Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 12/10/2009

Criminalização dos movimentos sociais avança no DF (e a mídia gorda legitima…)

Do “A Lenda”, blog do carioca Rafael Fortes, reproduzo post onde é mostrada um pouco da criminalização aos movimentos sociais no Distrito Federal do governo pefelê, com a dupla José Roberto Arruda – aquele que violou o painel do Senado “a pedido do ACM” e foi pego na mentira – e Paulo Octávio, simplesmente o maior construtor e especulador imobiliário do DF (clique aqui para ler sobre o seu império).

Leia o texto e não deixe de assistir aos vídeos.

Reflexão importante e oportuna sobre o papel de parte da mídia como braço armado (empunhando a informação parcial, a distorção jornalística e a disseminação de preconceito e mentiras) dos (que se julgam) donos do DF, ainda mais nesse momento em que está sendo preparada a I Conferência Distrital de Comunicação (www.proconferenciadf.wordpress.com), etapa preparatória da Conferência Nacional (www.proconferencia.org.br), que ocorrerá de 14 a 17 de dezembro, justamente em Brasília.

Em tempo: alguns dos militantes que aparecem no ato chegaram a ser presos, pelo “crime” de mobilizarem a população em torno da reivindicação por moradia popular. Conheci pessoalmente estes militantes, que sentiram na pele a repressão do governo autoritário dos demos, mas não se deixam intimidar. Merecem o respeito e todo o apoio.

Criminalização dos movimentos sociais urbanos avança no DF (e a mídia gorda legitima…)

http://rafaelfortes.wordpress.com/2009/10/10/criminalizacao-dos-movimentos-sociais-urbanos-avanca-no-df-e-a-midia-gorda-legitima/

By Rafael Fortes

Dia 13/10, terça-feira, tem audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Tema: Pela garantia de direitos, contra a redução da maioridade penal.

Local: Sala 316 do Palácio Tiradentes

Horário: 9h30

*  *  *

Reproduzo abaixo nota da coluna “Entrelinhas – a mídia como ela é”, de Hamilton Octavio de Souza, publicada na Caros Amigos de agosto.

Acrescentei as duas partes do vídeo indicado no texto. Na segunda, destaque para a inacreditável fala do secretário de Ordem Pública (sic) do Distrito Federal, dizendo, em tom de acusação, que “há conotação política” na manifestação e que “isso nós não vamos permitir”. Ora, uma reivindicação em prol de moradia pode ser o quê, se não política? Se não é permitido ao povo fazer política e ir às ruas, vale o quê, então? Pegar em armas? Com o perdão do palavrão: que porra é essa? Por acaso estamos em dezembro de 1968?

Tem mais… será que o secretário ficaria ofendido se alguém lhe dissesse o óbvio: que há conotação política em sua fala à Rede Globo?

E o secretário ainda diz, no ar, numa boa, como se não fosse nada demais, que há setores da “inteligência” monitorando as lideranças do movimento. Coisas do Estado Democrático de Direito em que vivemos: quem se organiza para exigir seus direitos e lutar pelo cumprimento da Constituição de 1988 é monitorado pelo poder público e tratado como caso de polícia.

Distorção em Brasília

Integrantes do Movimento Pró-Moradia Ambiental, do Distrito Federal, colocaram no You Tube e estão distribuindo pela Internet dois vídeos sobre o ato em defesa da Cana do Reino, uma área da União disputada pelos sem-teto e pelos grandes especuladores de imóveis de Brasília. Um vídeo mostra a vergonhosa edição feita pela TV Globo, que criminaliza o movimento social; o outromostra a manifestação pacífica da população pobre e a violenta repressão da Polícia Militar. Duas visões de mundo sobre o mesmo acontecimento.”

Blindagem – Vale registrar que Arruda é blindado pela mídia. E a retribuição do GDF ao tratamento gentil dispensado ao governador não é barata.

Leia sobre isso aqui e aqui.

E sobre Paulo Octavio paira a suspeita de ter sido responsável pelo estranho sumiço da revista Isto É, edição 1858 (25/05/2005) das bancas de Brasília. A edição trazia uma reportagem com denúncia contundente contra o então senador. Leia a matéria aqui.


Deixe um comentário

Categorias