Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 01/11/2010

A lógica do Marcelo Tas: “atire primeiro, pergunte depois”

O Blog do Noblat noticiou no Twitter o que está na imagem abaixo:

 

Espancada em Brasília equipe do CQC

O repórter Danilo Gentili, um produtor e um cinegrafista da equipe do programa CQC foram espancados, há pouco, por seis agentes de segurança do Hotel Nahum, de Brasília, onde a presidente eleita Dilma Rousseff fazia seu primeiro discurso.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/11/01/espancada-em-brasilia-equipe-do-cqc-337109.asp

*****

O Marcelo Tas divulgou a notícia aos seus mais de um milhão de seguidores em três mensagens, da seguinte forma:

(1) Marcelo Tas: Dilma: “prefiro barulho da midia q silêncio da ditadura.” E aí? RT @BlogdoNoblat: Espancada em Brasília equipe do CQC http://bit.ly/90pfbs

(2) Marcelo Tas responde ao usuário @rgartz: Não foi a Dilma, mas os militantes dela. RT @rgartz: Deixa eu entender: a Dilma socou o Gentilli e toda a equipe do CQC?

(3) Marcelo Tas responde ao usuário @desiviero: Sim, amanhã a gente mostra no CQC e vocês tirem suas conclusões. Viva a liberdade de expressão! RT @desiviero: Amanhã mostram isso?

Ou seja, para o Tas, a expressão “seis agentes de segurança do Hotel Nahum” é o mesmo que dizer “seis militantes de Dilma”.

Em setembro eu o critiquei (clique aqui para conferir) por usar um raciocínio semelhante, em relação a uma frase que o Lula falou, sobre “extirpar” o partido Democratas.

Para Tas, reconhecido psicólogo com o dom de adivinhar pensamentos, Lula se referia à “oposição” e não a um partido específico.

Agora, sem apresentar nenhuma prova do que afirma, o simpático pseudojornalista diz aos seus mais de 1 milhão de seguidores que os “agentes de segurança do hotal” são “militantes da Dilma”.

Em seguida, o humorista diz que o programa apresentará as imagens da agressão e com elas as pessoas poderão tirar suas “próprias conclusões”.

Engraçado: primeiro ele afirma categoricamente que seus funcionários foram agredidos por militantes de Dilma, mas amanhã as cenas serão mostradas para que as pessoas tirem suas “próprias conclusões”?

Tentando entender essa lógica, eu me pergunto: seria possível existir alguma outra conclusão numa frase como “Marcelo Tas agrediu Dilma Rousseff”?

Se a verdade absoluta é algo abstrato, é verdade inquestionável, porém, que o jornalismo trabalha com a precisão e a objetividade para chegar o mais perto possível da verdade buscada. Acho que o Tas não se importa muito com isso.

Costumo não ver, mas tentarei assistir ao CQC de hoje para conferir o que será mostrado. Depois poderemos falar mais sobre esse “caso”, que segue bem a lógica de boa parte da polícia brasileira: “atire ou bata primeiro, pergunte depois”.

Como reflexão final deixo uma pergunta ao Marcelo Tas feita pelo @meigamentebru:


Se eu estou comemorando meu aniversário numa boate e o segurança espanca alguém, a culpa é minha @marcelotas?

PS: esse episódio é um prenúncio do tipo de “cobertura jornalística” que devemos esperar sobre o governo Dilma. Não tenha qualquer dúvida a respeito disso.

Anúncios

Responses

  1. deve ter 1 milhão de pessoas seguindo esse blog…
    pensei isso pq senti um certo tom de superioridade quando fala de alguém que lutou pelas diretas (e lutou de verdade, como democrata, com a palavra)
    Quando Lulla falou em “extirpar” o partido democrata, ele falou que extirparia um partido de oposição. Típico de um ditador.
    O que me surpreende são seus súditos que não buscam a liberdade e sim um cabresto maior.
    Seus heróis são um tanto quanto toscos…
    Um dia nossa 4ª ditadura acabará, nesse momento, envergonhe-se por a ter defendido.
    Eu luto por uma democracia, pela liberdade de expressão e pelo direito de resposta. Uma imprensa livre e sem ser desqualificada pela ditadura (somente os próprios receptores podem desqualificar suas fontes de informação)
    Saber a diferença entre democracia e ditadura é essencial… quem confunde ditadura com governo opressor, que se impõe com a força, precisa se empenhar mais no momento reflexivo…

    • Saudações. Obrigado pela participação.

      • Felippe,

        Parece que vc. não se lembra muito bem… mas quem primeiro falou em acabar com essa RAÇA, foi o Jorge Borhaussen do mesmo DEM a quem vc. se refere. E o tal Arthur Virgilio que ia dar uma surra no Presidente Lula.
        E um tal escritorzinho aí com Lula é minha Anta…. mas imagina. Com o Lula pode… quer saber tenho pena de vc. doentes e que se sentem superiores.

      • ..vc só fala asneira, tú nao sabes o qué é ditadura cara.
        ja viveu uma de verdade? me poupa e poupa nós que vivemos essa desgraça.se liga.
        Extirpar um partidinho desses nas urnas vale a pena sim.E foi assim que está sendo feito.Diferente do Jorge Bornhausen que queria “extirpar” ao melhor metodo nazista um partido maioritário.

      • Meu caro colega.
        Você não sabe o que é um regime de ditadura. Mas se soubesse não ira falar essas inverdades. Observo ainda que teu poder de interpretação do mundo é muito raso e talvez não ultrapasse os limites do bairro onde você mora.
        Sugiro que você faça novamente o ensino médio, se é que o fez.
        Abraços

      • Obrigado pela participação!

  2. primeiro que esse marcelo tas nao faz e nunca fez jornalismo. segundo que tá na hora de comecarem a parar de levar a sério este sujeito, por deus do céu! um autêntico mala sem alca.

  3. Isso é tipico do PT.. Aqui na empresa onde trabalho quando tem manifestação sindical, o Sindicato contrata alguns seguranças bruta montes para impedir a entrada dos funcionários na empresa, ou seja, coibindo o meu direito de ir e vir. E quem tenta entrar os mesmo empurram e agridem os funcionários. Os seguranças de Dilma ou do PT é culpa do PT sim, pois eles foram contratados pelo partido, e na sua maioria são militantes do partido e MST e afins. Além disso não foi apenas ontem esse tipo de agressão. O Danilo Gentilli já foi agredido diversas vezes, inclusive por prefeitos e secretários do partido! isso que me fez tomar a decisão de nunca mais votar no PT, o fato de quem é do partido nunca assumir o erro, sempre q algo de errado acontece ao inves de assumir a culpa e se desculpar, prefere dizer q são intrigas e factoides..

    • Meu caro, desde quando “seguranças do hotel” viram automaticamente “militantes da Dilma”? Quero ver as imagens para ter certeza de que foram “militantes da Dilma” que agrediram a equipe do CQC, mas ninguém pode soltar uma acusação dessa sem mostrar as provas. Aguardemos.

  4. Não é a primeira vez que isso acontece e pelo visto não será a última… O Danilo Gentili já foi agredido certa vez num comicio da Dilma, e por militantes, eu vi o programa e revi as imagens no youtube….No primeiro turno o Oscar Filho foi agredido, mais de uma vez, por um segurança da Dilma…Pra quê?Medo de determinados questionamentos?Então não se candidate, não seja público, e isso não vale só pra Dilma e sim pra todos os politicos…e concordo com oTAS, vamos primeiro ver as imagens e ai tirar nossas conclusões….mas que as coisas começaram erradas, ah isso começaram….pra que partir pra ignorância?

  5. O blogueiro se contradiz ao afirmar que não existe verdade absoluta, que os fatos devem ser esmiuçados.

    Todavia se posiciona cegamente ao lado de um governo que mal começou, pedindo aos leitores se prepararem para mais intrigas e reboliços da imprensa.

    Não sei o que é pior, pequenos e pseudo formadores de opinião petistas que tentam ludibriar seus seguidores ou militantes petistas que agridem SIM a imprensa e oposição partidária.

    • Meu caro, quem se contradiz com as regras do jornalismo é o jornalista-humorista Marcelo Tas. Ele transforma “seguranças do hotel” em “militantes da Dilma”. No mais, obrigado pela participação.

  6. Mas, se ergues da justiça a clava forte,
    Verás que um filho teu não foge à luta,
    Nem teme, quem te adora, a própria morte.

  7. ow seu retardado, qndo ele diz “tirar suas próprias conclusões” significa que as pessoas podem concordar ou discordar com o que ele disse. Burrinho o dono desse blog. Ps: Aprenda a escrever, seus posts são horríveis!

    • Obrigado pela participação.

  8. O Marcelo Tas nunca produziu nada por si mesmo, no máximo apresentou pessoas que produziam, mas não tem capacidade própria. Lembra o personagem de um conto de Machado de Assis que conhecia tudo de música, mas acabou enlouquecido porque nunca conseguiu compor, não é à toa que a sua “produção” não passa de um programa, num canal de TV da bancada ruralista e da bala, cujo objetivo é humilhar a população que não pertence à classe média paulistana, mesmo que seja preciso apelar para a provocação a fim de ganhar fama com uns sopapos. Infelizmente é a cara dessa classe média mediocre de São Paulo que se acha letrada e civilizada. É a primeira e a última que escrevo sobre este cretino sem estofo.

  9. Quero ver as imagens da agressão. Com certeza mais gente estava lá gravando o que aconteceu, temos que ver além do que o CQC mostrar.

    Sinceramente? Que sordidez tudo isso!

  10. A truculência com que esses repórteres de programas humorísticos – CQC, pânico, casseta & planeta, e afins – agem com os entrevistados e a população que acompanham suas coberturas é tal que normalmente tendem a provocar reações adversas contra os mesmos. Exemplos existem muitos, e talvez seja hora desses repórteres reverem se tanto deboche é realmente necessário para fazer uma cobertura ter um teor humorístico. Humor se faz com inteligência e não com escracho e deboche, que também são formas de agressão. Respeito deve existir dos 2 lados, o fato de ser da impressa não dá o direito de debochar e fazer pouco dos outros livremente, e nem garante imunidade contra críticas ou respostas mais exautadas.

  11. Pessoal eu não sou PETISTA, mas vejo e sinto a safadeza que a imprensa faz com o governo LULA.
    Basta comparar as manchetes NACIONAIS e INTERNACIONAIS.
    LULA merece respeito. Quanto a DILMA (votei nela), vamos esperar os fatos. Ela tem condição e diz que fará muita coisa para o bem do país.

    Digo mais: a OPOSIÇÃO é BEM VINDA. A DILMA precisa ser cobrada das promessas que fez na campanha.
    O PSDB e partidos anti-governo, precisam aprender a fazer oposição com INTELIGENCIA, precisam parar com a POLITICAGEM.

    • gostei da sua resposta, eh preciso muita hora nessa calma!
      e cuidado.

      • E esqueci! e o CQC tai pra ajudar!

      • O CQC ta ai pra ajudar a desmascarar os pilantras, agradeçam-os.

  12. @marcelotas conseguiu de maneira sensacionalista garantir audiência para o CQC de hoje! Aprendeu com Globo, né? Só não manipulem as imagens.

  13. Vamos deflagrar um #unfollowmarcelotas pelo twitter.

    Bom, não sigo mais este mala sem alça e sem graça do @marcelotas – #unfollowmarcelotas – Vive na sombra de seus companheiros …

  14. A mídia tupiniquim vai dar esse tipo de cobertura fraudulenta como sempre fez no Governo Lula. É a frustração e a raiva de uma direita perversa e mordaz. Mas como no Governo Lula, tenho certeza que o trabalho da Dilma falará mais alto.

  15. Perdeu Playboy, hehehehehe. 56/43, perdeuuuuu

    Viva Dilma Viva o Brasil.

    “Ley de Medios”

  16. Esse Tal de Tass não convence ninguém…
    Arrogante e prepotente.!

  17. Será q o CQC perdeu de zoar o enterro do Kirschner e apanhar “dos Hermanos” e resolveu zoar a festa da Dilma !??

    Afinal de contas o prgrama nem do Tas é! não é?
    Vamos dar uns pontos na audiência???

    Parabens pelos posts R.T

  18. Eu já não estava levando o CQC a sério, depois disso que não levo msm!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: