídeo*, tão pouco assistido quanto belo e afiado. Assista:

Americana (poema de Celso Borges)

Hoje, quarta (23), Celso lança seu novo trabalho em Brasília, no Café com Letras (203 Sul), a partir das 19h.

Quem não puder aparecer no lançamento para pegar a dedicatória de CB, não deixe de passar depois no Café com Letras e levar Belle Époque pra casa. Se tiver sorte, ainda pode encontrar algum exemplar de “Música”, maravilha de obra que é arte “tridimensional”: poesia, música e design gráfico.

Celso Borges em Brasília nesta quarta (23)

Leia abaixo mais detalhes sobre o lançamento de logo mais, que terá recital do autor, acompanhado pelo jornalista e músico Assis Medeiros e por Luciana Martins.

O poeta maranhense Celso Borges lança no próximo dia 23 de fevereiro, na livraria Café com Letras, seu novo trabalho, Belle Époque.

O livro traz como encarte o CD Quase, em que o autor apresenta o silêncio como “resposta” ao barulho e à fúria do mundo moderno. O projeto gráfico é de Andréa Pedro, responsável pela identidade gráfica dos discos lançados pela Saravá Discos, selo de Zeca Baleiro.

Belle Époque acompanha o cd Quase

Belle Époque é o terceiro livro-CD poeta lançado pelo artista. A trilogia começa com XXI (2000) e prossegue com Música (2006). Nesses trabalhos, Celso Borges faz referências que vão da música popular brasileira às experiências sonoras de vanguarda e dialoga com mais de 50 compositores e poetas brasileiros, entre eles Chico César, Vitor Ramil, Zeca Baleiro, Assis Medeiros, Ademir Assunção, Rita Ribeiro, Sérgio Natureza, Ceumar, Micheliny Verunschk e o DJ Otávio Rodrigues.

Poeta, jornalista e letrista, Celso Borges viveu 20 anos em São Paulo e voltou a morar em São Luís em 2009. Parceiro de Chico César e Zeca Baleiro, entre outros, além dos livros-CDs, possui cinco livros de poesia publicados: Cantanto (1981), No Instante da Cidade (1983), Pelo Avesso (1985), Persona Non Grata (1990) e Nenhuma das Respostas Anteriores (1996).

Nos últimos seis anos, Celso Borges tem levado a poesia para o palco com os projetos Poesia Dub, que desenvolve com o DJ e pesquisador Otávio Rodrigues, e A Posição da Poesia é Oposição, com o guitarrista Christian Portela. Eles já se apresentaram no Tim Festival (SP-2004); Baile do Baleiro, do compositor Zeca Baleiro (SP-2004); Festival Londrix (Londrina-2006); Catarse (Sesc Pompéia-2009) e Projeto Outros Bárbaros (Itaú Cultural, SP- 2005 e 2007). Celso Borges tem poemas publicados nas revistas de arte e cultura Coyote e Oroboro e já ministrou oficinas de poesia em São Luís, Imperatriz (MA) e Palmas (TO). Atualmente, apresenta na Rádio Uol o programa Biotônico ao lado de Zeca Baleiro e do DJ Otávio Rodrigues, além de editar a revista Pitomba, ao lado dos escritores Reuben da Cunha Rocha e Bruno Azevedo.

BELLE ÉPOQUE
Celso Borges
Lançamento: dia 23 de fevereiro, às 19h
Com recital de Celso Borges, Luciana Martins e Assis Medeiros
Livraria Café com Letras, às 19h
SCLS 203 SUL, BLOCO C, loja 19 – fones: 3322 4070 e 3322 5070

*O videoclipe de Americana é feito com imagens de “Hard traveling” (Woody Guthrie), “Maranhão 66” (Gláuber Rocha), “Series of dreams” (Bob Dylan) e “America” (Allen Ginsberg).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: