Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 25/03/2010

BOMBA: Dossiê Noroeste – Ecologia de fachada!

O Jornal do Brasil chega nesta quinta às bancas (e ao portal – http://jbonline.terra.com.br) com uma reportagem especial bombástica (download abaixo) sobre o maior empreendimento imobiliário do Brasil na atualidade: o chamado “Setor Noroeste”.

A reportagem “Dossiê Noroeste – Ecologia de fachada”, de Vinícius Carvalho, com colaboração de Fernanda Barreto, está no encarte semanal “JB Ecológico”.

Trata-se de um bairro supostamente “ecológico” que está deixando os donos de construtoras e imobiliárias de Brasília com câimbras nas bochechas – devido aos sorrisos largos e permanentes.

O outro lado da história, entretanto, está mais para filme policial recheado de escândalos políticos.

Obviamente, isso só vai ser mostrado pela mídia local (Correio Braziliense, Jornal de Brasília, jornais menores e afiliadas das redes nacionais de TV e rádio) quando os primeiros bandidos forem levados à cadeia – se é que isso ocorrerá.

Esta é a primeira reportagem séria e profunda a ser publicada num veículo de grande visibilidade. Digna de prêmio. A conferir em breve.

O autor da reportagem – que levou cerca de dois meses para ficar pronta – aborda boa parte dos problemas (o termo correto seria picaretagens) do Noroste. Em resumo: atropelo da legislação ambiental; desrespeito à cultura indígena (que tem na área um santuário sagrado – você imagina alguma empreiteira propor a construção de um prédio em cima do cemitério onde estão os parentes do Paulo Octávio?); graves indícios de irregularidades (propinas etc. por parte da turma de Arruda e PO) na aprovação do novo Plano Diretor do DF; início das obras sem a garantia jurídica da conclusão, o que pode lesar milhares de clientes que já estão comprando os imóveis e podem não recebê-los.

Embora Paulo Octávio e sua turma considerem o caso “fatura liquidada”, os mesmos movimentos que contribuíram para levar o governador-bandido Arruda (ex-Democratas/PFL/PDS/Arena/UDN) à prisão estão na luta para barrar o Noroeste, contando com o apoio do Ministério Público do DF.


Para quem duvida dessa possibilidade, vale lembrar o que governador-bandido José Roberto Arruda disse quando as manifestações pedindo a sua cabeça tiveram início: “Isso não vai dar em nada”.

Vá ao portal do JB ou baixe o PDF da reportagem clicando aqui.

Teia Cultural 2008 ocupa a Esplanada (Foto: Rogério Tomaz Jr. / livre reprodução)

Abaixo pequeno vídeo que mostra a resistência em prol do Santuário dos Pajés (www.santuariodospajes.org).

Anúncios

Responses

  1. […] março de 2010, fiz post aqui no Conexão Brasília Maranhão sobre uma excelente reportagem a respeito do caso. Em “Dossiê Noroeste – Ecologia de […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: