Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 11/06/2010

Domingos Dutra e Manoel da Conceição iniciam greve de fome em resposta a decisão do PT

Domingos Dutra, deputado federal do PT do Maranhão, anunciou na tarde desta sexta (11), em sua página no Twitter (http://twitter.com/DomingosDutra13), que estava entrando em greve de fome “por tempo indeterminado”.

O ato extremo é uma resposta à decisão do PT nacional de impor ao diretório do partido no Maranhão a coligação com o PMDB da família Sarney nas eleições estaduais.

No final da tarde, o histórico líder camponês Manoel da Conceição, 75 anos, se juntou ao deputado na greve de fome no plenário da Câmara dos Deputados.

O PT-MA havia decidido apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao Palácio dos Leões.

A decisão de hoje do Diretório Nacional revoga as decisões do encontro estadual, realizado nos dias 26 e 27 de março.

Manoel da Conceição, que veio a Brasília para acompanhar o encontro do diretório nacional, teve sua entrada barrada na reunião, ocorrida na sede nacional do partido. Após ir às lágrimas e dizer que nem mesmo quando foi torturado na ditadura se sentiu tão humilhado, Manoel obteve permissão para assistir à reunião, sem direito a fala.

Os dirigentes e militantes petistas tentam convencê-lo a não continuar a greve de fome, temendo pela sua saúde, mas ele se mostra irredutível.

Petistas apoiadores da candidatura de Flávio Dino ao governo do MA (Foto: Rogério Tomaz Jr.)

Na segunda-feira, o grupo petista favorável à candidatura de Flávio Dino deve ingressar com ação judicial para questionar a legalidade da decisão da direção nacional da legenda, apontando violação da autonomia partidária.

Independentemente de qual seja a decisão da Justiça, Flávio Dino – que divulgou nota sobre a decisão – já disse contar com o apoio do PCdoB, do PSB e dos petistas em sua campanha.

Além disso, Dino declarou que a pressão da oligarquia Sarney sobre Lula e o PT mostra que o grupo é decadente. “Em 2006 houve essa mesma aliança – PT, PSB e PCdoB – e Roseana Sarney não se preocupou. A ação deles agora mostra o desespero diante da derrota na eleição e que eles estão emplena decadência”, afirmou Flávio, primeiro candidato do PCdoB ao governo de algum estado desde a fundação do partido, em 1922.

O partido também divulgou nota oficial criticando duramente a decisão da cúpula petista.

Abaixo seguem vídeos feito pelo blog com mensagens de Dutra, Manoel e Flávio Dino, além de Genilson Alves e Bira do Pindaré, dirigentes petistas no Maranhão.

Domingos Dutra e Manoel da Conceição em greve de fome

Flávio Dino pede apoio à sociedade brasileira para a luta dos maranhenses contra a oligarquia Sarney

Genilson Alves (PT-MA) fala sobre imposição da aliança com oligarquia Sarney

Bira do Pindaré (PT-MA) fala decisão do PT nacional que obriga aliança com Sarney

PS: Já falei aqui no blog sobre um episódio semelhante a este, ocorrido em Fortaleza(CE):
https://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/03/26/luizianne-lins-flavio-dino-e-o-pt-do-maranhao/

Anúncios

Responses

  1. Como podemos apoiar essa decisão de Dino, Dutra e Manoel da Conceição? Moro no Rio, precisamos divulgar isso, mas há algo mais que possamos fazer?
    Obrigada

  2. Realmente é chocante saber aonde determinados acordos tem levado um partido tão impostante, sério e íntegro como o PT chegar. Sempre fui um satélite do PT, zona de influência. Um militante apoiador deste histórico Partido.

    Sou da Bahia e aqui derrotamos a família ACM. Então, é com este olhar, de quem sabe o que significa estas terriveis e monstruosas oligarquias que me solidarizo com os companheiros petistas maranhenses.

    Deve ser muito bom para a cúpula petista sulista decidir sobre as nossas vidas do norte/nordeste.

  3. Sempre votei em Lula, mas não votarei mais nunca.
    Sobretudo porque ele, por seus interesses pessoais e partidários, se vendeu vergonhosamente à família dominadora do Maranhão, que desgraça este grande e rico Estado deixando-o intencionalmente na miséria e na ignorância. Enriquecendo à custa da miséria do Povo do Maranhão.
    Lula, durante 6 anos de seu governo, nunca veio ao Maranhão, proibido pelas “famíla imperial”.
    A não ser a Timon, ao lado de Teresina, ao que parece embriagado, para apoiar Roseana a Governadora. Mas o POVO elegeu Jackson Lago.
    “Derrotaram” o POVO soberano na “Justiça”, onde o poder da “família imperial” tinha um grande aliado: Eros Grau.
    Os “honoráveis bandidos” parecem onipotentes, mas O POVO É MAIS FORTE.
    Lula, O MARANHÃO PARA TI NÃO É NADA, A NÃO SER MOEDADA DE TROCA COM TEU PADRINHO a quem tão vergonhosamente, há tanto tempo, obedeces.
    Em nome de que VALORES, Lula, humilhas assim 6 milhões de Maranhenses e te juntas à escória que há tanto tempa humilha e escraviza este Estado?
    Tenho saudades do PT que eu conheci há 30 anos, quando tu eras uma esperança, um aparente baluarte ético no Brasil, contra as eternas oligarquias e o abuso de Poder.

    João Tavares

  4. Depois dos quinze anos vividos dia apos dia nessa terra onde sufrí e lutei junto com os despojados pela familia Sarney volto a contemplar com tristeza como se utiliza ao povo como moeda de traco para manter ambições politicas dos que proclamam aos quatro ventos defender a esse mesmo povo…Não, na politica não vale tudo para se manter no poder…a dignidade e a vida dos trabalhadores escravizados, daos jovens sem perspetivas de futuro das meninas empurradas a abusos de todo tipo, de mafias econômicas e traficantes está por acima de patos e acordos oscuros e de duvidosa honestidade. Basta Lula, basta de comerciar com o nosso povo!

  5. No DF também rolou essa coligação com um filha da puta chamado Tadeu Filipelli, ex-comparsa de Roriz, com Agnelo. No Maranhão é muito triste mesmo…Odeio falar isso do fundo do coração mas tomara que a porra da Dilma perca e todos pelegos do PT e PMDB só pra ver o circo que essa porra vai ficar por culpa deles próprios…

  6. Manoel e Dutra,
    Admiramos a coragem de vocês! Nos solidarizamos a vocês nesse momento tão dificil para todos nós que sempre lutamos e acreditamos em um Maranhão livre das trevas dessa maldita holigarquia que só atrasa o nosso Estado e o nosso povo.
    Esperamos que essa greve de fome termine logo, pois tememos pela saúde de vocês; não queremos, nem podemos perder dois fortes e bravos companheiros, pois precisamos da tua coragem Dutra e da tua valorosa e preciosa experiência Mané para continuarmos lutando aqui no Maranhão.
    Que Deus os proteja!
    Grande abraço: Zoca & Simão.

  7. Caros amigos e lutadores Mané e Dutra,

    Solidariedade ê pouco neste momento de tanta humilhação. A ambição pelo poder leva ao caminho da desgraça. O POVO É MAIOR. A esperança nos sustenta. Sua luta gerará um futuro brilhante. É sua fidelidade que merece respeito. Compartilho suas dores.

    Victor

  8. Manoel da Conceição e Dutra

    Agradeço a vocês dois por manifestar com o corpo as nossas consciência. Uma greve de fome é o extremo em que nós seres humanos chegamos quando são esgotados nossa capacidade de ser ouvidos. Espero esse gesto politico sensibilize os corações de nossos dirigentes petistas. A nós petistas maranhenses que temos a consciência de que a oligarquia Sarney representa o atraso, jamais seremos os mesmos após esse ato de vocês. Que este gesto não seja em vão!!
    Com carinho e fé
    Mary Ferreira
    Profª da UFMA

  9. Por ser coerente com a minha historia de luta e de vida, me solidarizo integralmente aos fieis e bravos guerreiros de Luta.

    Por outro lado não se poderia esperar nada mais da quadrilha que assaltaou a direção nacional do PT, nas figuras do seu Presidente de Dez(honra) Luis Inacio Molusco da Silva e a turma dos Zés, Zé Dirceu, Zé Genoino, Zé Eduado dutra e seus asseclas no Maranhão e no Brasil , é profundamente lamentavel.

    No entanto, enfatizo que resistiremos até o ultimo momento, afinal essas figuras não são maiores que a instituição, portanto iremos a luta às ultimas consequencias.

    Este significado de Luta e Resistencia não será em vão. Conte comigo.

    Abraços Companheiros Leais.

  10. quem ao conhece essas pessoas falam o que querem mais eu que sou do baixo parnaiba maranhense sei o quanto nos sofremos pra ter acesso e direito de estarmos hoje fazendo parte de um governo de estado o dep domingos dutra nunca quiz o bem para povo maranhense e agora usa o monoel como escudo dele abram os olhos companheiros petistas eles so pensan neles e deixam o povo sofrer . nois do baixo parnaiba maranhense nao caimos mais nessa nao .

    • Caro Companheiro se assim posso chama-lo,

      Você não tem consciencia do que fala, na verdade esta rereproduzindo tudo aquilo que lhe foi negado ao longo de sua vida, se hoje admite o pouco que possui é fruto de participação do PT nesse governo, só demonstra sua incapacidade de assimilar os acontecimentos politicos.

      Lamentavel, procure estudar e ler melhor a historia politica e os seus desdobramentos em sua vida.

      Abraços.

      • Lamento discordar, prezado Luis, mas você não me conhece e nem conhece o meu pensamento. Faça uma pesquisa rápida no meu blog e veja o que penso a respeito do governo Lula. Se reconhecer os êxitos do governo – como o próprio Leandro Fortes o faz em seu artigo – significar para você o arrefecimento do senso crítico, lamento, não comungo desta opção.

  11. Lula é o maior equivoco politico da historia republicana, quem come com porcos como Sarney, Rennan Canalha, Collor de Mello, Jader Barbalho, Gedel, Zé Dirceu, Zé Genoino, Daniel Dantas, Eduardo Dutra, quer mais ainda! Se você acha que empregando Milhões no bolsa familia é muita coisa, você não sabe nada, pois enquanto faz essa politica de migalhas, entrega Bilhões a banqueiros, ao agronegocio e politicos corruptos como o velho oligarca do Sarney, a quem camufladamente vc, esta defendendo. Mostra a tua cara, onde estar a reforma agraria? a reforma politica, reforma tributaria, não preciso fazer pesquisa pra saber minimamente que você é daqueles que so se preocupa consigo, sou PT autentico, não Lulista, e mais não sou cego, quanto você pra perceber quem verdadeiramente es.

    encerro por aqui, pra não me irritar mais.

    Abraços cordiais.

    Luis Fernando.

    • Seria bom se você não usasse um email falso (e, provavelmente, uma identidade falsa). Mas realmente sabe muito pouco de mim ao me chamar de lulista. Afinal, se eu fosse lulista, estaria apoiando e divulgando uma grevde fome que é um ato de protesto contra uma decisão do Lula enfiada goela abaixo de quem construiu o PT por 30 anos?

  12. No começo da minha presence de 40 anos quase exclusivo ao serviço dos trabahadores rurais do Nordeste brasileiro,cheguei no Pindaré poucos dias depois da policia ter atirado na perna de Manoel da Conceição.O reencontrei diversas vezes no exilio, e depois com os amigos do Centru em Imperatrix. Grand lideer, animador pronto para todos os sacrificios merece respeito et confiança.Nasçam muitos como ele et os lavradores do Maranhão encontrarão justiça e esperança….Joseph Servat e a ACR. prosp

  13. Manoel e Domingos, grandes companheiros e lutadores, queremos expressar nosso apreço e admiração pela sua coragem e dizer que estamos junto na sua luta pela dignidade, a autonomia do PT no Maranhão e a justiça social contra a oligarquia sarneyana. Sua luta é importante pelos reflexos que poderá ter na postura do PT Nacional na disputa pelas alianças eleitorais aqui na Paraíba também. Enfim, que tristeza ver o que aconteceu com o nosso PT e o nosso Lula!
    Força, coragem e fé para vocês!
    Renato e Valdênia por toda a equipe do Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero – CEDHOR.

  14. Fico triste em saber que para não se juntar a
    grupo politico que tem feito há anos o povo de objeto os senhores tenham que fazer greve de fome. Voto no PT mas não dá para concordar com muitas besteras que o partido tem feito e junta-se a este grupo no Maranhão é reforçar tudo o que há de ruim e negativo em nosso país,eles precisam saber que não são donos do Maranhaõ. Pena que o povo ainda tem não tem esta consciencia. Domingos Dutra e Manoel da Conceição continuem firmes e sem perder a esperança!!!

  15. Estive fora por alguns dias, e verifiquei que o amigo
    Rogério Tomaz Jr, diz que utilizo e-mail falso, não é verdade, utilizo a estação base de um amigo, o IP, porem, nada justifica ou mesmo justificaria a sua posição retrogada e atrazada em relação aos companheiros que fizeram a grave de fome. A ação extrema dos companheiros é digna somente dos grandes homens, por uma causa tambem digna e extrema. Não o chamei de Lulista, pelo contrario, lhe chamei de Sarneysista disfarçado de petista, que só estava esperando uma brecha para ir caminhar com o grupo sarney, a exemplo do que fez Washington, vulgo Macaxeira e seus asseclas.

    • Ótimo saber que você não utiliza e-mail falso, mas no comentário anterior (confira) você escreveu errado. Quando – raramente – respondo algum comentário por aqui, costumo enviar também para o email da pessoa. Como o seu retornou “email inexistente”, tirei a conclusão óbvia. Quanto a me chamar de Sarneyzista, apenas reitero que não me conhece, mas se julga apto a me atribuir um adjetivo que, diante do meu pensamento e da minha trajetória de política, recebo como ofensa. Lamento lembrá-lo, mas os grandes seres humanos também se destacam pela autonomia e independência de suas decisões e atitudes. Se Dutra a Manoel fossem levar em conta a opinião de pessoas que se contentam em opinar, não seriam quem são e não fariam o que fariam…

      • Engraçado. O “luisfernando@bol.com.br” diz não usar e-mail falso, mas registra nos comentários emails inexistentes. Qual o motivo de tamanho receio? Novamente mandei a resposta ao seu comentário e o email dele não existe.
        *** : Recipient address rejected: User unknown in relay recipient table ***

  16. Mesmo o Deputado Dino sendo um defensor de uma Reforma Política Burguesa, é deplorável a posição intervencionista do PT Nacional na decisão soberana do PT Maranhão. Aliás, esta prática da Direção Nacional Petista é antiga. O primeiro Diretório Estadual vítima dessa prática stalinista foi o do Rio de Janeiro, quando o DN-PT impôs a candidatura de Benedita da Silva de goela abaixo, contrariando o resultado da Convenção Estadual Carioca que, na época, aprovou o nome de Vlademir Palmeira.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: