Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 13/09/2010

Rede de blogueiros progressistas do Maranhão começa a funcionar

A 3 de setembro de 1939, a Inglaterra e a França declaravam guerra à Alemanha de Hitler.

No 3 de setembro de 2010, uma pequena iniciativa reforça a guerra contra o oligopólio da mídia no Maranhão.

Nesta data circulou o número zero, ainda experimental, do boletim Ê-Maranhão, ação surgida no contexto do Grande Encontro de Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão, realizado na capital São Luís no dia 2 de setembro.

O Ê-Maranhão é uma ação do projeto “Nós de Rede”, apresentado no encontro pelo professor Francisco Gonçalves, chefe do Departamento de Comunicação da UFMA.

Mais de cem pessoas passaram pelo Encontro (Foto: Zema Ribeiro)

O boletim eletrônico Ê-Maranhão divulgará posts dos blogs integrantes do projeto para milhares de e-mails no estado e no Brasil.

A meta mais imediata é distribuir o Ê-Maranhão para 30 mil endereços eletrônicos. Apenas a título de comparação, a circulação somada de todos os jornais de São Luís — que já chegou a ter 11 diários (a maioria nanicos) em circulação, na década passada — não chega a esse número, segundo o jornalista Franklin Douglas, do blog Ecos das Lutas.

Encontro plural

Mais de cem pessoas, entre blogueir@s, twitteir@s, jornalistas, radialistas, publicitári@s, estudantes, militantes políticos e candidatos na atual eleição. Todas as candidaturas ao governo do estado foram convidadas a participar do Encontro e falar sobre suas propostas para a Internet e a comunicação em geral. Apenas a candidata Roseana Sarney não compareceu, embora um de seus marketeiros estivesse presente.

Itevaldo Jr., Ricarte Almeida e Franklin Douglas na mesa de abertura (Foto: Zema Ribeiro)

Jackson Lago (PDT), Flávio Dino (PCdoB), Josivaldo Correa (PCB), Marcos Silva (PSTU) e Saulo Arcangeli (PSol), candidatos ao governo, passaram pelo Encontro e deixaram seu recado, além de alguns candidatos ao Senado: Roberto Rocha (PSDB), José Reinaldo Tavares (PSB), também blogueiro, e Luís Carlos Noleto (PSTU).

Entre os participantes, estiveram também jornalistas e blogueir@s do portal iMirante, da família Sarney, do jornal O Imparcial e do Jornal Pequeno. No âmbito nacional, participaram apoiadores das campanhas de várias candidaturas presidenciáveis: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSol) e Zé Maria (PSTU).

A rede de bloogueiros e twitteiros progressistas do Maranhão definiu como princípios a serem respeitados pelos seus participantes:

– a defesa e a promoção dos direitos humanos;

– a democratização da comunicação e

– a mudança social, econômica e política do Maranhão.

Rogério Tomaz Jr. e Zema Ribeiro (Foto: Ricarte Almeida)

Guilherme Zagallo, Elen Mateus e Chico Gonçalves (Foto: Rogério Tomaz Jr.)

O Ê-Maranhão é a primeira iniciativa de uma rede que tem tudo para se constituir um contraponto ao oligopólio da comunicação reinante no Maranhão, dominado por grupos conservadores, inclusive os que fazem oposição à família Sarney.

O potencial da rede é enorme, mas de nada valerá se ele não for concretizado, como bem observou o professor Chico Gonçalves, um dos principais entusiastas do projeto “Nós de Rede”.

Outras iniciativas estão por vir, inclusive várias oriundas do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em São Paulo(SP), no final de agosto.

Longa vida e muita disposição à rede e aos blogs e twitteir@s que dela participam!

Leia abaixo o número zero do Ê-Maranhão. Para receber o boletim, escreva para o emaranhao.boletim@gmail.com

PS: Devido a algum conflito de configuração, pode haver algum problema de visualização no boletim abaixo. Se tiver problema, visite esse link aqui (temporário).

*****

ê-maranh@o!

Boletim eletrônico do projeto NÓ DE REDE
Email para contato: emaranhao.boletim@gmail.com
zero – 03/09/2010
Ê-maranh@o! é do João do Vale. É de quem sacode a poeira e dá a volta por cima.Ê-maranh@o! é da rede de movimentos sociais, blogueiros e twiteiros progressistas e que defendem os direitos humanos, a democratização da comunicação e a mudança social, econômica e política do Maranhão.

Ê-maranh@o! é seu, é nosso, é do mundo!

BLOGUE DO ZEMA RIBEIRO
Estado Brasileiro responsabilizado na OEA
Passados quase 20 anos do assassinato do lavrador Francisco de Assis ferreira, nenhum envolvido foi julgado e/ou condenado. OEA acatou denúncia da SMDH e Justiça Global e responsabiliza o Estado brasileiro pela impunidade.Leia o texto completo no blogue do Zema Ribeiro.
BLOGUE DO ED
O Maranhão com todo o gás. Para quem?
O documentário “Maranhão 66”, produzido pelo cineasta Glauber Rocha na posse do então governador José Sarney é uma importante peça histórica para a análise do momento presente. Leia mais no Blog do Ed.
CENTRO DE DEFESA
Plebiscito pelo limite da propriedade da terra
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) denuncia homicídio ocorrido na unidade de internação para adolescentes em medida socioeducativas, de responsabilidade do Governo do Maranhão. Confira aqui.
VIAS DE FATO – ENTREVISTA
Victor Asselin: “Iterma e Incra estão à serviço do latifúndio
Em entrevista ao jornal Vias de Fato, o padre Victor Asselin analisa a situação do latifúndio no Maranhão. Ele também comenta o plebiscito pelo limite da propriedade da terra. Acompanhe e leia aqui.

ARTIGO – WAGNER CABRAL
Eleições 2010 – o que está em jogo no Maranhão?
Vivemos os momentos decisivos da mais longa campanha política do Maranhão, a qual foi iniciada, na prática, com o “golpe judiciário” de abril de 2009, que instaurou o governo ilegítimo de Roseana Sarney. Temos destacado em nossas análises que, do ponto de vista democrático, a questão crucial da política estadual é o enfrentamento da mais velha (e hoje, única) oligarquia do Brasil. Nefasta oligarquia cuja manutenção no poder sempre esteve atrelada a alguns fatores primordiais:
1. a relação parasitária com o governo federal, primeiro com a ditadura militar, ontem com FHC e o PSDB, hoje com Lula, o PT e Dilma.:
2. o abuso de poder político e econômico, expresso no uso da máquina pública, no clientelismo, na compra de votos, na cooptação política (hoje, de setores do PT), na fraude, em manobras junto à justiça eleitoral, na manipulação de pesquisas [sobre os mistérios da pesquisa IBOPE desde 2006: http://u.nu/8q64f ].
3. o abuso de poder da mídia e da propaganda, para vender, a cada dia, a promessa nunca cumprida de desenvolvimento social, enquanto sustenta um modelo econômico excludente, concentrador de renda e responsável pelos piores indicadores sociais do país. Em 1970, por exemplo, a oligarquia prometia um “milagre do Maranhão”, com  a descoberta de petróleo em Barreririnhas, hoje (quarenta anos depois) são as promessas do do gás e da refinaria em Capinzal e Bacabeira.
Do ponto de vistas das oposições, existem duas candidaturas competitivas (Jackson Lago e Flávio Dino), as quais, para se estabelecer como reais alternativas, necessitam dar resposta a três ordens de questões:
1. a defesa da RENOVAÇÃO na política, a começar pela alternância no poder, com a transformação dos costumes políticos e a afirmação da ÉTICA e da CIDADANIA.
2. o efetivo confronto com a família/máfia Sarney, numa postura anti-oligárquica que aponte para a democratização da política, com participação popular e dos movimentos sociais.
3.a proposta de um novo modelo de desenvolvimento, que amplie as melhorias sociais dos últimos anos (ação do governo federal) e promova a inclusão social, através de programas de geração de emprego e renda, com o apoio à agricultura familiar, à habitação popular e outras atividades.
Portanto, num cenário em que se desenha a realização de um 2º turno, a população maranhense será convocada às urnas em 03 de outubro (no 1º turno) para decidir em torno de duas linhas políticas (mas também de projetos econômico-sociais):
1. se vai votar pela RENOVAÇÃO política e a ALTERNÂNCIA no poder, ou se pela CONTINUIDADE da oligarquia e seu trem do atraso?
2. qual dos candidatos da oposição (Flávio Dino ou Jackson Lago), melhor representa os anseios de MUDANÇA (ética, política e econômica), bem como, por outro lado, reúne as condições para derrotar a oligarquia Sarney no 2º turno? Candidatos que devem ter, ainda, capacidade de estar unidos nesse mesmo 2º turno.
Dessas decisões/definições depende o futuro da população maranhense nos próximos anos. Alea jacta est (a sorte está lançada)!
E fica a pergunta: qual papel você pretende exercer nesse processo?(*) Wagner Cabral – Historiador e Professor da UFMA.
O artigo está disponível no blog EcosdasLutas
02 de setembro
Blogueiros e twtteiros progressistas lançam projeto Nós de Rede
Mais de 70 blogues, de política, esporte, ciência, evangélico, notícias, cultura, movimentos sociais etc; todos interessados na democratização da comunicação maranhense.Estudantes, professores, profissionais de mídia, padre, advogado, militantes sociais. Gente que luta por mudança social no Maranhão.

Inédita articulação de blogueiros, entidades e universidade à favor dos direitos humanos.

Todos os candidatos a governador deixaram seu recado. Só não apareceu a salomé, como ironizou Joãozinho Ribeiro.

Espaço plural, palco de convergência da diversidade, como sintetizou o professor Francisco Gonçalves (NEEC-UFMA).

Assim foi o Grande Encontro de blogueiros progressitas do Maranhão. Bem articulado e já chegando incomodando o império midiático oligárquico, avaliou Rogério Tomaz Jr, conferencista do encontro e do blogue Conexão Brasília-Maranhão, referindo-se às críticas do Imirante, que tentou desqualificar o encontro colocando-o como à serviço de uma candidatura.

Ê, Maranhão!Nasceu o nó de rede, já fazendo contraponto aos blogueiros retrógrados do Maranhão! Viva a Democracia!!

Em breve, cobertura completa do Encontro no Ê-Maranh@o! pela rede blogueiros presentes no encontro. Aguarde.

ENCONTRO DA PLURALIDADE
Quem quer mudança no Maranhão, deixou sua contribuição no Encontro. Saiba que participou

Jackson Lago
candidato a governador pelo PDT

Roberto Rocha
candidato a senador pelo PSDB

Flavio Dino
candidato a governador pelo PCdoB

José Reinaldo Tavares
candidato a senador pelo PSB


Luís Carlos Noleto
candidato a senador pelo PSTU

Josivaldo Correa
candidato a governador pelo PCB

Marcos Silva
candidato a governador pelo PSTU

Saulo Arcangeli
candidato a governador pelo PSOL

De 01 a 07 de setembro
Plebiscito pelo limite da propriedade da terra
A votação organizada pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e pela Justiça no Campo, com apoio de várias outras entidades, começa hoje (01/09) e vai até o dia 7 de setembro.O plebiscito é uma maneira importante de mostrar ao governo que a sociedade está atenta a temas como a questão da propriedade. A votação não tem valor legal, mas simbólico. E pode ser um instrumento importante de pressão política.

Ouça aqui spot da Agência Pulsar para o Plebiscito.

Anúncios

Responses

  1. Boa sorte para os internautas progressistas do Maranhão e sugiro a circulação do Ê-Maranhão por lista de discussão (grupos de e-mails), parece o formato mais óbvio.

    Abraços e muita força nessa luta!

  2. […] Recebo de Rogério Tomaz Junior, a quem conheci no Primeiro Encontro Nacional de  Blogueiros em agosto, a boa notícia: os maranhenses acabam de criar a sua rede de blogueiros, como você pode ler aqui. […]

  3. […] Recebo de Rogério Tomaz Junior, a quem conheci no Primeiro Encontro Nacional de  Blogueiros em agosto, a boa notícia: os maranhenses acabam de criar a sua rede de blogueiros, como você pode ler aqui. […]

  4. Companheirada, ótima iniciativa. Não estive no Encontro mas quero estar no projeto.

    Quero cadastrar este blog.

    abraço

  5. Parabéns e muito sucesso!

  6. parabéns pela iniciativa. me mantenham informado, por favor

  7. […] Recebo de Rogério Tomaz Junior, a quem conheci no Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros em agosto, a boa notícia: os maranhenses acabam de criar a sua rede de blogueiros, como você pode ler aqui. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: