Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 16/06/2010

Feira Nacional de Agricultura Familiar promove diversidade e cultura brasileira

Começa hoje (16) em Brasília a VII Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Festival Brasil Rural Contemporâneo.

Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Feira é um grande encontro de sabores, cheiros, cores, formas e sotaques. A diversidade do Brasil em altíssima concentração.

Feira 2009, no Rio (Foto: MDA)

É como reunir, no mesmo lugar, um pouco dos mercados públicos de Fortaleza, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte, mais a Feira de São Cristovão no Rio, a Feira de Caruaru e o mercado São José no Recife. Tente imaginar.

De hoje até domingo, serão milhares de pequenos agricultores, comerciantes e artesãos vendendo todo tipo de produto, de todos os cantos do país.

Vae lembrar que a agricultura familiar, ao contrário do que os (tu)barões do agronegócio costumam bradar, é a grande responsável pelo que chega à nossa mesa. Este segmento produz 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 58% do leite, 50% das aves e 59% dos suínos do país.

Como se fosse pouco, a programação cultural é diretamente proporcional à qualidade e à diversidade da Feira.

Paulinho da Viola, Monarco, Lenine, Alceu Valença, Teatro Mágico, Silvério Pessoa, Otto, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Cláudio Rabeca, Siba, Coco Raízes de Arcoverde, Armandinho, Dodô e Osmar, Wander Wildner, Boi de Maracanã, Bule Bule e as Sambadeiras do Recôncavo, Maracatu Estrela de Ouro, entre muitas outras atrações que vale a pena conhecer e curtir.

A Feira não é do Ministério da Cultura, mas está tão coerente com a promoção da cultura como direito humano que disponibiliza até transporte gratuito para a Concha Acústica, local do evento, saindo da rodoviária do Plano Piloto, de 15 em 15 minutos, inclusive após os shows.

Concepção provavelmente desenvolvida com a experiência do programa Territórios da Cidadania, para mim a ação mais avançada do governo Lula para diminuir as desigualdades regionais, embora tenha pouca visibilidade.

Site oficial da Feira: http://www.mda.gov.br/feira2010/

Hoje a noite é de Paulinho da Viola e Monarco, ícones da Portela. Até lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: