Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 04/07/2010

Que merda de patriotismo é esse?

Que merda de patriotismo é esse?

Marcelo Torres*

Os “patriotas” brasileiros nem disfarçaram o seu patriotismo de fachada. Minutos após a seleção da CBF ser eliminada da Copa do Mundo, neguinho já estava tirando a bandeira da janela do carro, da janela do prédio. Mas que merda de patriotismo é esse que depende da vitória da seleção da CBF?

Essa gente se diz “patriota” só por torcer pela seleção. E não está nem aí para o Hino Nacional, que, aliás, sabe cantar. Meros torcedores da seleção da CBF, embalados pela mídia, é isso a patriotada de chuteira. Torce-se pela seleção achando que se está torcendo pelo Brasil.

E não é que os obedientes atletas da “família” Dunga conseguiram perder a Copa!!! Chato é que a História não nos dá a chance de saber se outro grupo brasileiro (com Ganso, Neymar, Fred, Ronaldinho etc) seria campeão. Não temos como saber.

Ah, se o Paraguai ou outra seleção (Gana, Chile) pudesse ter Ganso, Rogério Ceni, Hernanes, Elias, Neymar, Fred, Ronaldinho Gaúcho… Ah, se fosse possível colocar em disputa os renegados contra os convocados!!! Talvez até não ganhasse do grupo de Dunga, mas pelo menos seria feito um teste, um parâmetro de avaliação.

Bom, o bom do revés é que restam as lições. Pelo menos já estamos livres de Dunga, o que já é um alento.

*Marcelo Torres é jornalista, cronista, contista e torcedor do Vitória. Tem um blog: http://marcelotorres.zip.net/

Responses

  1. Vc foi o unico ser que um dia me convenceu sobre a essencia antropologica e humana do futebol. E o olha que eu nunca poderia creer na potencia de um Ceara para me dobrar. Acredito que aquele pocket fez milagre!
    O fato é que eu continuo nao suportando ares futbolisticos, mas agora eu entendo de forma menos ignorante o que realmente interessa e me inspiro em linhas como essas. Bravo!!

  2. rogério,

    não concordo com o autor do texto quando ele usa a reitirada das bandeiras para medir o grau de patriostismo dos brasileiros.

    meu carro ainda está com a bandeira do brasil, mas posso te garantir que nada tem a ver com patriostismo e sim com não ter lembrado de tirá-la.

    patriotismo seria usar a bandeira no carro o ano todo, independentemente de copa ou não. não vejo a retirada de bandeiras dos carros como falta de patriotismo. acredito que a razão das bandeiras é única e exclusivamente um apoio à seleção que está disputando um campeonato. foram desclassificados? por que então continuar com a bandeira?

  3. concordo e assino embaixo!

  4. Aqui em casa colocamos duas bandeiras, a do Brasil e a da Espanha…
    Quando começou o mundial vi que dois ap do condominio vizinho assim como eu tb colocaram as duas bandeiras, mas nada mas dez minutos depois que o Brasil perdeu as bandeiras já não estava mais!
    A minha sigue na janela e não acho que essas pessoas sejam menos patriotas que eu só por causa disso…
    A minha vai continuar aqui ao lado da bandeira da España até o final da copa. 🙂

    Bjus da Ta

  5. eu também acho que as bandeirolas não têm nada a ver com patriotismo. afinal, a gente sabe que brasileiro é patriota por ocasião, e que isso não é exatamente ser patriota…

    sei lá…brasileiro é foda mesmo.

    beijos!


Deixe um comentário

Categorias

