Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 17/04/2009

Rodrigo Vianna: Ortodoxos já não mandam no governo?

Do excelente Escrevinhador, blog do Rodrigo VIanna, ex-repórter da Globo, fritado por discordar da cobertura eleitoral da turma do Ali Kamel, o Submisso*, aquele que nega existir racismo no Brasil.

Ortodoxos já não mandam no governo?

No primeiro trimestre de 2009, 668 mil veículos novos foram emplacados, o maior número para um primeiro trimestre na história do Brasil, segundo informações do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O resultado é 3,14% superior ao do primeiro trimestre de 2008.

A construção civil também se recupera. Trata-se de setor estratégico, porque emprega mão-de-obra pouco qualificada, que dificilmente encontra ocupação em outros setores.

Em março, o setor abriu 16 mil novas vagas.

O mercado interno está segurando a onda do Brasil! Ponto para Lula, que apostou na ampliação do mercado interno.

Verdade que setores que dependem fortemente da exportação (como a área de mineração, ou a siderurgia) enfrentam problemas. E, no saldo geral, a chamada indústria de transformação fechou 35 mil vagas em março.

Os números, portanto, ainda são contraditórios.

O mais importante, no entanto, são os sinais emitidos pelo governo. Lula, finalmente, parece ter perdido o medo de romper com os ortodoxos.

1) O superávit fiscal foi reduzido, esta semana, pra injetar 39 bilhões de reais a mais na economia. Ou seja, parte do que o governo poupava, pra abater a dívida pública, vai agora para obras e gastos públicos, e vai ajudar a economia a girar.

2) Semana passada, Lula substituiu o presidente do Banco do Brasil porque quer uma diretoria que baixe o “spread”, ou seja, faça o dinheiro chegar mais barato na mão dos brasileiros.

Afinal, pra que serve ter um banco público? Ele deve ser usado como instrumento de combate à crise, de ampliação e recuperação do crédito. A turma do “precisamos fazer a lição de casa” reclamou: Lula interveio no Banco, pecado!!! Ora, o governo é o maior acionista do banco. O banco tem que seguir a política do governo, e não o que está na cabeça da turma da bufunfa – turma que, aliás, foi a principal responsável pela crise mundial.

3) O governo também prorrogou a isenção do IPI para os carros.

4) E já prevê um reajuste do salário mínimo acima da inflação pra 2010.

Começam a aparecer os primeiros sinais de que a turma que entende o papel do Estado na economia assumiu o comando no governo

Falta ocupar o Banco Central. Mas, aí, talvez seja pedir muito a este governo…


Leia mais »

*Em junho de 2000, eu vi e ouvi o então chefão do jornal O Globo falar a uma platéia de estudantes e profissionais – no V Congresso Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa, realizado em Recife(PE) – que era agradecido por ter sido explorando em sua época de estagiário. Como se sabe, um dos atributos para uma longa carreira nas empresas da família Marinho é a submissão. Alguns mostram isso desde cedo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: