Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 16/04/2010

Despertador natural e a canção mais linda da humanidade

Enquanto buscava forças para saltar da cama e já pensava nos acordes de Nkosi Sikelel’ iAfrika*, música de abertura da minha lista matinal por esses dias, levantei de vez hoje, sexta-feira, 16 de abril de 2010, ao som de pássaros ao lado da minha janela.

Na árvore ao lado do meu prédio, bem próximo à janela do meu quarto, um grupo de maritacas (uma espécie de periquito) fazia uma algazarra deliciosamente barulhenta.

Isso foi por volta de 7h da manhã.

Levantei devagar e fui espiar, levando a câmera.

Vi pelo menos seis. E como estavam alegres e agitados… voando de um galho a outro, comendo, brincando, namorando…

(Clique para ampliar)

Belo modo de começar uma sexta-feira ensolarada com o céu azul límpido e inigualável de Brasília.

*Nkosi Sikelel’ iAfrika é uma das canções mais lindas que a humanidade já produziu. Originalmente um cântico altivo do Congresso Nacional Africano (CNA), tornou-se hino de uma das histórias mais edificantes do século XX, a luta pelo fim do Apartheid na África do Sul. Com o fim do regime racista, o novo hino oficial do país reuniu trechos das cinco principais línguas faladas na belíssima terra de Nelson Mandela: xhosa, zulu, sesotho, africâner e inglês. A letra está no Wikipedia (clique aqui).

Assista aos vídeos abaixo e fique mais leve depois de escutar estas canções. O primeiro (na junção da música às imagens) é de arrepiar. Tratava-se de um show internacional, realizado no Zimbábue em 1987, auge da luta contra o Apartheid. Paul Simon e Miriam Makeba estão entre os que puxaram o coral de milhares de vozes entoando Nkosi Sikelel’ iAfrika. Confira.

Pau Simon, Miriam Makeba e milhares cantam Nkosi Sikelel’ iAfrika

Hino nacional da África do Sul

PS: Se esse tema interessar, assista ao belo filme “Invictus” e leia o “Escrevo o que eu quero”, de Steve Biko.

PS2: Para converter um vídeo do Youtube em arquivo de mp3 (ou baixar o vídeo pro seu pc), experimente o site: http://www.youtube-mp3.net/


Responses

  1. Isso se chama levantar-se com poesia… Quanto ao vídeo, me deixou emocionado, pois me lembro que mesmo antes do ciclo de independência dos países da África Austral essa música já era considerada o hino da Unidade Africana – fiquei sensibilizado ao ouvir depois de tantos anos…

    • Pedro, baita orgulho poder te emocionar, você que conheceu tão bem e tão de perto aquela realidade tão dura e complexa imposta pelo colonialismo europeu.
      Forte abraço!

  2. Lindas fotos!
    Agora entendi o motivo de tanto bom humor!😀
    O dia foi mesmo lindo.

    • E essa não foi a melhor do dia. Essa veio algumas horas depois…🙂

  3. Linda música para começar o dia. Enche o peito de esperança, né?!

    bjos,
    Ju

    • Acorda a alma antes do corpo.🙂

  4. canto esse hino no grupo vozes reveladas!!!!! bom diaaa!

    • Sophia!! Que legal!! Aproveitando a Copa lá, bem que vocês poderiam fazer um registro disso, que tal? Beijo!

  5. Você é um privilegiado!!!!!! A propósito, os periquitos estão em uma mungubeira, comendo sementes da mesma. A mungubeira é árvore bastante comum nos estacionamentos de Brasília, mas estão sendo todas derrubadas pela Novacap, sob argumentação de que podem cair, pois estariam sendo atacadas por uma espécie de besouro. Com preguiça de pesquisarem uma solução natural para o problema do besouro, eles preferem erradicar as mungubas que, me parece, são espécie exótica na nossa região, mas se adaptaram muito bem no cerrado! Apenas em uma semana, em fevereiro, cortaram 84 mungubeiras na UnB. Acho que quando decidem derrubar árvores, não levam em conta os pequenos impactos que esta ação pode causar!
    Juarez

    • Grande Juarez!! Valeu pela aula e pelo alerta! Vale até um texto sobre essa solução “mais fácil” que a Novacap está empregando. Fique à vontade pra escrever que o Conexão Brasília Maranhão publicará com muito orgulho!

  6. Obrigada por compartilhar as belezas singelas da vida! mesmo tantos dias depois de receber o email parece-me inclusive que era por um motivo que eu abriria o email apenas hoje…! Grande beijo, meu querido!

    ahhhhhhh…e precisava dizer que tbm tenho passarinhos na minha janela tooodos os dias! São lindos e assim como a canção faz, eles tbm quase invadem meu quarto…hehe…:)

  7. Eu também tenho maritacas para despertar nos dias azuis, e para me avisar do pôr-do-sol. vou acatar a sugestão de adotar uma música de abertura dos dias.
    Valeu pela dica.


Deixe uma resposta

Categorias

