Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 25/05/2010

Chico Buarque estreia hoje programa Sangue Latino, de Eric e Felipe Nepomuceno

Segue texto do excelente blog – especialmente para quem é, como eu, apaixonado por Nuestra America – A Mesma Chuva, apresentando o programa Sangue Latino.

A nova atração do Canal Brasil estreia hoje (25), às 21h, em data mui especial: o bicentenário da Revolução de Maio, quando foi conquistada a independência da Argentina.

Esse é daqueles programas que merecem ser gravados, diríamos alguns anos atrás, quando o videocassete ainda era padrão. Oxalá chegue algum dia à TV aberta.

Chico Buarque, Eduardo Galeano, Antonio Skarmeta e Leon Ferrari são alguns dos convidados de Eric e Felipe Nepomuceno no programa, que tem – felizmente – mais ar de documentário do que de talk show.

Detalhes abaixo.

Site do programa: http://canalbrasil.globo.com/sanguelatino

Sangue Latino estreia no dia 25

Chico Buarque e Eric Nepomuceno

Sob um olhar intimista e revelador, o jornalista Eric Nepomuceno recebe convidados de toda a América Latina para conversas instigantes sobre o Brasil e seus vizinhos.

Alguns dos principais intelectuais da América Latina estarão reunidos no Canal Brasil a partir do dia 25 de maio, às 21h, com a estreia do programa Sangue Latino. O escritor e jornalista Eric Nepomuceno reuniu escritores, músicos, poetas, artistas plásticos e outros grandes pensadores do continente em conversas sobre a situação política, literatura, música, cultura e política dos países da região, entre outros temas. As entrevistas foram gravadas no Uruguai, Argentina, Chile e no Brasil, sempre em clima intimista e sem uma pauta previamente determinada para cada convidado.

Dirigido por Felipe Nepomuceno – filho do apresentador – e produzido pela Urca Filmes, o programa traz nomes de grande influência na cultura latino-americana. Entre os entrevistados, o escritor e compositor brasileiro Chico Buarque, o escritor uruguaio Eduardo Galeano – autor do premiado “As Veias Abertas da América Latina” – e o artista plástico argentino Leon Ferrari, considerado pelo New York Times como um dos cinco artistas vivos mais provocadores e importantes do mundo’.

Eric também conversou com o escritor chileno Antonio Skármeta, autor de “Ardente Paciência”, livro que inspirou o premiado filme “O Carteiro e o Poeta”, vencedor de um Oscar e indicado a mais quatro categorias. Os argentinos Pino Solanas, cineasta tido como referência no cinema documental, e o escritor Mempo Giardinelli, autor de Luna Caliente – que no Brasil inspirou a minissérie homônima produzida pela TV Globo – são mais alguns dos 18 entrevistados no programa.

Sangue Latino foi gravado com câmeras de alta resolução, e com imagens apenas em preto e branco, o que dá ao programa uma linguagem documental. A trilha sonora foi composta em uma jam session com o pianista e acordeonista Marcos Nimrichter, apresentador do Estúdio 66, programa do Canal Brasil.

O programa também irá ao ar aos sábados às 12h.

Anúncios

Responses

  1. QUE OTIMO QUE AINDA EXISTAM INICIATIVAS DE BOM JORNALISMO ,PENA QUE SO NA TV FECHADA.

  2. E quem não pode pagar? Va estar na net?

    • Boa pergunta! Deve acabar caindo… paciência…

  3. Programa de bom gosto na escolha dos entrevistados, na beleza da fotografia em preto e branco e na qualidade da trilha sonora. Vou acompanhar e divulgar com muito prazer! Parabéns à toda equipe.

  4. boa tarde .Gostaria de ter um contato com Eirc nepomuceno com quem trabalhei e trocar umas idéias a repeito de documentários sobre tristão de ataíde meu avô. Trabalhei com Eric Nepomuceno e Diana Falkoff na Fundacão Memorial da América Latina.perdi o contato pois fuir para Colonia , Alemanha.

    Retornei.Trabalhei 4 anos na UNICAMP e pretendo desenvolver documentário.Quem sabe Diana e Eric possam contribuir com a pesquisa e publicação de Material.

    Cristina Amoroso Lima

  5. […] e primeira vez na língua de Cervantes), inspirada pelo programa Sangue Latino (do qual já falei aqui) com o Eduardo Galerano, cujo vídeo segue […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: