Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 08/12/2010

Hoje em Brasília (2): lançamento de livro “Direito ambiental, luta social e ecossocialismo”

João Alfredo é advogado e professor universitário. Acima de tudo, socialista. Ecossocialista.

Fundador do PT no Ceará — dos tempos em que comícios de campanha petista ao governo do estado eram feitos até em cima de carroça — e hoje vereador do PSol em Fortaleza.

Ex-deputado federal (eleito pelo PT, concluiu o partido já no PSol), João Alfredo foi relator da CPMI Mista da Terra, uma das inúmeras e, como sempre, infrutíferas tentativas de criminalização do MST e demais movimentos campesinos por parte dos senhores de escravo modernos, que atualmente usam a alcunha de “produtores rurais”.

João Alfredo é referência importante na luta socioambiental

Independentemente das eventuais divergências que se possa ter com ele (como eu tenho as minhas) e mesmo do cargo que ou função que exerça, João Alfredo é um dos nossos lutadores mais importantes para as batalhas dos temas socioambientais.

É para vê-lo, ouvi-lo e ter o seu livro autografado que irei nesta quarta (8) ao Bar Brahma, na 201 Sul, acompanhar o lançamento do “Direito ambiental, luta social e ecossocialismo”, a partir das 19h30.

(Clique na imagem para ampliá-la)

Em Brasília, 8/12, 19h30, no Bar Brahma, 19h30 em diante

Já manifestei minha opinião sobre isso nas pílulas do Twitter, mas registro aqui: para além do enfrentamento permanente à sanha do PMDB e seus partidos satélites, a maior disputa no governo Dilma será no campo socioambiental. A linha majoritária do PT (defendida pela própria presidenta) banca o desenvolvimentismo a todo custo, inclusive atropelando sem dó os direitos econômicos,  sociais, culturais e ambientais tanto de comunidades tradicionais quanto da população brasileira como um todo. O modelo chinês para essa turma, é ótimo.

O primeiro grande capítulo dessa disputa será (já é!) a resistência contra Belo Monte, projeto irresponsável, falacioso, insustentável e indefensável sob qualquer ponto de vista: econômico, social, ambiental ou energético.

O debate sobre esse e muitos outros casos será duro e, mesmo sem ter lido ainda, posso afirmar sem qualquer receio que referências como a do livro do João Alfredo serão muito importantes para quem estiver disposto participar ativamente — e não apenas permanecer como observador — deste processo.

Participe do lançamento!

PS: O João Alfredo tem um grande defeito, quase intolerável, na verdade: é torcedor do Stela Futebol Clube, o finado Fortaleza. Mas isso é o de menos. O importante é ter saúde e disposição para a luta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: