Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 21/07/2010

Essa é a turma do PT que se vendeu a Sarney

Abaixo segue texto do blog do Ed Wilson Araújo, jornalista, professor universitário e militante histórico do PT-MA, repercutindo denúncia de um assessor de imprensa da família Sarney.

Vale lembrar que notícia publicada pelo Sistema Mirante (palavra que é anagrama de “mentira” – confira aqui) já sai com 50% de possibilidade de ser, no mínimo, duvidosa.

E que Ed Wilson é, inclusive, integrante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), cujos dirigentes nacionais (José Dirceu à frente) impuseram a aliança com o e$quema $arney, fazendo valer a vontade de alguns, digamos, petistas locais adeptos do rápido alpinismo social. Ed Wilson, entretanto — assim como muitos outros militantes da CNB —, manteve a dignidade e a coerência e não se vendeu à oligarquia.

O mesmo não se pode dizer do denunciado abaixo. Mal assumiu a Secretaria de Educação, parece ter se adequado muito bem às práticas do clã Sarney.

Leia ao final do post o que o denunciado falou sobre a oligarquia, menos de um ano antes de assumir a pasta que comanda atualmente.

Atualização de última hora: o rombo na Secretaria de Educação do Maranhão parece ser ainda maior do que se denuncia abaixo. Leia ao final do post.

*****

http://blogdoedwilson.blogspot.com/2010/07/fogo-amigo-no-pt.html

terça-feira, 20 de julho de 2010

FOGO AMIGO NO PT

Notícia no blogue do jornalista Décio Sá, alinhado ao Governo do Estado, apresenta um edital de dispensa de licitação no valor de R$ 17,3 milhões na Secretaria de Educação.A pasta é comandada pelo professor Anselmo Raposo (PT). Segundo Décio Sá, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a própria Assessoria Jurídica da secretaria deram parecer contrário à operação.

A denúncia expõe o PT em um momento crítico do início de campanha. Veiculada por um jornalista com trânsito no Palácio dos Leões, pode ser um sinal de fritura na ala sarneísta do petismo.

O grupo Sarney já obteve o tempo de propaganda eleitoral do PT e retirou o partido da coligação de Flávio Dino (PC do B). Agora é só uma questão de tempo descartar os petistas locais e ficar só com o estandarte de Lula.

Sarney não precisa de intermediários no PT do Maranhão para dialogar com o Palácio do Planalto. Vai direto a Lula e decide. A aliança PMDB-PT no Maranhão foi só um engodo para tentar inviabilizar a candidatura de Flávio Dino.

Agora começa a segunda fase do desmanche da estrela vermelha: exibir denúncias e atritos nas pastas comandadas pelo PT.

A Secretaria de Educação é uma estrutura gigante. Roseana deu a cabeça ao PT, mas as conexões intermediárias permaneceram no esquema de Cesar Pires.

Além disso, o PT não tem base forte na área de Educação. Isso dificulta a articulação política com a sociedade civil onde os petistas militantes atuam.

O PT na Educação tem cabeça de ferro, mas o tronco, as pernas e os pés são de barro.

*****

O que Anselmo Raposo pensava menos de um ano atrás:

Anselmo Raposo, um dos petistas maranhenses que, da noite para o dia, passou a enxergar virtudes na oligarquia mais longeva do Brasil

“A oligarquia Sarney já perdura por 40 anos, e o Maranhão ainda possui os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil. Ganhamos apenas do Piauí de Mão Santa e de Alagoas de Collor e Renan Calheiros. A família Sarney sempre fez neste estado o que o Brasil está conhecendo agora no Senado, ou seja, transformou o publico no privado. O mais impressionante disso tudo é a rede que esse último oligarca estendeu aqui no Maranhão. (…) Enfim, o Maranhão é um paraíso pelo seu povo, belezas como os lençóis maranhenses, pela maior área de mangue do Brasil e pelo belíssimo folclore, mas não tem muito que orgulhar-se de quem governou este estado nos últimos anos.”
[Anselmo Raposo, entrevista ao blog da Dilma -01/09/2009]

http://www.dilma13.blogspot.com/2009/09/9-entrevista-blogueiro-anselmo-raposo.html

O trecho da entrevista acima foi oportunamente recuperado pelo jornalista Raimundo Garrone (confira aqui).

Caso a denúncia seja verdadeira, espero que a Justiça seja ágil e rigorosa. Processo do Ministério Público e responsabilização do secretário é o mínimo que o caso merece. Resta saber se – e por quantos dias – ele permacerá no cargo.

Já o PT maranhense verdadeiro, de luta,  segue na trincheira contra a oligarquia, ao lado de Flávio Dino (PCdoB) na caminhada rumo ao Palácio dos Leões.

PS: Para quem não acompanhou a “novela” inteira, o PT-MA decidiu, em encontro estadual realizado em março, apoiar o candidato Flávio Dino ao governo do estado. Por conta da pressão de Sarney e da turma petista maranhense que pensa como Anselmo Raposo, o Diretório Nacional do PT interviu na decisão estadual e impôs a coligação com o PMDB de Rose(ng)ana Sarney, em ato arbitrário firmado no dia 11 de junho.

PS2: Outra notícia sobre dispensas de licitação milionárias na Secretaria de Educação está no blog do jornalista Luís Cardoso. Confira no link abaixo.

Secretaria de Educação contrata empresa de serviços de limpeza por mais de R$ 32 milhões, com dispensa de licitação

Anúncios

Responses

  1. Tenho editado o blog – caianarealbrasil.blogspot.com
    onde “desanco” todo e qualuer corrupto, infelismente não tenho dado conta, face a grandesa do grupo. Aqui de SPaulo, já temos a baixa dos Quercia, Maluf e Romeu Tuma, trinca de picaretas. Fica só a Marta, infelismente não tem oponente, mas vamos brigar. Gostaria de informaões sobre o Fóra Sarney, que gostaria que fosse, Fora “famiglia” SARNEY…

    • Prezado, respeito seu ponto de vista, mas discordo da opinião que Marta é picareta. Ela pode ter vários defeitos e contradições, mas é uma política séria e competente.

  2. É amigo, todos temos direito de opinião, mas fui oficial de gabinete de um dos grandes Secretários da Educação da Prefeitura de SP, e sei como é a “mumunha” .Escolas de lataas que existiam foram sucateadas para dar lugar a obras faraonicas, que renderam muita “bufunfa”….obras hoje já com redução de pessoal e desoranizada por falta de gerenciamento. Falar é fácil para o politico, mas fazer e manter é que são elas….não há condicões de manutenção, não há verbas previstas em orçamentos compactiveis com as necessidades. A Prefeitura tem vários empreendimentos ex-suntosos que estão destivados e caindo em pedações. Aqui onde moro tem uma praça com um grande parque esportivo e social completamente desativado, por estar totalmente destruido e abandonado, fica no Jardim São Paulo, e não é só esse. tem mais, mais seria longo descrever. Os céus faraonicos estão capengando…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: