Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 30/11/2010

Muitas alegrias no fim de semana prolongado de futebol

Já escrevi muitas vezes, mas é sempre bom lembrar: a minha paixão futebolística é maior do que a clubística.

Isso não diminui as minhas paixões particulares, entretanto.

Este fim de semana foi pródigo em alegrias que alimentam estas paixões.

1. Fluminense muito perto do tri

Na sexta fui a São Paulo para assistir de perto o time que escolhi aos oito anos de idade ficar muito perto de conquistar o tricampeonato nacional (sim, o Fluminense é bicampeão: 1970 e 1984!).

A alegria foi proporcional ao calor que fazia na Arena Barueri. Vitória de virada sobre um time que não entregou o jogo de bandeja, ao contrário do que fez o Corinthians em 2009, em partida contra o Flamengo, para evitar o título do São Paulo.

Registrei em vídeo os dois gols. Apesar das limitações tecnológicas, digo sem modéstia que os vídeos ficaram bem legais, sobretudo por captarem tão de perto a emoção da torcida no instante máximo do futebol, o gol.

Palmeiras 1×2 Fluminense (gol de empate do Fluzão – Carlinhos)

Palmeiras 1×2 Fluminense (gol da virada do Fluzão – Tartá)

Alegria suprema para o Fluminense após 26 anos? Confirmarei isso no próximo domingo, direto do Engenhão.

2. Ceará se despede de cabeça erguida do Castelão

O Ceará, time pelo qual nasci torcendo*, se despede do Castelão (que vai ser fechado para reformas com vistas à Copa de 2014) com um saldo muito positivo ao fim de 2010.

Embora o “Vozão do Coração do Meu Povão” tenha perdido o título estadual por detalhes, termina o ano com muito mais motivos para sorrir do que para lamentar.

Após o Ceará 2×2 Flamengo, no último 3 de novembro, entrevistei no aeroporto de Fortaleza o técnico-gerente Dimas Filgueiras (no Ceará há 38 anos!), o atacante Washington e o volante Michel (melhor jogador do clube na temporada). Em breve publico aqui o resultado.

No último domingo (28), o empate contra o Atlético-PR pode não ter agradado os 40 mil torcedores presentes ao Castelão, mas nenhum deles terminará o ano triste com o seu time.

O Presidente Vargas, acanhado estádio no centro da capital alencarina, ficará muito pequeno para abrigar os jogos do Alvinegro mais querido do Norte/Nordeste a partir de 2011. Cabem 20 mil pessoas no PV, mas o Ceará já possui 13 mil sócios-torcedores (décimo maior clube do Brasil neste quesito).

E o público do Ceará em casa (cerca de 20 mil por partida) no Brasileiro 2010 foi inferior apenas às médias de Fluminense e Corinthians.

Fique com o belo vídeo do projeto Brasileirão Petrobrás sobre a torcida do Vozão.

Brasileirão Petrobrás 2010 – o Vovô do Nordeste

3. Bahia não é vice

Se contarmos torcida pelo público que vai ao estádio, e não pelas pesquisas de Ibope e afins, o time da família do meu pai tem a maior torcida do Brasil. Na média dos últimos 20 anos, ninguém levou mais gente aos estádios do que o Bahia. Fato.

Tive o privilégio de morar em Salvador, a 300 metros da Fonte Nova, e raramente perdia alguma peleja no estádio cujo nome oficial era Octávio Mangabeira. E comigo na arquibancada (sempre ao lado de onde ficava a Bamor, bem próximo ao setor que desabou e provocou a morte de nove pessoas em 2007), o Bahêa nunca perdeu.

Neste fim de semana, última rodada da Série B, o Bahêa empatou e terminou o torneio em terceiro lugar. Grande alívio para 2/3 da população baiana (sendo generoso com a torcida do Vicetória), já que vicecampeonatos nacionais é privilégio do Vi(ce)tória.

De volta à Série A o time da torcida mais festiva do Brasil

Não foram poucos os amigos apreensivos com a possibilidade do Bahêa vencer o Bragantino e ser o vice da Série B. Felizmente o Bragantino ganhou e a vitória do Figueirense em sua partida contra o Paraná deixou o time baiano na terceira posição.

4. Barcelona 5×0 Real Madrid

Para quem não conhece a história do mundo pela ótica do futebol, o Barcelona foi um dos símbolos da resistência espanhola contra a ditadura de Franco. O Real Madrid, por outro lado, era não apenas a equipe favorita do ditador, mas uma instituição usada pelo seu regime para abafar a resistência catalã que tinha no Barcelona um dos seus instrumentos de propaganda.

Nesta segunda (29) o Barça — um dos raros, senão único time do mundo a não estampar publicidade comercial em sua camisa — aplicou uma goleada histórica sobre os “galácticos” de Madrid.

O resultado e a beleza dos gols e melhores lances do Barcelona nesta segunda — feliz celebração do aniversário de 111 anos do clube — são o equivalente nos campos de alguns dos melhores poemas de Federico Garcia Lorca.

Lorca, aliás, lutador e uma das milhares de vítimas da Guerra Civil Espanhola, foi fuzilado pelos franquistas em agosto de 1936.

Assista aos gols do espetáculo no Camp Nou.

Barcelona 5×0 Real Madrid (29/11/2010)

Que belo final de semana futebolístico!

E foi complementado pela conquista do Brasília na Liga Sulamericana de basquete, sobre o Flamengo, novo freguês. Encontrei o time no aeroporto, de onde saíram em desfile pela cidade num veículo do Corpo de Bombeiros.

Ala-pivô Guilherme no saguão do aeroporto JK

Artur, ala do Brasília, com um ex-jogador de basquete metido a blogueiro

*Nasci em Fortaleza e toda minha família por parte de mãe torce pelo glorioso Ceará Sporting Club.

PS: Finalizei a edição do post ouvindo/participando do programa Canto das Torcidas, transmitido pela Cidade FM de São Luís(MA) e comandado pelo amigo Hans “Alemão” Nina, às segundas e quintas, 0h local (1h de Brasília). Bom espaço para um bate-papo sobre futebol que ultrapasse as margens do senso comum.

Anúncios

Responses

  1. ô rapaz, como é que não entregou de bandeja…? tá brincando né? mas mesmo assim, parabéns ao flu pelo tri, que merece.

  2. Que felicidade! bjs

  3. Espera o NBB que o troco virá, com certeza!

  4. Fala sério rapa, domingo terá a segunda maior debandada do armário da história do futebol brasileiro… finalmente o Fluzinho gritará: ÉÉÉÉÉÉÉÉ BBBBBBBIIIIII… auhsauashusahusahuashasushauhasu
    Velu rogério, mas fora o apaixonismo, o jogo foi mole… Não entrarei em mérito de entrega de jogo ou não, pois a discussão será infinita, porém o certo é que Domingo o Flu pode ser o que mais somará pontos ao final de 38 RODADAS, portanto legítimo campeão Brasileiro de Futebol/2010.
    Apesar de eu estar torcendo para o Cruzeiro. 😛
    Abraço e até a próxima.

  5. Júnior, muito bom os textos, agora quero só fazer umas correções:
    o Ceará já tem mais de 20 mil sócios-torcedores, sendo que os 13 mil primeiros sócios que renovaram os planos, que terão prioridade de entrar no estádio Presidente Vargas gratuitamente, pois os sócios não pagam ingresso, somente as mensalidades. Os excedentes terão prioridade na compra dos ingressos que serão colocados a venda, e ainda com um desconto. E a média de público do Vozão na Série A esse ano foi de 26 mil pessoas. E o estádio Presidente Vargas vai ficar com capacidade para 22 mil pessoas.
    Dá-lhe Vozão, ano que vem vou lá ver o Vozão no PV da Gentilândia.
    E em breve estarei novemente morando nos arredores da capital cearense.

    • Muito bom, cabra! Você vai ser o correspondente de esportes do blog Conexão Brasília Maranhão no Ceará. Vai começando a escrever logo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: