Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 17/11/2010

Flávio Dino: único deputado federal de primeiro mandato a receber o Prêmio Congresso em Foco nos quatro anos da legislatura

Fiz o levantamento ano a ano, de 2007 até o presente, e confirmei a suposição de Márcio Jerry, presidente do PCdoB de São Luís(MA): Flávio Dino é o único deputado federal de primeiro mandato no Brasil a receber o prestigiado Prêmio Congresso em Foco em todos os quatro anos da legislatura (2007-2010).

Flávio Dino (PCdoB-MA) - Foto: Brizza Cavalcante/Câmara

Dos 513 parlamentares levados à Câmara nas eleições de 2006, apenas dez foram premiados pelo Congresso em Foco nos quatro anos do mandato.

Além do novato Flávio Dino, também alcançaram este feito, por ordem alfabética: Chico Alencar (PSol-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Ivan Valente (PSol-SP), José Carlos Aleluia (DEM-BA), José Eduardo Cardozo (PT-SP), Luciana Genro (PSol-RS), Luiza Erundina (PSB-SP), Maurício Rands (PT-PE).

O Congresso em Foco é uma agência de notícias especializada na cobertura do parlamento brasileiro. A equipe enxuta faz um jornalismo impecável nas dimensões ética e técnica, coisa cada vez mais rara na imprensa brasileira, infelizmente.

Segundo o site da agência:

“O Prêmio Congresso em Foco chega à sua quinta edição este ano. Com as eleições que renovarão o Congresso, a ideia é que desta vez o prêmio seja também uma despedida dos deputados e senadores que não retornarão – sobretudo, aqueles premiados em edições anteriores – e uma festa de boas vindas para os que chegam pela primeira vez”.

Mais detalhes do histórico e do regulamento do prêmio estão aqui:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=33&cod_publicacao=27545

Entrevista — Para Flávio Dino, premiações como a do Congresso em Foco e a do Diap* possuem uma dupla importância, para o mandato em si e, sobretudo, para a sociedade.

“Por um lado, prêmios como este funcionam como um mecanismo de prestação de contas à sociedade, tanto em âmbito local, maranhense no meu caso, quanto em nível nacional. Por outro lado, serve de recompensa e estímulo para o mandato como um todo, já que a premiação é fruto de um esforço conjunto do parlamentar, da assessoria, do partido, dos apoiadores e dos aliados”, avalia o ex-juiz federal, que declarou estar muito honrado e feliz com este reconhecimento ao seu desempenho parlamentar.

Na conversa exclusiva com o blog, Dino também enalteceu o caráter pedagógico do prêmio para a sociedade.

“Com o prêmio temos um contraponto que aumenta a credibilidade da atividade política. No lugar de denúncias, escândalos e ilegalidades como o mal uso do dinheiro público, ganham visibilidade as boas ideias, os bons projetos que também existem em grande quantidade na política brasileira”, defendeu.

Analisando a derrota na recente eleição para o governo estadual e as perspectivas em relação ao futuro próximo, Flávio Dino demonstrou otimismo e disposição.

“A eleição foi positiva porque acumulamos capital eleitoral e político. O resultado final não foi o esperado, mas criamos as condições para alcançarmos vitórias adiante. Como se diz no ditado popular, demos ‘um passo atrás para em seguida darmos dois à frente’. Sou presidente estadual e membro da direção nacional do PCdoB e estes serão meus locais de atuação até que a sociedade me dê outro mandato. É nesta condição, com a mesma disposição e idêntico protagonismo, que seguirei na luta em favor da transformação da realidade maranhense, inclusive mostrando que política não se faz apenas com um mandato eletivo”, apontou.

Objetivamente, Flávio Dino e seus aliados estão preparando o lançamento de uma organização para avaliar o governo, debater os problemas do Maranhão e elaborar propostas que contribuam para a resolução destes.

“Em março lançaremos o instituto, ainda sem nome definido, para atuar em dois grandes eixos: acompanhamento das ações administrativas do poder público no Maranhão e formulação de políticas públicas voltadas para a superação das nossas mazelas”, explicou Dino.

Para Márcio Jerry, a atuação de Flávio Dino nos quatro anos de parlamentar representou muito bem o povo maranhense e brasileiro na sua luta por direitos.

“Diante do encerramento do mandato do deputado Flávio Dino e de todo o reconhecimento de sua capacidade e coerência política, podemos dizer, sem qualquer duvida, que ele orgulha não apenas o Maranhão, mas o Brasil inteiro que acredita na política como instrumento de transformação social. Pela atuação que teve, sempre com muita dedicação e sempre posicionado na trincheira de defesa dos trabalhadores e das mudanças implementadas pelo governo Lula, Flávio Dino é um grande motivo de orgulho para o povo maranhense”, disse Jerry.

*****

Vale a pena ver

Para quem não conhece ou nunca viu Flávio Dino se pronunciar, deixo abaixo o vídeo de um discurso na tribuna da Câmara. Foi logo após o Diretório Nacional do PT atropelar e reverter a escolha do PT-MA a favor da aliança com Flávio Dino na última eleição estadual, para impor a coligação com o PMDB de Roseana Sarney. O caso foi um dos mais autoritários e lamentáveis episódios do Partido dos Trabalhadores nos últimos anos.

Flávio Dino critica decisão do PT de impor aliança com Sarney no MA

Para entender melhor esse caso, fator fundamental para a vitória (baseada em muitas fraudes que a Justiça há de julgar) de Roseana Sarney, leia o post do link abaixo (que inclui outro vídeo com um discurso contundente, do deputado Domingos Dutra, do PT-MA):

https://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/06/15/discurso-historico-de-dutra-contra-sarney

Anúncios

Responses

  1. Gostaria de informar que os fornecedores em geral estão sem receber os pagamentos de serviços prestados estão todos atrasados e a candidata a governadora esta gastando dinheiro a balde sem limite e deixando os fornecedores em últimos lugares se caso esta senhora perder vai ficar um bolo de divida grande para o próximo, do jeito que ta não da, eles cobram qualidade nos produtos mas como ter qualidade se não estamos recebendo se nos pararmos de fornecer somos ameaçados a não receber os atrasados não da para ficar do jeito que esta quem poderá nos ajudar, SOCORRO, SOCORRO Roseana me pague estou com impostos atrasados e dos empregados não gaste o nosso dinheiro em sua campanha.

  2. Rogerio, gostei deste post. E mais ainda do discurso proferido pelo Deeputado Flávio Dino, infelizmente não sendo eleito governador pelo estado do maranhão.
    Acho importante resaltar que outros deputados que conseguiram o feito de conseguir o premio citado, existem pessoas de diversos partidos, direita, esquerda, centro, etc. Acho importante, e o que procuro fazer sempre, é indiferente da linha de raciocinio ou esfera politica que determinada pessoa siga, o que deve estar sempre acima é o principio e o carater. Pois como retratado no video, existem aquele que levados pelo poder absoluto, deixam de lado seus valores e fazem o que for preciso para alcançar seus objetivos. E isso ocorre tanto pela direita quanto pela esquerda.
    Mais uma vez, parabens por este post.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: