[Registro de antemão que não tenho nenhuma relação com o Flamengo e não tenho qualquer sentimento negativo em relação ao Vasco – torço pelo Fluminense e pelo Ceará e o único time pelo qual nutro real antipatia é o rival do meu alvinegro querido, o Stella Foot-Ball Clube, também conhecido como Fortaleza Esporte Clube]
Nem sei dizer se o pena de aluguel abaixo é jornalista.
Mas o dito cujo assinado abaixo é empregado de uma empresa jornalística, o Sistema Mirante (palavra que é anagrama de “mentira”, é sempre bom lembrar), pertencente à família Sarney e possuidora da afiliada local à TV Globo.
E escreve utilizando – ou tentando utilizar – a linguagem jornalística, isso quando o fígado não assume o lugar do cérebro (?) na tarefa de decidir o que publicar no blog.
Costuma disparar diatribes e sandices contra movimentos sociais e a oposição (sobretudo a de esquerda) aos seus patrões.
Mas tive náuseas mesmo ao ler o texto abaixo, no qual ele descarrega toda a sua frustração por um revés esportivo do seu time (o Vasco, derrotado pelo Flamengo por 1×0 no último domingo) na forma de preconceito e discriminação contra os atlestas, dirigentes e a torcida do Flamengo, além de insultar o povo carioca em geral.
“Até os dirigentes do clube – incluindo a atual presidente – têm o sotaque da gíria malandra carioca, de gente que gosta de bagaceira e festança baixo nível.”
Esse é o tipo de pena que Sarney – um autoproclamado defensor da liberdade de expressão e dos valores humanitários – emprega em seus meios de comunicação.
A versão do texto abaixo, como o autor avisa ao final, foi modificada em relação à original, por “conter agressões injsutas [sic] e desnecessárias à torcida do Flamengo”. Vou procurar a original e atulizar aqui assim que a encontrar.
Tristeza é ver o Maranhão – com a sua extraodrinária tradição literária, que rendeu ao Brasil alguns grandiosos cronistas, diga-se de passagem – ser envergonhado por um pena de aluguel de sétima categoria.
http://colunas.imirante.com/marcosdeca/2010/03/15/o-flamengo-parece-um-antro-de-marginais/
O Flamengo parece um antro de marginais…
O centro-avante Adriano é um cachaceiro marginal e descontrolado, protegido pela mídia flamenguista e financiada por quem quer vê-lo na Copa.
Wagner Love é marginal mesmo, destes que participam de festas de partilhas de roubo com traficantes e acham normal a convivência.
O goleiro Bruno se revela um marido brutamontes, agressor de mulher e farrista inveterado.
Além deles, vários jogadores rubro-negros participam de farras e bebedeiras antes, depois e até durante os jogos do Flamengo.
Nenhum outro time de futebol no Brasil abriga tantos marginais e gente desajustada quanto o Flamengo – marginais no sentido amplo da palavra, aqueles que vivem, por exclusão ou opção, à margem da sociedade organizada. E civilizada.
Nenhum outro time registra tantos jogadores com problemas sociais quanto o Flamengo.
Até os dirigentes do clube – incluindo a atual presidente – têm o sotaque da gíria malandra carioca, de gente que gosta de bagaceira e festança baixo nível.
Este é o Flamengo, parece um antro de marginais.
Movidos, no mínimo, pela ausência de bom senso, os donos da Choppana, em São Luís, resolveram abrir a casa para acompanhamento compatrilhado de torcidas durante os jogos.
Os vascaínos disseram não à idéia estapafúrdia e procuraram outro local para se concentrar e fazer a festa do futebol.
Porque sabem ganhar e perder com a mesma educação.
Não dá para compartilhar o mesmo espaço em ambientes públicos com flamenguistas – jogadores ou torcedores.
É pedir por agressão…
Em parte o pseudo jornalista do sistema mentira tem razão.
“não dá pra compartilhar espaço para assistir jogos com torcedores do flamengo”.
Não somente do flamengo, mas em todo o Brasil, marginais estão infiltrados nas torcidas organizadas, no meu querido Ceará é assim também, na torcida Cearamos, na Tuf,enfim. Mas como o Maranhão é fim de rota,pelo menos podemos comemorar que isso ainda não chegou aqui em são Luís.
By: IGOR TOMAZ on 16/03/2010
at 14:39
Ele não tem razão coisa nenhuma! Ele discriminou os torcedores do Flamengo e nem falou de marginais infiltrados nas torcidas… esse cara é um imbecil completo, mas combina bem com a patota do Sarney…
By: Felipe dos Santos on 16/03/2010
at 14:50
Esse superou até o Bóris Casoy… fascistas FDP!!
By: Roberto Melo on 16/03/2010
at 14:51
Voce q escreveu esse monte de M, deve ser algum idiota ou imbecil e principalmente preconceituoso FDP… Nao sou flamenguista mas eh revoltante ver alguem assim ter espaço para escrever qualquer coisa. As pessoas podem ser cariocas ou nao e gostar de beber, nao entendi o comentario infeliz, alias todo o texto ne…
By: Leandro on 17/03/2010
at 15:41
Caro Leandro, acho que você confundiu o autor das infâmias contra os flamenguistas e caricoas. O blog do escriba do Sarney que expeliu as grosserias e preconceitos é esse aqui: http://colunas.imirante.com/marcosdeca
By: Rogério Tomaz Jr. on 18/03/2010
at 13:04
Igor,
Você dá razão a uma pessoa que escreve de forma leviana, sem argumentos e baseado em preconceitos.
Você já ouviu falar da Charanga? Da Fla Ponte? Da Urubuzada? Da Fla Gay?
O Flamengo é masi que a Raça e a Jovem, que aliás, estão decadentes.
Bom, mas que algusn flamenguistas se portam mal, eles o fazem na mesma proporção de qualquer time.
By: lucio on 18/03/2010
at 9:38
Tá certíssimo. Concordo em genero, numero e grau com o que ele disse. Se estes marginais jogassem em outro clube, já estaria a mídia em peso o condenando e querendo até fechá-lo. Mas como é nos framengo, o queridinho da mídia, ninguém fala nada e ainda passam a mão na cabeça dos marginais convidando-os para entrevistas em rede nacional. Parabéns ao colunista por ter a coragem de falar a verdade.
By: Marcelo on 18/03/2010
at 12:44
Acho que o tal jornalista do sistema Mirante escreveu que a torcida do flamengo é composta de marginais pensando no patrão dele, Fernando Sarney, que é flamenguista.
By: Carlos Silva on 21/03/2010
at 6:56