Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 04/08/2010

Partiu Magno Cruz, guerreiro de Zumbi dos Palmares

Partiu na madrugada de segunda para terça.

Súbita e inesperadamente.

51 anos. Pouquíssimo, quase nada para a energia que ele carregava dentro de si.

Pessoalmente, tive pouco contato. O suficiente para que o meu respeito e a admiração por ele fossem enormes, desde que o conheci.

Magno Cruz, guerreiro-herdeiro de Zumbi dos Palmares e de Negro Cosme, defensor de direitos humanos, militante do movimento negro, protagonista e apreciador da arte popular do Maranhão, do Brasil e do mundo.

Comunicador popular. Lutador das rádios comunitárias em geral e da Conquista FM em particular – briosa emissora, perseguida pelo Sistema Mirante (anagrama de mentira) de Sarney desde que a comunidade que a mantinha ousou exercer o seu direito à comunicação.

Magno deixará saudade. Deixará uma lacuna que, certamente, será preenchida na luta cotidiana, mas não no sentimento de dor pela sua ausência.

Abaixo seguem textos do Zema Ribeiro e do Ricarte Almeida, que podem falar muito melhor deste guerreiro que nos deixou.

*****

http://zemaribeiro.blogspot.com/2010/08/obituario-magno-cruz.html

terça-feira, 3 de agosto de 2010

OBITUÁRIO: MAGNO CRUZ


[Foto: Gilson Ferreira]

Como diriam Caetano e Gil: “é preciso estar atento e forte/ não temos tempo de temer a morte”. Faleceu na manhã desta terça-feira (3) Magno José Cruz (1951-2010).

Engenheiro de formação e militante do movimento negro por convicção, Magno Cruz foi um intransigente lutador por justiça social e direitos humanos. Forte, mas sem perder a ternura, foi líder à frente do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), do Sindicato dos Urbanitários, além de ex-presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), entre outros espaços de atuação. Aguerrido e arrojado, não resistiu à luta contra um câncer no pâncreas, para cuja retirada havia recentemente se submetido a uma cirurgia – sua subida pega de surpresa familiares, amigos e companheiros de luta, pois a informação que se tinha era a de que a intervenção lograra êxito.

Magno Cruz foi ainda um militante pela causa da democratização das comunicações. Apresentava um programa na Conquista, rádio comunitária do Coroado (bairro da periferia da Ilha), por que sempre lutou também, apesar de sucessivos lacres e ataques à liberdade de expressão dos que geralmente não têm voz.

O velório de Magno Cruz será realizado na residência da família, localizada na Rua 19, quadra O, casa 7, Cohaserma (próximo à sede do Maranhão Atlético Clube). O sepultamento ocorre quarta-feira (4), no Parque da Saudade (Vinhais), em horário a ser definido pela família.

*****

http://ricochoro.blogspot.com/2010/08/juntou-se-agora-zumbi-e-negro-cosme.html

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Juntou-se agora a Zumbi e a Negro Cosme: Morreu Magno Cruz

Acabei de saber do falecimento do amigo querido Magno Cruz.

Magno Cruz havia feito uma longa cirurgia para retirada de um câncer no pâncreas. A notícia que se tinha é que tudo havia transcorrido dentro da normalidade. Infelizmente fomos surpeeendidos agora cedo com a notícia de sua morte.

Cruz foi um histórico militante, um lutador, um guerreiro na defesa do Povo Negro e na luta pelos Direitos Humanos no Maranhão. Sem dúvida uma baixa sem tamanho nas trincheiras dos mais oprimidos.

Magno Cruz com seu jeito simples, carinhoso e sereno sabia com firmeza decifrar os caminhos da luta, sabia discernir os rumos no meio das conturbadas contradições da caminhada e seguir na direção do essencial, a defesa e o respeito à vida e à dignidade do ser humano.

Perdi, além de uma amigo querido, um companheiro de luta, um ouvinte carinhoso do Chorinhos e Chorões. Daqueles que ligam para comentar o programa, dizer que se emocionou com um disco mostrado, com uma música, com o texto trabalhado, enfim.

O Chorinhos e Chorões agora chora. Um pranto de saudades, de um grande amigo!

Salve, Guerreiro Magno Cruz !

*****

Anúncios

Responses

  1. […] https://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/08/04/partiu-magno-cruz-guerreiro-de-zumbi-dos-palmares/ […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: