Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 22/06/2010

Brizola Neto sobre o Maranhão

O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ), além de honrar a memória do seu avô, possui um dos melhores blogs – senão o melhor blog – de política entre os parlamentares brasileiros.

O Tijolaço alia material de qualidade (na forma e no conteúdo) com independência e coragem, características tão importantes aos homens das leis quanto, infelizmente, escassas no Brasil atual.

Talvez o deputado não saiba, mas “pedra” (ou “pedrada” ou ainda “tijolada”) é o termo na gíria do reggae maranhense que define uma bela canção – existe até o famoso DJ Carlinhos Tijolada em São Luís(MA).

Mas o texto de Brizola Neto é uma autêntica “pedra de responsa” política sobre o contexto do poder no Maranhão de hoje.

Leia e repasse adiante.

Sobre o Maranhão

sexta-feira, 18 junho, 2010 às 16:15
http://www.tijolaco.com/?p=18741

Não comentei o assunto por toda a quinta-feira porque acho que mais importante do que ficar publicando certas iniciativas  que tomo é que elas sejam eficazes. Mesmo tento saído notas em O Globo e no Valor Econômico sobre o fato de eu e o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, estarmos fazendo força por uma aliança, já no primeiro turno, entre Jackson Lago, do PDT, e o deputado Flávio Dino, do PCdoB, achei melhor ficar quieto.

Jackson é um histórico lutador da esquerda maranhense. Médico, professor, é um homem simples e honrado. Foi vítima de um dos maiores paradoxos da Justiça Brasileira: ser punido por um suposto abuso de poder político e econômico contra o mais poderoso – política e economicamente – clã maranhense, a família Sarney.

Flávio Dino é uma grata revelação da política. Um homem que deixou a segurança do cargo de juiz para descer à luta rasa – e dura – da política. Alguém sobre quem tenho de testemunhar a enorme correção com que tratou todas as negociações que travamos.

Tenho trabalhado para que os dois estejam juntos. É onde devem estar os homens de bem do Maranhão, seja de que partido forem.

Entendo as razões do presidente Lula e dos dirigentes do PT. Não pensem que sou um purista inconsequente que, diante do destino do país, hesitaria ante decisões difíceis como as que Lula tem de tomar.

Não colocou o interesse partidário sobre o interesse nacional. E tenho certeza que nenhum de nós ficaria feliz em saber que faltaram 500 mil ou um milhão de votos maranhenses para que vencesse o projeto de Brasil que Lula e Dilma defendem, por ele não haver cedido às pressões que de lá vinham.

Nosso foco não deve ser criticar Lula pelo que ele foi obrigado a fazer.

Nosso foco deve ser em livrar Lula destas pressões e, ainda mais, livrar delas Dilma Roussef.

Sarney pressionou pelo apoio do PT a Roseana porque o clã Sarney sabe que Lula e Dilma serão os grandes eleitores no Maranhão.

Mas se os adversários de Sarney forem, mais do que qualquer sarneysta pode ser, os grandes defensores de Dilma no Maranhão, de que terá valido todo o lobby de Sarney?

É hora de uma grande reflexão e desapego nosso.

A luta contra Sarney não é apenas de Lago, Dino ou de Domingos Dutra.

Temos de nos unir e salvar o Maranhão de uma Sarney, a Roseana. E de livrar Lula de outro, o José Sarney.

Mas, sobretudo, temos de livrar o Brasil do pesadelo de um retrocesso.

Cabeça fria, pragmatismo, desambições pessoais. O Maranhão pode simbolizar  um novo equilíbrio onde Dilma não tenha de sofrer as desumanas pressões com as quais Lula teve de conviver.

Não quero me alongar, nem entrar em detalhes que fazem parte do entendimento em curso.

Confiemos na sabedoria de nossos companheiros.

Mas, sobretudo, confiemos no povo, que é mais sábio que qualquer um de nós.

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: