Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 31/03/2009

Ameaça comunista e imprensa vendida

Duas sugestões de leituras imperdíveis (e impagáveis) relacionadas a um debate que muitos afirmam não ter mais sentido: direita e esquerda.

Aqui nasceu a dupla

Aqui nasceu a dupla

Quem afirma que não existe mais distinção entre direita e esquerda tem o interesse de confundir e abafar o debate, como forma de manter as convenientes ambiguidades. Ou, numa possibilidade tão comum quanto a anterior, está muito, mas muito distante do mundo real, concreto. É aquilo que chamam de nefelibata – com a cabeça nas nuvens.

Enfim, um amigo de longa data, que hoje é também colega de trabalho, o fluminense (nascido em Niterói) Lúcio Mello, me mostrou hoje o blog do “professor Hariovaldo Almeida Prado”.

A outra sugestão está entre os comentários do texto “Comunismo avança na América”, todos imbuídos do espírito do autor do blog. É citado e recomendado um artigo incrível (e risível desde o título) publicado no insuspeito site Mídia Sem Máscara: “Estadão” a soldo do PT.

Dentre as inúmeras e preciosas (para o bestiário nacional de idéias bestiais) teses listadas pelo autor, destaco algumas:

“Fique atento, caro leitor. Esse movimento contra a Camargo Correa na verdade é um movimento ligado à sucessão de 2010. Um aviso do PT aos financiadores de campanha.”

“Vimos o caso esdrúxulo da proprietária da loja Daslu ser condenada à inacreditável pena de 94 anos de prisão, que nem mesmo homicidas hediondos matadores de pais e de criancinhas receberam por seus crimes. A senhora Eliana Maria Tranchesi cometeu o “crime” mais bárbaro na ótica dos revolucionários, o de ter enriquecido por seus próprios méritos, por seu próprio empreendedorismo.”

“O mesmo caso vimos quando do episódio da prisão de Daniel Dantas. O aparelhamento das forças policiais federais contra empresários enquanto tal e, em especial, contra aqueles ligados aos grupos políticos tidos por inimigos tornou-se rotina. Ser empresário no Brasil hoje se tornou algo muito perigoso.”

“É a lei positiva utilizada como guilhotina contra as pessoas de bem, que não têm como escapar às armadilhas.”

“Primeiro vieram e pegaram o Daniel Dantes. Depois a Eliana Tranchesi (que deu emprego para a filha do Geraldo Alckmin, diga-se, e por isso tornou-se alvo dos revolucionários).”

Sem comentários. O que dizer de um sujeito que se diz “cristão, liberal e democrata”, mas abomina “todas as formas de tiranias e de coletivismos“? (grifo meu)

Aliás, foi gente como este senhor que pediu, apoiou e sustentou o golpe civil-militar de 1964, cuja data de deflagração completa hoje (31) 45 anos, embora, de fato, ele tenha ocorrido no Dia da Mentira – a mentira com que os grandes jornais, TVs e rádios, salvo exceções, batizaram o golpe, de “Revolução Democrática”, em definição que até hoje possui muitos defensores assumidos e outros tantos acanhados.

Voltando ao foco do texto, assim como a política não é fla-flu, a discussão sobre as distinções entre direita e esquerda pode até ser traduzida de forma simples, mas é bastante complexa e permeada por inúmeras contradições e cascas de banana, certamente.

A quem se interessar, a melhor leitura que conheço sobre o tema é um livrinho do italiano Norberto Bobbio: “Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política” (Unesp).

Não deixe de ler o blog do professor Hari. Igualmente hilário como o artigo do Mídia Sem Máscara, mas ele, ao menos, não demonstra pretender alguma seriedade.

*A imagem é a pintura clássica do francês Jacques-Louis David, Le Serment du Jeu de paume (O juramento do jogo de péla), que retrata o compromisso firmado entre os membros da Assembléia Constituinte da Revolução Francesa, em não dissolvê-la enquanto não concluissem a Constituição do país.

Anúncios

Responses

  1. “ter enriquecido por seus próprios méritos, por seu próprio empreendedorismo.”
    Caracaaaa essa é boa… sonegador fiscal agora é empreendedor. Estamos f… kkkkkkkkk
    E olhe que você qual é o meu lado! 😉

  2. vivaaa capitaliiismoooo!!
    morte aos marxistas !!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: