Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 28/06/2009

Correio Braziliense: vergonha a Hipólito da Costa

O Correio Braziliense é jornal de maior prestígio de Brasília – não é possível dizer se é o de maior circulação, diante das inúmeras folhas populares que são distribuídas amiúde nos espaços de grande concentração populacional.

A maior glória do veículo do grupo Diários Associados, porém, consiste em ter recuperado à memória histórica a luta de Hipólito José da Costa, brasileiro que publicou, entre 1808 e 1823, em Londres, o primeiro título da imprensa de nosso país.

O Correio, via de regra, é o Diário Oficial do Governo do Distrito Federal na imprensa comercial. Apenas durante um breve período em sua história deixou de ser um diário sabujo. Foi na época em que sua redação foi dirigida por Ricardo Noblat – e olha que, deixo claro, tenho pouquíssimas simpatias ou concordâncias políticas ou metodógicas com o jornalismo deste escriba.

Noblat, que chegou ao posto de condômino (sócio) do grupo Diários Associados (de Assis Chateubriand), se afastou do Correio em 2002, após perseguição do então governador Joaquim Roriz (PMDB), numa cruzada que incluiu discursos públicos contra o jornal e resultou, também, na extinção do Conselho de Leitores do jornal.

Pois veja abaixo a capa da edição de sexta passada (26/6) do Correio Braziliense.

"Os xeiques da Petrobrás"

"Os xeiques da Petrobrás", por Amaury Ribeiro Jr.

A matéria é assinada pelo experiente repórter Amaury Ribeiro Jr. – sobre quem li e ouvi tanto referências positivas quanto restrições sintetizadas num “ele já teve dias melhores” – e quer convencer, em tom de denúncia, que os diretores da Petrobrás ganham salários de “xeique”, aproveitando o mesmo clichê do estereótipo exótico aplicado a marajás e outras figuras políticas e/ou culturais do mundo árabe ligado ao cartel do petróleo.

A reportagem, publicada na nobilíssima página dois (reprodução abaixo), é paupérrima, cheia de erros e parece ter sido feita na década de 1960, quando soaria como piada alguém dizer que o Brasil teria uma das empresas mais importantes e respeitadas do mundo. Típico pensamento colonizado.

A realidade não demorou a aparecer. Em seu blog, a Petrobrás esclarece que os salários dos seus principais diretores estão bem abaixo dos equivalentes nas suas concorrentes do setor. Chegam a 3% da média dos executivos da Exxon. E também não figuram sequer no topo entre as principais empresas nacionais. O PIG não cansa de apanhar. Devem ser masoquistas.

Correio, defensor do livre mercado, "denuncia" que diretores da Petrobrás, quen ganha, em média 3% do que ganham seus concorrentes na Exxon, têm altos salários...

Correio Braziliense, defensor do livre mercado, "denuncia" que diretores da Petrobrás, que ganham em média 3% do que recebem seus concorrentes na Exxon, têm altos salários...

Particularmente, não tenho qualquer dúvida de que os diretores do Diários Associados recebem tanto ou mais que os altos executivos da Petrobrás, a quarta empresa mais respeitada do mundo. Nem peço que eles respondam esse questionamento. Apresentadores de telejornais das grandes redes (Globo, Record, Band e SBT), para narrar pelo teleprompter as notícias “engomadas” à população brasileira, ganham tanto ou mais do que esses diretores da Petrobrás.

Hipolito José da Costa, que defendeu eu seus artigos a independência do Brasil em relação a Portugal, deve estar se contorcendo de desgosto no túmulo ao ver o nome do seu jornal servir a tão ignominiosos interesses.

Anúncios

Responses

  1. Valeu Rogério. Realmente asqueirosa a matéria, além de mentirosa. Aqueles que não conseguiram, na sua primeira tentativa, privatizar a empresa, agora querem desmoralizá-la a qualquer preço.

  2. Os jornalistas do correio infelizmente são verdadeiros chef s de cozinha, segundo Gilmar Mendes, mais para surpresa geral só sabem fazer omelete


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: